Infelizmente, devido ao retorno do crescimento da pandemia pela COVID-19, muitas empresas necessitaram retornar com suas operações e atividades para o regime de trabalho remoto. 

Em paralelo a isso, as necessidades tecnológicas das empresas estão sempre em crescimento. Assim, se faz necessário que novas ferramentas sejam utilizadas cada vez mais e os conhecimentos sejam atualizados. Bem como distribuídos entre os usuários.

Para que as empresas possam então, atender às novas demandas e adaptar suas respectivas tarefas para o modelo home office, a capacitação dos colaboradores tornou-se ainda mais essencial.

É sobre esse tópico que iremos abordar no artigo. 

APRENDIZADO CONSTANTE 

Primeiramente, é fato que todas as empresas necessitam estar em constante aprendizado, seja para aprender uma nova tecnologia ou conhecer um novo sistema.

A capacitação teórica, por exemplo, pode soar como algo opcional, tendo em vista que por muitas vezes o conhecimento e a agilidade na execução das tarefas é adquirido na prática. Entretanto, esse é um grande equívoco. Sem a teoria, a prática vira apenas uma “receita de bolo”, tirando do colaborador a capacidade de se adaptar às diferentes situações que fogem da “receita”. 

Com isso, podemos listar abaixo alguns dos principais benefícios que a capacitação traz às empresas:

Diminuição do número de erros

Quando as equipes executam os procedimentos corretamente em suas respectivas aplicações, os números de erros são diminuídos automaticamente. Portanto, isso faz com que a equipe de TI seja menos acionada para eventos onde os próprios usuários poderiam ter evitado a geração de erros.

Segurança 

Para que um sistema possa funcionar com segurança e confiabilidade, a capacitação dos colaboradores é imprescindível. Obviamente, que a administração do sistema é de responsabilidade da equipe de TI. Entretanto, os usuários também possuem o seu papel no que se refere à segurança. Principalmente, em um cenário onde cada vez mais existem tentativas de ataques através de técnicas de Engenharia social.

Agilidade na execução das tarefas 

Uma vez que os colaboradores possuam ciência de quais procedimentos deverão ser realizados, as tarefas tendem a ser executadas de maneira mais rápida. Primordialmente, aumentando a produtividade das equipes.

Conhecimento distribuído entre as equipes 

Quanto mais o conhecimento é propagado entre as equipes, menos impacto é sofrido pela empresa quando determinados colaboradores se ausentam. Com isso, a capacitação possibilita que o conhecimento seja distribuído entre os colaboradores. Assim, permitindo que todos possam ter ciência das tarefas a serem realizadas.

Agora que vimos alguns dos principais benefícios sobre a capacitação, vejamos algumas das principais ferramentas que a sua empresa poderá adotar a fim de capacitar as equipes:

Criação de vídeos com treinamentos e tutoriais 

A criação de conteúdo é fundamental para que o conhecimento seja propagado. Em um cenário onde temos diversos colaboradores trabalhando em horários distintos, a criação de vídeos com conteúdo acessível em qualquer dia e horário, se torna ainda mais importante.

Nesse aspecto, é essencial que os vídeos possuam uma boa qualidade, com conteúdo didático, que permitam aos colaboradores aprender e colocar em prática com facilidade.

Acesso simplificado aos colaboradores

Para que os usuários possam acessar a plataforma de treinamentos, é necessário que haja um ambiente adequado de acesso, que permita a autenticação de maneira simples e segura. 

A plataforma deve permitir que sejam aplicadas políticas de segurança como: criação de senhas fortes, trocas de senhas, restrição de conteúdos e dentre outras políticas.

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

Como podemos observar, para que uma empresa possa prover a capacitação necessária dos seus respectivos colaboradores, se faz necessário um conjunto de ferramentas e recursos que possibilitem que os conteúdos sejam ministrados corretamente.

Com isso, deve ser avaliado se a sua empresa possui condições de prover uma plataforma de aprendizado com todos os recursos necessários. Portanto, deve ser avaliado em conjunto com a equipe de TI, todos os aspectos tecnológicos, de modo que a plataforma seja completamente compatível com as normas internas da empresa.

Investir em treinamentos e capacitar as equipes é fundamental para que uma empresa possa desempenhar suas tarefas, bem como atender seus clientes de maneira mais eficiente, rápida e com a melhor qualidade possível. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Um dos grandes benefícios da evolução das redes de computadores e da internet foi a quebra de barreiras no acesso às informações e ao conhecimento. Para a educação corporativa isso não é diferente. Portanto, é crucial garantir a saúde da rede que interliga os sistemas internos com os colaboradores remotos. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.