Hoje vemos de forma consensual a importância da tecnologia para as empresas. Investimentos em infraestrutura e aplicações não param de crescer. Assim, transformando a TI (tecnologia da informação) em protagonista da evolução do negócio. Porém, ao mesmo tempo que os investimentos garantem a capacidade para suportar as operações da empresa, o ambiente de TI se torna cada vez mais complexo e desafiador para a sua manutenção.

Com isso, o monitoramento contínuo do ambiente de TI é crucial para garantir o seu desempenho, conforme os parâmetros definidos. Bem como, a agilidade para a identificação de falhas. Assim sendo, garantindo a detecção de alteração de performance e disponibilidade. O monitoramento do ambiente envolve o monitoramento de toda a rede, aplicações, assim como os dispositivos relacionados.

Dessa forma, o software de monitoramento, como é o caso do SLAview é uma ferramenta crucial para uma equipe de suporte de TI mais eficiente. Assim como, para garantir as melhores práticas de governança. A partir do SLAview será possível consultar gráficos, relatórios e configurar alarmes. Assim, municiando a empresa de dados e apoiando a tomada de decisões com maior assertividade.

COLETA DE DADOS 

O principal meio de coleta do SLAview é o protocolo SNMP. Porém, algumas coletas também poderão ser feitas via ICMP ou por scripts personalizados. Através dos perfis, o sistema garante extrema liberdade para o usuário em relação ao que monitorar.

O protocolo SNMP é responsável por estabelecer a troca de informações de gerenciamento. Essa troca é realizada entre dois componentes: gerente e agente. O agente é um módulo de software localizado no dispositivo gerenciado, responsável por traduzir as informações locais de gerenciamento e padronizá-las em bancos de dados compatíveis com o protocolo SNMP. Os gerentes são responsáveis por controlar e requisitar as informações para o agente, que em nosso cenário será o papel feito pelo SLAview.

Com os perfis, o usuário será capaz de escolher quais dados serão coletados através do protocolo SNMP, como esses dados serão processados para melhor entendimento e como os gráficos serão mostrados para melhor visualização. Diante desse cenário, o administrador terá visão completa de todos os parâmetros de desempenho da sua rede. Bem como, maior facilidade na identificação de falhas.

EXPANDINDO A CAPACIDADE DE MONITORAMENTO

Como vimos anteriormente, o SLAview possui a capacidade de coletar os dados de gerenciamento e demonstrar de forma completamente personalizada. Dessa maneira, é possível monitorar todas as características dos ativos de rede. Com isso, o administrador poderá ter acesso a parâmetros como: consumo de CPU, armazenamento, memória, uptime, temperatura do dispositivo, latência, perda de pacotes e dentre outros.

Contudo, engana-se quem pensa que o protocolo SNMP fica restrito aos dispositivos de rede. Já que a capacidade de monitoramento poderá ser expandida para equipamentos elétricos e até mesmo indicadores referentes ao ambiente externo.

Com o avanço da internet das coisas, temos cada vez mais dispositivos conectados à rede. Bem como, dispositivos com sensores que possuem suporte ao protocolo SNMP. Segue alguns exemplos de sensores que podem fornecer ainda mais dados de gerenciamento para o SLAview:

  • Sensores de Temperatura e Umidade: monitora a temperatura e umidade do ambiente externo, abrindo a possibilidade do acompanhamento da evolução da temperatura ou umidade em formas de gráfico e relatório. Assim como, a criação de alarmes com base no aumento desses indicadores.
  • Sensores de Líquido: monitora a presença de líquido, mesmo sob piso elevado. Desse modo, possibilitando a criação de alarmes para a notificação de vazamentos de líquido em ambientes controlados.
  • Sensores para monitoração de rede elétrica: compatíveis com monitoração de banco de baterias, status e tensão da rede elétrica. Assim, possibilitando a criação de gráficos, relatórios e alarmes em relação a esses indicadores. 

Esses são apenas alguns exemplos dos diversos tipos de sensores disponíveis no mercado que irão prover uma variedade de informações de todo o ambiente monitorado. O SLAview será capaz de centralizar todas essas informações em uma interface web amigável e personalizável, provendo completa visibilidade do seu ambiente de TI.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos do seu ambiente de TI.