As tecnologias atuais possuem um potencial enorme de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. A cada dia se torna mais perceptível o quão incríveis tais tecnologias podem ser. Com a era do IoT (Internet das Coisas), estamos vivenciando um mundo cada vez mais conectado, com mais colaboração e interação digital. Essa realidade virtual será gradativamente presente na vida das pessoas. Igualmente, fará com que todos estejamos conectando a maior parte de nossas vidas em uma grande rede mundial. Muitas informações pessoais estão passando por este novo mundo digital. Garantir a cibersegurança, passa a ser o novo desafio das pessoas e das empresas.

Por vezes temos a sensação de que ainda falta muito tempo para que possamos ter certos avanços tecnológicos. Entretanto, se lembrarmos que até pouco tempo atrás enviávamos um SMS e pagávamos razoavelmente caro, obtemos outra percepção. De fato era um texto com uma quantidade de caracteres limitada e se quer tínhamos certeza se o destinatário receberia a mensagem. Chegamos a conclusão de que em menos de 10 (dez) anos tivemos um grandioso avanço tecnológico. Tal avanço nos trouxe a possibilidade de permanecermos conectados continuamente e nos comunicando em tempo real. Como qualquer avanço tecnológico, é necessário ter cautela no âmbito da segurança dos dados. Existem inúmeras ameaças circulando no mundo digital, esperando qualquer deslize para realizar grandes prejuízos.

O descuido das informações no mundo digital

Não precisamos ir muito longe para entender o quão descuidados costumamos ser diante de nossas informações. Basta nos atentarmos aos locais públicos: cafeterias, shoppings, restaurantes onde muitas pessoas conversam sobre suas empresas, reuniões, estratégias e outros dados que podem ser usados de alguma forma por indivíduos mal-intencionados. No mundo digital não costuma ser diferente. Muitas vezes nos descuidamos diante das informações que ficam armazenados nos nossos dispositivos. Não tomamos cuidado no que estamos clicando ou até mesmo não nos atentamos com as políticas de segurança que as empresas aplicam. Causando assim, não só a nossa exposição, mas também a de outras pessoas. Esta exposição poderá ocasionar em transferências indevidas de valores entre contas, perda de patrimônios, furto de arquivos pessoais e até acesso a câmeras conectadas a nossa rede.

O crescente aumento da disponibilidade da Internet no planeta traz uma maior interação mundial entre as pessoas de qualquer parte do mundo. Este crescimento também proporciona uma brecha maior para que criminosos virtuais possam agir. Novos usuários, em geral, não possuem a conscientização de proteção dos seus dados pessoais e o conhecimento necessário para utilizar uma solução segura. Quanto maior o número de usuários ingressam no mundo virtual, mais portas de entrada para criminosos virtuais se abrem com facilidade.

Atualmente existem diversos malwares utilizados por hackers, tais como: worm, spyware, phishing, ransomware, vírus encaminhados por e-mails, entre outros. Evidentemente, a conscientização de todos os usuários dentro de uma empresa é de extrema importância. Como, por exemplo, não abrir e-mails de destinatários desconhecidos ou links com arquivos que pareçam suspeitos.

O que é cibersegurança?

Diante disso, a cibersegurança atua na proteção das informações digitais e nos sistemas que estão interconectados para evitar invasões indevidas, roubos de dados confidenciais e modificações de informações por pessoas não autorizadas. Tem como aspectos prover acesso de informações somente para pessoas credenciadas utilizando técnicas de criptografias, senhas de acesso, entre outras possibilidades. A segurança do espaço, outro termo utilizado para definir a cibersegurança, tem sido palco de grandes debates no mundo todo com o objetivo de conscientizar e incentivar as empresas a adotarem medidas de seguranças adequadas. Garantir a cibersegurança das empresas tem sido um constante desafio.

Os aspectos principais da cibersegurança são: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Além destes, existem outros dois aspectos que estão sendo postos em discussão, que são a legitimidade e a autenticidade. Desta forma, vamos citar os aspectos principais, para que fique evidente no que precisamos nos atentar principalmente quando tratamos de cibersegurança.

