Os alarmes e os relatórios de disponibilidade são soluções extremamente fundamentais para qualquer usuário.

Afinal, quem nunca foi prejudicado pelo alto tempo de inatividade, lentidão nas aplicações, servidor parado, impossibilidade de ler e-mails, falha na internet, péssima qualidade de ligação e tantos outros problemas?

Essas inconveniências não só são estressantes como acarretam uma série de prejuízos para a corporação. Os minutos de inatividade se transformam em horas quando calculados ao longo do ano.

Para evitar isso, acompanhe o nosso artigo e entenda melhor sobre os alarmes e relatórios.

Preparado? Então veja os tópicos a seguir!

  • A importância do monitoramento com relatórios de disponibilidade
  • Ações de monitoramento de redes de computadores

A importância do monitoramento com relatórios de disponibilidade

Acompanhar o desempenho da rede é fundamental para garantir que ela continue funcionando e que esse funcionamento seja se qualidade. A exemplos disso, o principal motivo para investir no monitoramento com relatórios de disponibilidade é o controle que você passa a ter sobre o seu negócio. 

A partir dessa gestão monitorada, você pode criar fórmulas para supervisionar a qualidade da rede de computadores. Isso é feito por intermédio da precisão dos alarmes que podem ser disparados antes mesmo de uma possível quebra ou intercorrência.

Como você deve ter percebido, tudo isso é uma ação preventiva, isto é, uma medida que antecipa o problema. Essa ação costuma gerar duas coisas importantes para qualquer corporação: otimização do processo de tomada de decisões e criação de soluções pró-ativas.

Além disso, com o monitoramento constante e a elaboração de relatórios, você passa a conhecer profundamente o comportamento da sua rede no presente para atuar de acordo com as tendências futuras. Assim, você passa a utilizar todas as funcionalidades avançadas favorecidas pelo monitoramento para fazer projeções, para analisar o histórico e ter uma visão global de toda a rede.

Por fim, o monitoramento correto permite uma flexibilidade importante para evitar a defasagem na rede. Acontece que o mercado está sempre com novidades conforme o avanço tecnológico, assim, se faz necessário um acompanhamento que inclui uma interface flexível e igualmente avançada para a configuração dos novos equipamentos que surgem. 

Já imaginou como seria isso na prática? Então veja no tópico a seguir!

Ações de monitoramento das redes de computadores

Trouxemos hoje 3 exemplos de ações que explicam o funcionamento do monitoramento.

A primeira delas é o acompanhamento de gráficos. Esse acompanhamento é feito através de funcionalidades do sistema que estão reunidas em uma interface WEB. Ela permite uma navegação mais rápida feita pelo sistema de abas, menus e recursos para gerar gráficos e relatórios.

Dessa forma é possível monitorar a atividade da rede, bem como acompanhar picos de instabilidade. Isso facilita ações direcionadas para evitar tal problema.

Além disso, ao acompanhar os gráficos você controla melhor a disponibilidade de rede, determina os acessos prioritários, avalia a necessidade de expansão de banda, verifica o percentual de banda em uso e quando ela costuma estar em uso.

A segunda ação é a geração de relatórios também permitida pelas funcionalidades do sistema. É possível criar relatórios sobre qualquer tipo de indicador uma vez que ele é definido previamente em sua interface de configuração. Isso inclui até mesmo os mais avançados onde se configuram as linhas, colunas e os tipos de agregações entre elas.

Através desses relatórios, que podem ser personalizados e agendados, fica mais fácil calcular níveis de desempenho da rede,

A terceira ação é a criação de alarmes. Com essa ação o sistema envia alertas para viabilizar a correção de problemas de forma mais ágil ou para prevenir que irregularidades se transformem em problemas. Assim sendo, se você for responsável por um servidor ou setor específico pode se beneficiar com estratégias mais precisas.

Isoladamente, essas ações já são incríveis. Agora pense na possibilidade de ter acesso a todos esses recursos de forma centralizada?

Pois é isso que a SLAview faz por você!

Essa é uma solução de gerenciamento onde você consegue acompanhar todos os indicadores de saúde da sua rede de computadores utilizando uma simples interface web.

Você pode configurar ou definir todos esses indicadores para que ele se torne uma solução de gerência flexível, simples e intuitiva para que você monitore diversos tipos de equipamentos da sua rede da forma mais unificada possível.

Curtiu saber sobre os relatórios de disponibilidade e outras ações de monitoramento de rede? Então acesse o site e encontre soluções que casam com esse interesse!