O quão rápido você deseja ser notificado de algum problema na sua empresa?

Momentos como o que estamos vivendo (pandemia) reforçam a importância da tecnologia. Quando se fala em resolução de problemas, agilidade é fundamental. Principalmente quando esse problema afeta a produtividade da empresa como é o caso de uma falha na rede de computadores. Porém, como se ter agilidade sem determinar com precisão o elemento em que ocorreu a falha, ou ainda, se essa identificação só ocorreu após a infraestrutura ser afetada.

Proatividade é uma palavra que virou clichê nas entrevistas de emprego. Contudo, não por isso deve ser ignorada. De acordo com o dicionário, proatividade é um comportamento de antecipação. Ou seja, se há algo errado, não se espera o problema acontecer para tomar uma atitude. Entretanto, para ser proativo é necessário o conhecimento do erro.

Uma ferramenta importante que auxiliará na agilidade e proatividade são os alarmes. No seu ambiente de rede, o TRAFip, tanto com alarmes para análise imediata quanto para análise de evolução, será um aliado importante para esses objetivos. Dentre outros tipos de notificação disponíveis, o sistema poderá lhe avisar dos alarmes por e-mail ou até mesmo pelo Telegram.

NOTIFICAÇÕES POR E-MAIL

Configurado corretamente, o TRAFip será capaz de enviar e-mails. Primeiramente deve-se informar os dados do servidor SMTP. Desse modo, quando a opção de envio de e-mail for selecionada a ferramenta fará uso do serviço.

Para referência, o formulário abaixo no TRAFip é acessado em: Sistema > Parâmetros > SMTP

Formulário de configuração dos parâmetros referentes ao SMTP
Formulário de configuração dos parâmetros referentes ao SMTP

Quando for configurar um alarme terá a opção: tipos de ação. Nessa parte do formulário, o usuário poderá escolher como deseja ser notificado. Nota-se que, além do e-mail, o TRAFip fornece outras opções. Basta marcar sim em “Email” que os usuários associados aquele alarme receberão notificações por e-mail sempre que o mesmo for acionado.

 A notificação por dispositivo móvel também poderá ser marcada. Com isso, possibilitará envio por Telegram ou SMS, as configurações adicionais do Telegram serão ilustradas no próximo tópico.

Para referência, o formulário abaixo no TRAFip é acessado em: ALARMmanager > Alarmes > Novo

Tipos de ação do formulário de criação de alarmes
Tipos de ação do formulário de criação de alarmes

Se desejar, o usuário poderá personalizar o conteúdo do e-mail. Entretanto, o sistema também oferece um template padrão. Com configurações rápidas, a equipe de TI terá acesso a notificações relevantes por e-mail que, além de manterem o time atualizado, poderão ser documentadas.

NOTIFICAÇÕES PELO TELEGRAM

Uma das características mais importantes e diferenciadas do TRAFip é a capacidade de customização. Com alarmes não é diferente. Assim, quando se cria um alarme o usuário poderá escolher a quais objetos e quais usuários esse alarme será associado. Desse modo, a associação de alarmes a usuários é feita através da criação de um perfil de usuário. Nesse perfil, terá a opção das configurações referentes ao Telegram.

Basta criar um bot no Telegram, anotar o token e associar ao chat que deseja receber as notificações. Posteriormente, informe o ID do chat e o token do bot na configuração de perfil de usuário.

Para referência, o formulário abaixo no TRAFip é acessado em: Sistema > Usuários > Lista de perfis de usuário > Novo

Trecho do formulário de criação de perfil de usuário
Trecho do formulário de criação de perfil de usuário

Agilidade é o objetivo. O Telegram como uma aplicação de mensagens móvel será mais um aliado para que a equipe de TI seja informada em tempo real.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o quê, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.