Já ou viu falar em zero day? Vivemos em uma época que cada vez mais as empresas necessitam ficar atentas com relação à segurança cibernética de seus respectivos ambientes tecnológicos. Nesse aspecto, existem diversos tipos de ameaças que visam, não apenas, causar prejuízos tecnológicos para as organizações, como também impactar suas respectivas operações.

Geralmente, se torna extremamente complexo identificar determinados tipos de vulnerabilidades sem que os próprios desenvolvedores dos produtos, as tenham identificado previamente, bem como divulgado suas respectivas correções.

Com isso, ter um ambiente com a segurança da informação reforçada é, sem dúvidas, imprescindível para que qualquer empresa possa funcionar adequadamente. 

Por esta razão, diversas empresas têm investido ano após ano, em soluções que possibilitem trazer maior controle do parque tecnológico, seja relacionado a infraestrutura, como também na transferência de dados e conteúdos confidenciais.

Diante deste aspecto de segurança cibernética, do que se trata a vulnerabilidade “Zero day”?

É sobre este tema que iremos abordar neste artigo.

ANÁLISE CENÁRIOS RELATIVOS AO ZERO DAY

Antes de nos aprofundarmos sobre tal vulnerabilidade, vamos inicialmente proceder com tal linha de raciocínio.

Repare, sendo muito comum quando estamos envolvidos em um determinado projeto, cujo objetivo é implementarmos uma nova aplicação em nosso respectivo ambiente, nos assegurarmos de que tal aplicação possui os mecanismos de segurança necessários, bem como atende as diretrizes expostas na política de segurança da informação da empresa.

Isso visa garantir padrões de qualidade, atendendo, dessa forma, os aspectos de segurança e de usabilidade.

Imagine de que um dia para a noite, a sua empresa coloca em produção uma determinada aplicação sem ao menos averiguar se ela atende os padrões necessários exigidos pela organização. Consegue avaliar o tamanho do risco de segurança da informação que a sua empresa poderia acabar se expondo por tal ação?

Outro ponto que deve ser considerado, é que por vezes um cenário de avaliação ou demonstração, pode não corresponder de forma fidedigna a um ambiente em produção, e, portanto, podem existir diferenças técnicas entre o ambiente de demonstração e o de produção.

Com base nisso, vamos esclarecer do que se trata a vulnerabilidade, conhecida como “Zero day”.

O QUE É A VULNERABILIDADE ZERO DAY?

A vulnerabilidade “Zero day” trata-se uma brecha de segurança identificada atacantes em um determinado produto sem que a empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, a tenha conseguido identificar previamente.

Nesse tipo de vulnerabilidade, a empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, acaba descobrindo tal brecha apenas durante o momento em que uma determinada empresa sofre um tipo de ataque ocasionado por esta brecha.

A correção para a vulnerabilidade Zero-day, ocorre tão logo o fabricante identifique onde se encontra a indefensabilidade do produto, e possa criar uma correção de software que corrija tal vulnerabilidade identificada.

Entretanto, é importante ressaltarmos que nem sempre esta correção poderá ser realizada em um tempo hábil. 

Uma vez que o atacante obtenha êxito em sua tentativa, a empresa pode ficar completamente vulnerável, perder informações confidenciais e consequentemente ter a sua respectiva imagem exposta de maneira negativa perante os seus clientes.

Com isso, você pode se perguntar:

Como é possível proteger a segurança tecnológica da minha empresa para possíveis tipos de ataques cujas brechas se quer foram identificadas previamente pelos fabricantes responsáveis pelos produtos?” Sem dúvidas, esta é uma pergunta interessante e pertinente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar nesse artigo, é sem dúvidas, um grande desafio para todas as empresas, possuir medidas adequadas para tentar detectar e responder ataques ocasionados pela vulnerabilidade do tipo Zero Day.

Isso, certamente, tem como uma das justificativas, que a tecnologia evolui muito rapidamente, e cada vez mais os criminosos virtuais estão atentos as novas técnicas de invasão, incluindo as que visem ocasionar acessos não autorizados, para ocasionar prejuízo a organização alvo.

Dessa forma, ter uma infraestrutura tecnológica adequada, é sem dúvidas, muito importante para que a sua empresa tenha uma camada de segurança adicional, e possa estar cada vez mais preparada para detectar estes tipos de ataques. Além de ferramentas e políticas propícias para esse cenário, para mitigar ou remediar a situação, como o firewall e rotinas de backup, um grande aliado nesse aspecto são ferramentas que garantam visibilidade estratificada de tudo que passa pela rede, auxiliando na completa identificação de tráfego suspeito.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.