Infelizmente, vivemos em uma época onde qualquer empresa está sujeita a ser alvo de tentativas de ataques de criminosos virtuais. Esses ataques visam sequestrar dados para fins de pagamento de resgate e, consequentemente, causando um forte impacto na reputação da empresa.

São diversas técnicas utilizadas. Portanto, por mais que uma empresa possua um ambiente de segurança bem estruturado com equipamentos robustos e confiáveis, ainda sim, não é garantia de proteção total para o seu respectivo ambiente.

Uma vez tendo ocorrido alguma tentativa de ataque e esta sendo bem sucedida, infelizmente não há como regressar ao tempo e preencher as lacunas que por ventura tenham ficado expostas. 

Entretanto, identificar os pontos falhos, bem como as possíveis melhorias, tornará o ambiente mais seguro. Assim, evitando possíveis novas tentativas iguais de ataques.

PONTOS DE ATENÇÃO APÓS TENTATIVAS DE ATAQUES

Vejamos a seguir alguns pontos importantes a serem verificados em qualquer empresa que tenha sofrido uma tentativa de ataque exitosa.

Tenha certeza de que não há mais indícios do ataque ocasionado 

Uma vez que a empresa tenha sofrido um ataque e este tenha sido bem-sucedido, é fundamental que a empresa assegure que tal ataque foi completamente neutralizado. Principalmente, que não haja mais nenhum  indício de que o mesmo ainda esteja ocorrendo.

Não há como retornar com nenhuma operação, se não houver a certeza de que o ataque não está mais ativo.

Avaliação sobre o prejuízo causado

Esta etapa é uma das mais importantes quando uma empresa sofre uma tentativa de ataque cibernético bem-sucedido. Ela consiste em uma avaliação geral do que foi de fato, atingido e comprometido pelo ataque. Isso permitirá que a empresa tome decisões que visem diminuir o impacto ocasionado. 

É importante que a empresa avalie e tome atitudes que visem à transparência para os seus respectivos clientes sobre o ocorrido. Bem como, apresentar as ações que estão sendo tomadas para prevenir novos ataques.

Identifique mais detalhes a cerca do ataque realizado 

Realizar uma varredura na rede é de suma importância para mapear de onde surgiu o ataque. Bem como, quais foram as técnicas de ataques utilizadas, assim como endereços de rede utilizados. Em alguns casos, é importante além de consultar o provedor respectivo, também possuir ferramentas que permitam mapear a sua rede com precisão, fornecendo informações estatísticas.

Neste aspecto, algumas empresas podem acreditar que pelo fato de possuírem equipamentos atualizados e confiáveis, estarão aptas a identificar todas as informações relativas ao tráfego da rede. 

Todavia, não basta apenas isso. É muito importante que a sua empresa possua soluções de monitoramento de rede que permitam dar maior precisão sobre o que é trafegado. Tanto na rede externa (através da Operadora) quanto na rede interna. 

Em diversos casos, as informações providas pela Operadora, poderão ser insuficientes para um diagnóstico mais preciso.

Reveja a política de backups de dados 

É fundamental, que a sua empresa tenha uma política pré-definida sobre os backups dos dados. Bem como, qual a estratégia adotar para que estes possam ser restaurados prontamente, caso ocorra uma perda dos dados devido a um ataque bem-sucedido.

Reveja sua infraestrutura 

Em diversos casos, poderá ser necessária uma substituição parcial ou até mesmo integral da infraestrutura da rede. Principalmente, quando tais ativos não possuem mais atualizações respectivas dos fabricantes.

A utilização de equipamentos com tecnologia ultrapassada poderão abrir brechas para novas invasões. Primordialmente, por não possuírem mais atualizações para a correção de novas vulnerabilidades.  

Reveja sua política de acessos

Por muitas vezes, os atacantes poderão tentar encontrar alguma brecha através de acessos comuns de usuários. Por isso, é importante que haja uma política que defina critérios de acessos. Assim como, privilégios necessários e senhas com padrões exigentes.

Além disso, é importante averiguar quais são as aplicações que possuem acesso externo. Sobretudo, as suas principais atribuições.

Retorne a sua operação gradativamente

Uma vez que todos os pontos tenham sido identificados e mapeados, o processo de retorno à normalidade das respectivas atividades poderá ocorrer. Entretanto, isto não significa que a empresa deixará de se atentar aos quesitos relativos à segurança, muito pelo contrário, a empresa deve reforçar, se possível, sua equipe técnica seja com a capacitação e treinamento da equipe existente ou com a contratação de novos profissionais especializados no segmento de segurança da informação.

O acompanhamento de toda a infraestrutura é fundamental, não apenas para evitar que os mesmos tipos de tentativas de ataques ocorram, mas também, para prevenir que outros tipos de ataques venham a ocorrer.

Sem dúvidas, recuperar o ambiente de uma empresa após uma invasão bem sucedida é um grande desafio, e não somente na parte tecnológica, mas também na parte da sua reputação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desejamos que nenhuma empresa passe por uma situação como esta. Contudo, tendo em vista o alto crescimento de ataques cibernéticos no mundo, é fundamental que as empresas tenham um caminho bem definido sobre o que fazer e como neutralizar quaisquer ameaças que por ventura surjam.

Para isto, a tecnologia é essencial, pois com ela é possível criar defesas e prevenir que criminosos cibernéticos venham a ter êxito em suas tentativas de invasão. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.