É inegável o considerável crescimento do setor de vendas on-line. Com isso, muitas empresas acabam optando por ingressar neste segmento.  Ainda que em muitos casos não tenham  as condições necessárias de segurança de dados.

Em paralelo a isto, vivemos em uma época onde o roubo de dados e informações crescem exponencialmente. Logo, aumentam os riscos de invasões e ataques de hackers. Assim, neste contexto, que iremos abordar o artigo. Como proteger o ambiente de sua empresa permitindo que ela possa vender seus produtos e serviços on-line com segurança?

Portanto, vamos recapitular como normalmente ocorre uma venda on-line. Certo cliente, interessado em um produto ou solução, acessa a página web de uma empresa. Em alguns casos, tem a opção de já colocar no “carrinho virtual” o produto escolhido. Assim, ir para a seção de pagamento. Contudo, em outros casos, o cliente inicia uma comunicação via chat com um agente humano.

Caso ocorra tudo como o esperado, o cliente finaliza a transação na própria página web ou dependendo do cenário, será feito um trabalho técnico e comercial prévio para adaptar a solução. Decerto, atendendo às necessidades do cliente.

Perceba que, a primeira vista, o processo parece simples. Porém, existem inúmeras vulnerabilidades que podem ocorrer. Assim, podendo comprometer o negócio de sua empresa.

Em suma, chegamos a um ponto que tange a segurança.

ATAQUES RELATIVOS A VENDAS ON-LINE

Atualmente, existem diversos tipos de ataques que são automatizados. Estes esperam apenas uma pequena brecha para causar um prejuízo considerável a qualquer empresa.

Vamos inicialmente considerar alguns dos principais ataques que podem ocorrer:

Ataque de negação de serviço (conhecido como ataque DoS) – Esse ataque tem o objetivo de fazer com que os recursos de um determinado sistema se tornem indisponíveis para os seus usuários. Dessa forma, os invasores tentam tornar o sistema indisponível através de múltiplos acessos simultâneos.

Ataque de phishing – Esse ataque tem como objetivo roubar informações importantes dos usuários. Assim como, dados relacionados a cartões de créditos e outras informações confidenciais. Os invasores costumam identificar pontos falhos de tecnologias utilizadas pelos usuários.

Ataque de ransomware – Esse ataque tem como objetivo sequestrar os dados de uma determinada empresa. Com isso, devolvê-los apenas mediante o pagamento de resgate. Para que este ataque possa ocorrer, os invasores podem utilizar a Engenharia Social. Onde se passam por empresas/pessoas que não são. Com objetivo de fazer com que os usuários cliquem em links maliciosos e contaminem a rede ou o sistema em si.

Certo, agora que listamos os principais ataques de hackers que podem ocorrer durante uma transação de venda on-line, quais são os procedimentos que a sua empresa pode adotar para aumentar a segurança e prevenir estes tipos de invasões?

PROTEÇÃO DO SEU AMBIENTE DE VENDAS ON-LINE

A primeira etapa, é criar uma política interna de segurança. Caso já exista, definir tópicos relacionados aos procedimentos de transações de vendas on-line.

Mas você pode se perguntar: Por qual razão isto seria mais importante do que ter uma solução de segurança robusta?

A resposta basicamente é simples: Nada adiantará a sua empresa ter a tecnologia mais recente e segura do mercado, se não houver uma metodologia bem disseminada entre os colaboradores com o intuito de prevenir que informações confidenciais sejam expostas.

Como notamos acima, a “Engenharia Social” possui o foco justamente em coletar dados de forma ilícita dos usuários se passando por outras pessoas. Portanto, independente da tecnologia apropriada de segurança, dados confidenciais podem ser fornecidos por seres humanos. Visto que, a equipe da sua empresa não possua o treinamento necessário para prevenir certas situações, seu estabelecimento continuará correndo riscos. Somado as instruções para os usuários, determinados procedimentos técnicos são recomendados, como, por exemplo:

  • Determinar a utilização de senhas “fortes” para acesso aos sistemas.
  • Considerar a utilização de certificados digitais.
  • Criar níveis de acessos e privilégios pré-determinados. De modo que nem todos os usuários possuam acesso às informações confidenciais.

A segunda etapa, consiste em rever todo o seu ambiente tecnológico e realizar um brainstorm com a equipe, com as seguintes indagações:

  • Atualmente, nós temos total controle do tráfego da nossa rede?
  • Caso haja algum tráfego suspeito, teremos como identificá-lo rapidamente?
  • Nosso ambiente de dados está atualizado com suporte vigente do fabricante?

Todas essas colocações são muito importantes. Pois, caso sua empresa não tenha ainda ingressado no segmento de e-commerce e as respostas não tenham sido favoráveis, a exposição e os riscos certamente multiplicarão potencialmente.

A terceira etapa é ter um acompanhamento constante do ambiente.

Infelizmente, não existe uma forma de garantir segurança e proteção de um ambiente de maneira perpétua. Por esta razão, o acompanhamento deverá ser feito de maneira regular pela equipe técnica. Assim, verificando se todas as etapas relativas à segurança estão sendo seguidas.

Além dos procedimentos relativos à segurança, deverá ser verificado se novas tentativas de ataques estão ocorrendo com base nas tecnologias vigentes na época.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A cada ano que se passa, novas técnicas de invasão e roubos de informações são identificadas. Diante desse cenário, as ferramentas de proteção e segurança, devem se adaptar rapidamente a estas transformações, assim como a política de segurança da empresa, de modo a prevenir que informações confidenciais sejam coletadas de maneira indevida por invasores.

O segmento de e-commerce sem dúvidas é um dos que mais crescem no país e a tendência é que cada vez mais novas empresas adotem este tipo de comércio, contudo, a segurança e a visibilidade da rede são fatores essenciais para que qualquer empresa possa comercializar seus produtos pela Internet.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.