É notável que cada vez mais, as empresas estão aderindo o conceito de trabalho remoto ou híbrido para os seus colaboradores, permitindo que estes possam trabalhar integral ou parcialmente, de suas respectivas residências.

Com o uso de tecnologias adequadas, os colaboradores conseguem ter a mesma eficiência trabalhando de suas casas, como teriam, caso estivessem no escritório da empresa.

Contudo, quando os profissionais estão trabalhando no escritório, a equipe técnica de TI, quando possuem soluções adequadas de monitoramento, consegue ter uma visão detalhada e apurada, sobre informações relevantes acerca da rede de dados que causem algum  impacto para os usuários.

Entretanto, se tais colaboradores se encontram fora do escritório, utilizando a própria Internet para fins profissionais, dependendo da tarefa a ser executada podem existir limitações que causem algum  impacto na rotina dos usuários.

Isso, sem contar, que muitas das vezes os colaboradores também utilizam os próprios celulares para realizar suas respectivas tarefas diárias.

Nesse caso, quais as ações a sua empresa pode tomar para diminuir tal impacto relacionado a conectividade dos colaboradores remotos?

É sobre este tema que abordaremos neste artigo.

IMPACTO NA CONECTIVIDADE

Inicialmente, vale ressaltarmos que conexão de rede limitada, significa haver uma banda disponível para tráfego, mas que, pode ser insuficiente para o fim a que se destina.

Logo, naturalmente, se os usuários nem sequer possuem uma conexão de rede estável, ou seja, se nem ao menos conseguem estabelecer uma conectividade com a Internet, tal tema deverá ser tratado e verificado isoladamente.

Com isso, é muito importante que possamos distinguir, o que se trata de uma conexão de rede limitada e uma conexão de rede inexistente. 

Visto que façamos esta consideração, é necessário realizarmos uma segunda ressalva, conforme separamos a seguir:

Conexão de rede limitada

O usuário consegue no decorrer da semana desempenhar suas tarefas e entregar seus resultados de maneira satisfatória, contudo, poderia ter a sua produtividade aumentada, caso houvesse ferramentas tecnológicas que o possibilitassem.

Conexão de rede limitada

O usuário não consegue desempenhar suas tarefas de maneira satisfatória, devido à ausência de ferramentas que o possibilitem para tal. 

Provavelmente, muitas empresas ao se depararem com estes pontos, podem ter a impressão de que o problema relacionado a uma conexão de rede limitada pode ser solucionado facilmente, solicitando a presença de tais colaboradores no escritório.

Naturalmente, esta ação apesar de ser a mais óbvia, tal contrasta com o atual momento do mercado, onde é possível visualizarmos um crescimento considerável na modalidade de trabalho híbrido ou remoto.

Logo, uma ação que vá em uma direção contrária a tal cenário, poderá não trazer os resultados satisfatórios que muitas empresas estão obtendo, por optar de dispor da modalidade de trabalho que não exija a presença do colaborador integralmente na empresa.

AÇÕES PARA REDUZIR OS IMPACTOS NA CONECTIVIDADE

Vejamos a seguir algumas ações que a sua empresa pode adotar para melhorar a qualidade de conectividade para os seus usuários:

Identificação prévia sobre o uso de aplicações utilizadas pelos colaboradores 

Para que a empresa possa realizar um planejamento prévio sobre o que pode ser aprimorado é imprescindível identificar quais são as aplicações ou sistemas que os usuários necessitam acessar.  

Outro ponto importante, é identificar previamente qual é o consumo de tráfego de rede que o usuário necessita para poder garantir o melhor desempenho respectivo possível. Para tal, se torna imprescindível que a sua empresa possua condições de medir tal indicador.

Upgrade do link de internet 

Inevitavelmente, esta opção é mais rápida e intuitiva possível, contudo, pode ocorrer um equívoco caso tal seja tomada imediatamente, isso é, sem análise prévia, até porque, podem existir casos, onde o usuário já possua uma Internet adequada para a sua necessidade profissional, entretanto, ainda sim, podem ocorrer problemas relacionados a conectividade.

Dessa maneira, é importante mapear qual é o verdadeiro consumo de tráfego que tal colaborador necessita de fato, para poder desempenhar suas atividades sem haver nenhum  prejuízo ao seu desempenho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar durante este artigo, para que os colaboradores possam trazer o melhor desempenho possível para uma organização, uma conectividade de rede adequada é imprescindível.  

Com isso, a equipe técnica deve possuir todas as ferramentas tecnológicas que possibilitem ter um panorama adequado sobre os temas relacionados a rede de dados, bem como informações sobre o tráfego consumido pelos colaboradores.

Isso visará garantir uma colaboração adequada como também não afetará na qualidade da entrega dos resultados. 

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.