A utilização de aplicações em nuvem através de soluções baseadas em provedores de nuvem externos tornou-se uma realidade em diversas empresas no mercado atual. 

Existe uma infinidade de benefícios no que se refere ao crescimento de suas aplicações sob demanda. Ou seja, poder aumentar ou diminuir recursos computacionais utilizando uma infraestrutura externa.

Os custos também podem se tornar atrativos, quando comparados ao de manter um parque instalado em um ambiente on-premisses. Tais custos poderão ser arcados de forma mensal, o que facilita em diversos casos, a contratação da hospedagem em nuvem.

Entretanto, por melhores que sejam as condições de segurança e monitoramento dos fornecedores, existem diversos aspectos que necessitam ser analisados. Principalmente no que se refere à segurança das aplicações.

Neste aspecto, é importante compreendermos alguns pontos que podem fazer total diferença para a prestação dos respectivos serviços. 

Vejamos a seguir, alguns dos principais pontos:

SEGURANÇA DE APLICAÇÕES EM NUVEM

Diferença entre segurança da infraestrutura e vulnerabilidade das aplicações

É importante sabermos diferenciar o que se refere à segurança da infraestrutura hospedada e vulnerabilidades específicas de uma determinada aplicação.

Ao contratar uma solução de um provedor em nuvem, por mais que todas as cautelas relativas à segurança sejam tomadas pelo provedor competente, é imprescindível que a aplicação possua suas respectivas atualizações e correções. Assim, conforme recomendações do fabricante.

Utilizar uma aplicação que não esteja atualizada ou que possua brechas de segurança, previamente identificadas, poderá abrir lacunas a serem exploradas.

Tenha sempre o backup atualizado de suas aplicações 

É imprescindível que a empresa possua sempre o backup atualizado de todas as aplicações que funcionarão em um ambiente Cloud.

É importante que na empresa haja uma estratégia definida no que se refere à rotina, armazenamento e aplicação dos backups. Essa rotina evidenciará os períodos em que os backups irão ocorrer. Bem como, o armazenamento identificará os locais onde os backups serão salvos. 

Considerando um cenário onde existe algum tipo de suspeita de invasão, é essencial que a sua empresa possa restaurar os serviços para os seus clientes em um menor tempo possível de impacto.

Portanto, os backups das aplicações tem papel fundamental para isso.

Defina políticas de restrições de usuários para acesso 

Cada departamento dentro de uma empresa pode ter necessidades distintas. Definir restrições de acesso para os usuários é prevenir que conteúdos sejam acessados por usuários não autorizados.

Neste ponto, é importante ter um mapeamento total da empresa, incluindo todos os departamentos, bem como as respectivas necessidades de cada área. Todos os demais acessos a serviços em nuvem deverão ser bloqueados. Isso ajudará a impedir não apenas ataques ao sistema, como também a evitar golpes utilizando técnicas de Engenharia social.

Além disso, permitirá um aumento de desempenho da infraestrutura ora contratada, pois os recursos computacionais serão consumidos realmente pelos usuários que necessitam utilizá-los.

Acompanhe o comportamento das aplicações e usabilidade

Quando utilizamos aplicações externas que possuem recursos computacionais dinâmicos, ou seja, variam de acordo com a usabilidade é importante compreender como os consumos respectivos estão sendo alcançados e se estes se justificam mediante as necessidades tecnológicas da empresa.

As consultas a esses consumos computacionais deverão estar disponíveis de forma rápida e fácil para os administradores de TI da empresa. Bem como, permitir que esses dados possam também ser visualizados através de gráficos e estatísticas que facilitem a compreensão de usuários não técnicos, mas que estejam relacionados à área estratégica da empresa, como uma Diretoria administrativa ou financeira.

Ainda neste ponto, é importante identificar se por ventura, algum recurso está sendo consumido de maneira incorreta ou até mesmo, desconhecida. Isso permitirá que a empresa possa tomar as devidas ações necessárias, de modo a evitar arcar com custos desnecessários, da mesma forma prevenindo que acessos não autorizados sejam realizados.

Capacite sua equipe técnica na tecnologia escolhida 

Uma vez tendo sido definida a solução que será contratada, é importante dispor de uma equipe técnica capaz de compreender os recursos ora disponibilizados pela solução.

É importante que a empresa invista em treinamentos e capacitação para toda a equipe. Isto permitirá ter respostas mais rápidas e com mais embasamento técnico acerca da infraestrutura hospedada em nuvem. 

Isso permitirá que a sua equipe técnica possa realizar os primeiros níveis de atendimento, e apenas recorra ao fornecedor, em situações onde não for possível identificar previamente algum tipo de problema ou possibilidade de melhorias.

Como podemos observar, acima estão apenas alguns dos pontos que devem ser avaliados ao contratar uma solução em nuvem, entretanto, existem diversos outros pontos para que a solução possa ser usufruída com padrões mínimos de segurança.

Naturalmente, cada empresa possui características específicas. Assim, sendo sempre necessária uma avaliação individual para cada cenário, de acordo com o tipo de negócio a ser prestado pela empresa, bem como os critérios e padrões necessários. 

Em outros aspectos, é importante assegurar que a solução ora contratada, seja de um fornecedor confiável e que possua padrões de segurança que lhe permitam a hospedagem de uma infraestrutura em nuvem.

Devem ser avaliadas, além das questões de custos, todas as que forem relativas aos recursos, funcionalidades, disponibilidade e segurança. Afinal, independentemente da solução ser hospedada em um datacenter on-premisses ou em um datacenter externo a segurança deve ser sempre um fator-chave para qualquer tomada de decisão, a cerca da contratação de solução tecnológica. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma obter dados par auxiliar na tomada de decisões.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.