O termo “BYOD ou Bring Your Own Device” em português significa “traga seu próprio dispositivo”. Originalmente conceituado pela empresa Intel, em 2009, a empresa constatou que a utilização de dispositivos escolhidos pelos próprios funcionários aumentava a satisfação dos mesmos.

Com isto, de lá para cá, muitas empresas já implementaram o conceito de BYOD em suas respectivas políticas. Desta forma, os usuários podem utilizar seus próprios dispositivos móveis para fins de trabalho. Assim também, para acessar aplicações de dentro ou até mesmo de fora da rede da empresa.

O Seu Próprio Dispositivo

É natural que os funcionários se sintam mais produtivos ao utilizar os mesmos dispositivos que utilizam em casa, no trabalho. Isto com certeza aumenta a produtividade dos mesmos em realizar as suas respectivas tarefas.

Você pode pensar: por qual razão a eficiência de um funcionário aumentaria utilizando o seu próprio dispositivo? Já que as tarefas a serem executadas são idênticas em ambos.

Considere o seguinte: qual dispositivo você sente mais facilidade de utilizar? O seu celular pessoal que fica com você a maior parte do seu tempo ou um corporativo?

Ainda… Se tivesse que optar entre utilizar seu computador portátil para trabalhar ou o PC da empresa. Considerando que, o da empresa possui um sistema operacional diferente do que você costuma operar em casa. Dessa forma, qual dos dois teria mais facilidade para manipular?

Com base nestes aspectos, tornou-se um consenso no mercado. Decerto quando o usuário escolhe os seus próprios dispositivos para trabalhar, estes se tornam mais eficientes. Posteriormente tal consenso foi consolidado com a origem do BYOD (Bring your own device).

Para tanto, vamos listar alguns dos principais benefícios e pontos que requerem atenção para uma implementação de BYOD.

Benefícios do BYOD

Diminuição de Custos

Os custos operacionais são reduzidos ao permitir que os usuários possam utilizar seus próprios dispositivos para fins de trabalho. Inegavelmente a empresa poderá economizar consideravelmente com relação aos custos de aquisição de tais aparatos. Assim, tal economia gerada poderá impulsionar novos investimentos no segmento de TI ou em outras áreas.

Aumento de Produtividade

Por conhecerem melhor os próprios dispositivos, os usuários tendem a produzir mais do que utilizando instrumentos que não possuem tanta familiaridade. Portanto, um ótimo exemplo disto são os usuários que utilizam dispositivos do fabricante (Apple), como o iPhone. Certamente, tais usuários costumam utilizar de maneira mais rápida e eficaz os recursos do telefone, do que outros que utilizam telefones de outros fabricantes.

Mobilidade

Os usuários podem desempenhar suas respectivas funções de qualquer lugar onde estejam utilizando seus próprios dispositivos para tal. Com isto, a empresa poderá disponibilizar uma VPN para acesso remoto. De modo a conceder permissão a uma determinada aplicação através da Internet, desde que haja a segurança necessária.

Pontos de Atenção do BYOD

Vulnerabilidade

Sem dúvidas, este é o principal risco para uma implementação de BYOD. Quanto mais usuários utilizam seus próprios dispositivos pessoais para acessar e transferir informações confidenciais, maior é o risco de a empresa sofrer tentativas de ataques de hackers e invasões. Por esta razão, é fundamental, que seja implementado uma política com restrições a certos conteúdos e aplicações.

Além da política de segurança, é essencial que a empresa tenha ferramentas de monitoramento. Primordialmente, tais ferramentas são capazes de proporcionar uma visibilidade completa da rede. Posteriormente, permitem que seja possível identificar com detalhes todo o tráfego. Assim, identificando, inclusive, quaisquer tráfegos suspeitos.

Ferramentas Internas

É de suma importância, que os usuários tenham conhecimento sobre as políticas do BYOD. Sobretudo as de manipulação de informações confidenciais em seus respectivos dispositivos. Quando não existe um controle específico sobre todos os dispositivos, é natural que por possíveis descuidos, os usuários não utilizem as ferramentas adequadamente. Com isto, aumentam as brechas para a utilização indevida das informações. Por esta razão, os usuários necessitam ser treinados no que se refere à utilização de dados de trabalho em seus respectivos dispositivos.

Ambiente para Usuários Remotos

Deve ser considerado na elaboração do plano, também, uma infraestrutura de rede preparada para usuários remotos. Ao passo que possam ter as mesmas condições de acesso às ferramentas utilizadas pelos colaboradores que estarão fisicamente no local de trabalho.

Conformidade e Consenso dos Usuários

É importante avaliar, se todos os usuários concordam em utilizar seus respectivos dispositivos para fins de trabalho. Além disso, se estes atendem os requisitos mínimos necessários para a utilização das aplicações da empresa.

Considerações Finais

De todos os aspectos acima apresentados, sem dúvidas, a visibilidade sobre o seu ambiente de redes é um dos mais importantes. É fundamental que em qualquer implementação de BYOD e acesso remoto, a empresa tenha ferramentas de monitoração em tempo real sobre o tráfego, que permita identificar quais são as aplicações que estão sendo utilizadas (a fim de verificar se tais são homologadas ou não dentro da política).

Torna-se muito arriscado permitir que os usuários tenham livre acesso e utilizem as respectivas ferramentas e aplicações da empresa em seus próprios dispositivos sem que haja a devida monitoração e segurança sobre a sua infraestrutura. A economia gerada pela “não aquisição de dispositivos corporativos” poderá facilmente ser revertida em prejuízos financeiros e tecnológicos, caso não seja seguida à política de segurança da informação da empresa.

Para que a implementação do BYOD seja bem sucedida, é fundamental que a sua empresa possa ter condições de gerenciar os acessos de todos os dispositivos na rede, bem como identificar as respectivas aplicações utilizadas. Com base nestas informações, será possível definir premissas e restrições de acordo com o perfil de sua empresa, com segurança, usufruindo desta forma de todos os benefícios que o BYOD pode proporcionar.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes de monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.