Em julho de 2015, a ANATEL com a EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga) publicou uma série de parâmetros base de conexão destinados a Operadoras. Estatísticas mínimas de Latência bidirecional (SCM 6), Jitter (SCM 7), perda de pacotes (SCM 8) dentre outras, foram pré-estabelecidas, essas foram metas criadas para que as operadoras ofereçam uma boa conexão para seus clientes. 

As operadoras fornecem links para as mais variadas categorias de clientes, desde links para provedores de internet, pessoas físicas e até empresas corporativas, diante disso, pode-se perceber a importância dessas referências para uma qualidade satisfatória do tráfego de rede. Na maior parte das vezes, esses indicadores são tão críticos que os mesmos são destacados explicitamente em contratos de SLA (Contrato de Nível de Serviço) com as metas mínimas e aceitáveis para operação da infraestrutura de rede. 

Neste artigo vamos buscar destacar a relevância do acompanhamento de métricas de jitter da rede de dados e como elas podem ser acompanhadas de forma prática, produtiva e funcional. 

JITTER

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos entender de forma geral o que é jitter. Jitter é uma medida estatística que afere a variação das latências de pacotes transmitidos na rede, a latência é justamente o tempo que um pacote trafegou na rede até chegar ao seu endereço de destino, este tempo é normalmente é medido em milissegundos (ms). 

Quando nos referimos a medida estatística para defini-lo é porque realmente deve ser efetuado um cálculo para identifica-lo. De forma específica, o jitter é um cálculo de desvio padrão, que é uma medida de dispersão para a identificação quantitativa da variação média das latências com relação a uma latência média. A título de exemplo, se for identificado um jitter de 3 ms no envio de alguns pacotes, isso significa que em média, cada latência identificada de cada um dos pacotes, a mesma vai diferir da latência média no valor de três milissegundos. 

Em termos práticos, um jitter muito alto representa uma rede muito imprevisível, pois as latências contabilizadas diferem muito umas das outras. Por outro lado, um jitter muito baixo apresenta uma transmissão muito estável e previsível, essa previsibilidade é fundamental em se tratando de serviços de vídeo conferência e VOIP, por exemplo. 

O parâmetro base de Jitter estabelecido pela ANATEL para Operadoras em 2015, citado no início deste artigo, foi de um jitter máximo 50 ms em 95% das medições realizadas (95 percentil).  

VERIFICANDO O JITTER

 O monitoramento dessas estatísticas é crítico em se tratando do tráfego de voz e vídeo já que os pacotes de voz e vídeo são diferentes, um jitter alto pode causar falhas na sincronização e prejudicar a experiência dos usuários da rede. Além disso, como aplicações desse nicho são sensíveis à latência, elas já possuem algoritmos que consideram a latência da rede para computar uma compensação dessa latência e com isso sincronizar imagem e voz em uma vídeo conferência. Dessa forma, com o intuito de não prejudicar a conversação entre os usuários da aplicação. Assim, o jitter alto vai influenciar na previsibilidade de latências e com isso dificultar também a sincronização dos dados. 

Nesse sentido, monitorar e gerenciar esses indicadores é fundamental dentro de qualquer rede. A imagem abaixo mostra um gráfico de Jitter do SLAview: 

jitter
jitter

Esse gráfico foi gerado a partir de uma configuração pronta no SLAview, ferramenta de gestão de Performance de ativos da Telcomanager. Além disso, é possível gerar também relatórios pontuais sobre essas estatísticas  relatórios agendados e criar alarmes personalizados para contabilização de valor alto de Jitter cuja as notificações podem ser enviadas por e-mail ou Telegram, por exemplo. 

CONCLUSÃO

Portanto, é inegável que monitorar estatísticas de conexão como jitter e latência é extremamente importante para entender em detalhes a sua rede e poder identificar e acompanhar pontos de falha ou fatores que apresentam performance insuficiente. O SLAview proporciona essa gestão de forma prática, fácil, dinâmica e flexível conforme as necessidades específicas de cada ambiente de TI. 

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.