Não é novidade a importância do e-commerce na economia mundial. Decerto, representam uma fatia considerável no faturamento de muitas empresas. Com isso, sendo crucial para diversas estratégias de mercado.

A fórmula, a primeira vista, consiste em migrar os produtos que são vendidos do presencial para o ambiente online. Ou seja, o cliente não necessita estar fisicamente no local. Com isso, podendo comprar remotamente os produtos de sua casa ou de outro lugar qualquer. 

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar, diversas vezes, sobre este assunto. Porém, o que ocorre é que muitas empresas ao entrar neste mercado, acabam não se preparando adequadamente.  E algumas outras optam por realizar investimentos em aquisições de produtos, softwares e serviços, sem antes ter um planejamento adequado para tal.

Portanto, antes de entrarmos na parte técnica, precisamos compreender primeiramente a parte conceitual. Dessa forma, conseguiremos conceituar o que precisamos para então procedermos, com a parte técnica.

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE E-COMMERCE

1º PASSO

O primeiro passo é elaborar uma estratégica técnica e comercial sobre qual produto ou serviço será comercializado pela Internet. Em outras palavras, reunir o time comercial da sua empresa e perguntar aos colaboradores: 

Por qual razão, o cliente optaria em comprar a nossa solução on-line se ele não conhece o produto e não está tendo nenhum contato presencial?

A resposta pode parecer simples, como:

Apesar deste cliente não conhecer o produto, este é conhecido no mercado.

Temos diversos cases de sucesso desta solução.

Somos uma empresa com muitos anos de história e temos credibilidade neste segmento.

Estas respostas são ótimas, mas não se enganem.  Pois, não é todo o público que irá compreender que um contato remoto pode substituir um contato presencial. A chave então para conseguir atender este público é aproximar o cliente do time comercial.

Sabe aquele típico “cafezinho”, que o vendedor tenta marcar com o cliente para conversar sobre notícias, atualidades e inclusive, sobre um determinado projeto?

Então, se não há este contato presencial, uma ótima forma, é migrá-lo para o ambiente virtual. Assim, substituindo-o por uma chamada de videoconferência ou até mesmo promover um happy-hour via algum aplicativo de colaboração ou um bate-papo remoto.

Tudo isso, irá agregar valor a etapa da venda.

Com isso, seus clientes se sentirão mais próximos, e consequentemente mais valorizados e confiantes para proceder com a aquisição de uma solução, mesmo não tendo um contato presencial.

Tendo sido definido o plano de estratégia técnica e comercial, antes de partirmos para o segundo passo, é importante consultar a sua equipe fiscal para que todas as medidas necessárias sejam adotadas.

2º PASSO

O segundo passo é reunir a equipe técnica e discutir sobre:

O que precisamos em nosso parque tecnológico para vendermos nossos produtos on-line?

No decorrer deste brainstorm, é natural que surjam ponderações da equipe técnica do tipo:

Precisamos desenvolver melhorias em nosso website.

Necessitamos de um aplicativo mobile, para que nossos clientes possam comprar através de seus dispositivos móveis.

Não temos nenhuma solução de colaboração em específico.

Necessitamos monitorar os nossos links de dados, para identificar se o tráfego a ser consumido pelos clientes via nosso website será comportado.

3º PASSO

Uma vez reunidas todas as ponderações tecnológicas, o terceiro passo é identificar tudo o que pode ser reaproveitado no seu ambiente tecnológico, sem que haja necessidade de mais investimentos.

Por exemplo, se a sua empresa já possui um website pronto, e necessita apenas complementá-lo com uma ferramenta de chatbot, por qual razão realizar um investimento elevado para um desenvolvimento completo do site?

Do mesmo modo, se a sua empresa já possui diversos links de dados contratados, por qual razão contratar mais links para atender o tráfego que irá ser consumido se o mesmo ainda é desconhecido? Ou ainda, será que com os links já existentes não seria possível atender esta demanda?

Essas considerações são importantes, pois darão um norte para sua empresa do que é realmente necessário adquirir e com isso manter os investimentos que já foram feitos no passado.

4º PASSO

Pôr em prática o planejamento necessário para que a empresa possa entrar no segmento de vendas online. Consequentemente, realizando os investimentos ou aprovando os procedimentos técnicos necessários. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O e-commerce sem dúvidas é um mercado fantástico que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico deverá movimentar R$ 106 bilhões em 2020.

Por esta razão, é muito importante que as empresas que desejam entrar neste segmento, tenham um planejamento bem estruturado e que todos os pontos necessários sejam estudados e mapeados adequadamente. 

Até mesmo as empresas que, por ventura, já praticam essa modalidade de comércio precisam estar sempre se atualizando e adequando suas tecnologias com as necessidades dos clientes.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.