  • Confidencialidade: A Confidencialidade significa que nenhum acesso à informação deve ser provido a sistemas ou usuários não-autorizados. Em outras palavras, apenas os usuários e sistemas com os privilégios adequados podem ter acesso à informação.
  • Integridade: A Integridade significa que a informação não pode ser modificada por partes não-autorizadas. A integridade é quebrada quando partes não-autorizadas modificam a informação.
  • Disponibilidade: A Disponibilidade significa que o acesso de usuários autorizados deve ser garantido, assim que forem requisitados.

Cibersegurança x Ciberataques

Agora que analisamos os aspectos principais da Cibersegurança, é possível compreendermos que são justamente contra estes que os cibercriminosos atuam. Vejamos os pensamentos mais naturais destes em relação aos aspectos definidos.

  • Confidencialidade: A maioria dos ataques cibernéticos possui o intuito de acessar sistemas terceiros e coletar informações confidenciais para uso ilícito, utilizando credenciais inexistentes de usuários “autorizados”.
  • Integridade: Após a entrada no sistema, através da quebra da Confidencialidade, o próximo passo é realizar a alteração e furto de arquivos confidenciais.
  • Disponibilidade: Existe algum criminoso que gostaria que sua vítima voltasse a utilizar o seu bem material? Evidentemente não. O próximo passo é proibir o acesso aos usuários credenciados legitimamente.

Desta forma, quando existe a quebra da Confidencialidade, o criminoso constata: “Estou acessando algo que não possuo privilégio para acessar”. Na sequência, existe a quebra da integridade, ou seja, o criminoso constata: “Estou alterando arquivos que não são meus”. Por fim, o pensamento mais natural do criminoso é de não querer que o usuário proprietário legítimo do sistema, volte a usá-lo, ou seja, a quebra da Disponibilidade.

Como em um sequestro, criminosos virtuais pedem resgates financeiros para os usuários proprietários dos sistemas. Estes, só sob pagamento podem ter os seus respectivos acessos disponibilizados novamente. Por esta razão, se você deseja garantir a Cibersegurança de sua empresa, é essencial ter conhecimento sobre estes aspectos e realizar esforços para protegê-los.
Muitas empresas cometem o equívoco ao crer que o seu nicho de mercado não é atrativo o suficiente para que possam sofrer ameaças. Todavia, as pesquisas apontam que atualmente não existem atividades que não sejam sedutoras aos vários perfis de agentes criminosos. Isto, com certeza, se aplica desde do usuário que utiliza uma TV a cabo clandestina em sua residência, até uma grande corporação com vários servidores e aplicações rodando fulltime.

Garantir a cibersegurança contra cibercriminosos

As principais tendências para os próximos anos a respeito da cibersegurança, dentre outras são:

  • Crescimento da sabotagem cibernética;
  • Crescimento do ransomware à troca de resgate;
  • A espionagem torna-se móvel e cresce nos dispositivos móveis;
  • As redes sociais serão alvos de ataques progressivamente;
  • Os aparelhos de IoT pouco seguros não vão escapar aos cibercriminosos;
  • As infraestruturas serão cada vez mais vítimas de ataques sofisticados;
  • Ataques financeiros serão mercantilizados e cada vez mais frequentes;
  • Ciberataques vão ganhar cada vez mais influência nas relações internacionais;

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, causando desde pequenos a grandes prejuízos. Empresas que são alvos de cibercriminosos podem ter informações confidenciais repassadas para concorrentes. Sem dúvida alguma, um prejuízo que pode culminar na falência daquelas que perderam ilicitamente seus dados. O investimento em soluções de segurança de redes é fundamental para que possa existir uma longevidade da segurança da informação de sua empresa. A prevenção contra ciberataques é a melhor prática que as empresas podem utilizar para proteger os seus respectivos patrimônios. O prejuízo na perda de informações confidenciais pode ser considerado como imensurável. Principalmente, quando comparamos este prejuízo com um investimento necessário para garantir uma solução de segurança de dados.