Para que qualquer empresa possa desempenhar suas atividades, ter uma rede estruturada é fundamental. Neste aspecto, naturalmente se faz necessário ter uma rede Wi-Fi que permita não apenas receber os visitantes, bem como atender as necessidades dos colaboradores internos.

Talvez, você possa se perguntar:

Se a minha empresa possui uma rede cabeada, estruturada corretamente, que atende a todos os colaboradores em suas respectivas estações de trabalho, por qual razão devemos aprimorar a nossa rede Wi-Fi?”

Para respondermos essa pergunta, é importante recapitularmos a importância de uma rede Wi-Fi dentro de uma empresa.

CENÁRIOS ONDE O WI-FI É IMPRESCINDÍVEL

Assim, vejamos alguns dos principais cenários onde se faz necessário termos uma rede Wi-Fi adequada:

Mobilidade 

Dentro de uma empresa, é comum que diversas reuniões possam ocorrer simultaneamente. Bem como, que os colaboradores necessitem se realocar em cômodos diferentes dentro da mesma empresa. Entretanto,  em diversos casos, pode ser que uma determinada área não possua a quantidade de pontos de rede necessários para atender a todos os envolvidos naquela reunião. 

Nesse cenário, a possibilidade de se conectar na Internet, por exemplo, através da rede Wi-fi pode se tornar fundamental.

Rede de visitantes 

Por padrão, as empresas costumam disponibilizar uma rede específica apenas para que os usuários do tipo guest possam acessar a Internet, enquanto estiverem no escritório. 

A utilização dessa rede apartada é fundamental para garantir a segurança da empresa, no que se refere a impedir que o usuário convidado acesse conteúdos não autorizados. Além de trazer malware em sua estação de trabalho pessoal, que possa afetar a rede corporativa da empresa.

Acesso para os dispositivos móveis

Os colaboradores que utilizam a rede corporativa em seus respectivos dispositivos móveis (como celular, tablet) necessitam ter uma rede Wi-Fi com qualidade, para poder trafegar os dados necessários.

Portanto, é importante que os usuários utilizem a rede Wi-Fi da empresa, para a conexão com os seus dispositivos, assim, que o controle do tráfego utilizado pelos colaboradores seja totalmente mapeável pela equipe técnica responsável.

Dispositivos IoT 

Com o crescimento do IoT, cada vez mais se faz necessário a utilização de dispositivos que requerem uma conexão sem fio com boa qualidade e estabilidade.

Nesse aspecto, é importante que a rede Wi-Fi permita que os dispositivos sejam autenticados corretamente. Bem como, possam ter a rede necessária para operar de acordo com suas aplicações respectivas.

IMPLEMENTAÇÃO DO WI-FI

Agora que vimos alguns dos principais cenários em que necessitamos ter uma rede Wi-fi com qualidade e aprimorada, vejamos alguns dos principais pontos que devemos nos atentar para disponibilizar uma rede Wi-Fi dentro de uma empresa:

Levantamento das áreas de cobertura 

Para poder garantir que a rede Wi-Fi atenda de forma satisfatória os usuários, é importante identificar qual é a cobertura necessária. 

Portanto, é fundamental ter um mapeamento de toda a área física da empresa. Bem como, quais são os pontos que podem afetar a qualidade da rede sem fio. Assim como paredes, barreiras de interferência, dentre outros.

Infraestrutura e equipamentos de rede 

É importante garantir que a infraestrutura esteja adequada. Ou seja, com padrões definidos, cabos de boa qualidade e acessíveis para possíveis reparos ou adequações.

Além disso, os elementos que compõem a rede devem estar atualizados e com suporte vigente do fabricante, permitindo tanto a substituição em caso de defeitos, como o suporte para o software.

Definição de políticas para uso da rede Wi-fi 

É necessário identificar quais serão as políticas a serem seguidas para a implantação da rede. Assim como, os critérios para conexão e tráfego de conteúdo.

Isso será fundamental para garantir a qualidade da rede dos colaboradores. Com isso, poderá ser definido através de regras configuráveis, quais serão as páginas na Internet que os usuários poderão acessar. Assim como, por qual período eles poderão permanecer conectados.

A aplicação dessas e outras regras são importantes, para impedir que haja gastos excessivos devido à utilização de recursos indevidos.

Controle total do tráfego 

A utilização de uma rede Wi-Fi para os colaboradores, permitirá que a equipe técnica possua mapeamento sobre o tráfego que está sendo consumido nesta rede.

Para ter controle total do tráfego, é necessário que a equipe técnica tenha ferramentas que possibilitem monitorar em tempo real. Desse modo, identificando o tráfego que está sendo consumido.

A utilização de equipamentos sem que estes estejam incluídos em uma solução de monitoramento da rede, pode ocasionar diversos problemas como: a abertura de brechas de segurança para invasões, gargalos na rede, consumo ineficiente dos recursos, dentre outros.

Execução de site-survey

Antes de colocar uma rede Wi-Fi em produção, é fundamental que faça parte do planejamento a realização de um site survey no ambiente, que possibilite identificar se a estrutura atende de fato as necessidades ou se precisam de algumas adequações.

O site survey deve comprovar que a rede Wi-Fi está acessível, com qualidade esperada e apta para atender as necessidades pela qual foi constituída.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É fundamental que as empresas priorizem a qualidade da rede Wi-Fi, pois, essa é importante para que colaboradores possam desempenhar suas funções com maior mobilidade e versatilidade. 

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.