Em tecnologia da informação, storage é um repositório central para o armazenamento de dados. O storage pode ser utilizado para diversas funções, principalmente pela sua capacidade de armazenar um grande volume de dados, dentre as quais podemos destacar a utilização como servidor de arquivos e backup.

A transformação digital fez aumentar ainda mais a necessidade de armazenamento de dados. Contudo, é inviável acompanhar essa demanda apenas comprando dezenas de discos novos para os computadores ou servidores. Pois, além do custo, tem o espaço limitado dos gabinetes. Bem como a dificuldade de administrar múltiplas unidades de armazenamento de forma descentralizada. Um caminho possível seria o armazenamento de dados em nuvem, porém, diversas empresas optam por mantê-los em seus próprios data centers, os motivos podem ser a necessidade de maior desempenho em relação ao acesso ou por lidarem com dados extremamente sensíveis.

Portanto, devido à importância do storage como ponto central para o armazenamento de informações, a capacidade de avaliar seu uso é crucial, bem como prever requisitos futuros para o armazenamento de dados. Dessa forma, garante-se o uso eficiente dos recursos e que as demandas de usuários e aplicações sejam atendidas.

TIPOS DE STORAGE

O primeiro passo é conhecer o tipo de storage utilizado, assim como as suas principais características.

Direct Attached Storage – DAS

Armazenamento conectado diretamente ao dispositivo. Dessa forma, esse tipo de storage pode ser utilizado como uma extensão ou armazenamento complementar. Essas unidades de armazenamento podem ser externas ou internas. Em ambientes mais simples, podemos considerar até mesmo um HD adicional em um computador como um exemplo de direct storage. Para ambientes maiores, como data centers, unidades externas como storages dedicados podem ser conectados diretamente aos servidores.

Network Attached Storage – NAS

Armazenamento conectado à rede. Dessa vez, o acesso ao equipamento de armazenamento é feito através de compartilhamento em rede. Assim, o storage pode ser compartilhado por múltiplos usuários e dispositivos. Contudo, na visão do usuário, a experiência será semelhante ao armazenamento diretamente conectado. Porém, cada usuário poderá ter permissões específicas, desse modo, sendo possível centralizar a gerência, garantir maior flexibilidade e simplicidade.

Storage Area Network – SAN

Armazenamento conectado à rede privativa. Assim como o NAS, o acesso a esse armazenamento também é feito via rede. Porém, dessa vez o storage estará em uma rede dedicada, com cabeamento específico, controladores específicos e switches que conectam a SAN aos servidores. Essa modalidade de storage é indicada para aplicações que envolvem grandes volumes de dados de armazenamento, como muitos acessos e modificações. Essa rede dedicada tem como principal característica o melhor desempenho em relação às demais modalidades, alta disponibilidade, além de melhor gerenciamento devido à centralização do storage em uma rede separada.

FAZENDO O GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE

Qual o percentual de uso da capacidade de armazenamento do seu storage? 

O uso ineficiente do storage pode trazer impactos, como indisponibilidade, problemas de funcionamento de aplicações e até mesmo prejuízo financeiro. Assim como o cenário da subutilização do espaço disponível pode caracterizar desperdício de recursos, o uso excessivo irá privar o armazenamento de novos dados. Logo, buscar um equilíbrio é fundamental. Alguns especialistas recomendam manter o percentual de uso próximo a 80%, dessa forma, reservando 20% para potenciais picos de demanda.

Dessa forma, o acompanhamento referente à utilização do storage e a capacidade de realizar análises preditivas serão primordiais para a manutenção de níveis saudáveis de utilização da capacidade de armazenamento. Assim, garante-se o acompanhamento da demanda.

Através do SLAview o administrador da rede será capaz de realizar o monitoramento completo e personalizado do seu storage.

O SLAview possibilita a criação de um perfil de coleta personalizado em que o administrador poderá escolher quais KPIs deseja monitorar e como elas serão demonstradas nos gráficos. Um exemplo disso é a criação de um gráfico que demonstra o consumo percentual do storage. Além de gráficos, o SLAview fornece relatórios para análises específicas e comparativas de KPIs. Um dos relatórios que pode ser configurado é o relatório de projeção. Com esse relatório é possível estimar o crescimento do consumo do storage com base em parâmetros de crescimento atuais.

O Slaview também conta com um sistema de alarmes, capaz de gerar notificações a partir de qualquer ocorrência em relação aos ativos de rede. Com isso, o administrador pode ser notificado sobre qualquer alteração relevante em relação às métricas e ao comportamento do storage.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.