Você sabe o que é e como funciona a gestão baseada em dados? Aliás, sabe como ela se aplica e afeta o desempenho do ambiente de TI? Cada vez mais a expansão de Big Data e Analytics vem afetando como empresas e negócios lidam com a gestão.

E isso, de uma forma positiva, vem transformando o modo como gestores lidam com suas decisões. Se basear em dados para direcionar os rumos da empresa é mais que uma nova prática, é uma necessidade.

Mas você sabe o que é e como é realizada a gestão baseada em dados? Continue a leitura e entenda mais sobre a prática!

Gestão baseada em dados: o que é?

Primeiramente, antes de saber como essa nova prática afeta empresas e o ambiente de TI, vamos entender o que é de fato a gestão baseada em dados.

Em resumo, gerir com base em dados nada mais é do que ter informações consolidadas para tomar decisões. Na prática, é olhar para fatores já conhecidos e buscar “prever” cenários para se posicionar estrategicamente.

Assim, uma empresa consegue, baseada em dados, buscar a decisão mais eficiente e econômica possível. Mas como isso acontece?

E como funciona na prática?

Apesar de — ainda — não ser possível prever o futuro, podemos antever cenários com base em fatores que já aconteceram. E como essa previsão é feita?

Os negócios e como empresas lidam com eles ocorrem de forma cíclica. Ou seja, é comum notarmos padrões que se repetem em determinadas condições.

Períodos do ano com mais vendas, ações de clientes e funcionários, características do mercado e da concorrência. São muitos os fatores já conhecidos que possuem um mesmo padrão.

Dessa forma, a gestão baseada em dados considera algumas informações para, assim, tomar decisões importantes.

Gestão baseada em dados: qual a importância?

Mas no que isso afeta a empresa de fato? Quais as vantagens em usar esses dados para a tomada de decisões? De modo geral, existem alguns benefícios em usar a gestão baseada em dados em uma empresa.

Assim, por exemplo, citar algumas tomadas de decisões relevantes, como:

  •         Direcionamento de compras de insumos e suprimentos;
  •         Definição de estratégias de venda e de contratação;
  •         Criação de arquitetura de dados e de classificação;
  •         Prevenção de falhas em posições estratégicas.

 Como a gestão afeta lucros e visibilidade

No entanto, talvez o maior benefício da gestão baseada em dados para uma empresa esteja na forma como ela afeta dois fatores: lucro e a visibilidade do negócio.

O primeiro, em geral, se refere a possibilidade que uma empresa tem em gerir, de forma mais eficiente, seus ganhos. Prever falhar e definir estratégias mais eficientes é uma boa forma de aumentar os lucros da empresa.

Mas é por meio dessa gestão que um negócio pode, também, ter mais visibilidade em comparação com sua concorrência. Esse tipo de gestão possibilita a definição de campanhas e estratégias que coloquem a empresa a frente no mercado.

Gestão baseada em dados aplicada na TI

E quando falamos do ambiente de TI, como a gestão baseada em dados se aplica na prática? Além dos fatores que já citamos aqui, esse tipo de gestão afeta diretamente a toma de decisões da empresa e a sua eficiência. E não seria diferente com a Tecnologia da Informação.

Por meio de um sistema de gestão, aliás, existem outras vantagens aplicadas ao dia a dia. Exemplo disso e a possibilidade de automação de processos, além do aumento da produtividade.

Além disso, o sistema também contribui para a prevenção de erros, garantindo que o profissional de TI possa visualizar informações relevantes e evitar o retrabalho.

Portando, sendo direto, a gestão baseada dados em TI resulta nos mesmos benefícios quando aplicada para o restante da empresa. Dimensionamento assertivo, prevenção de falhas, maior previsibilidade e agilidade na resolução de problemas. Sendo a TI, atualmente, parceira estratégica de todas as empresas que querem ser competitivas, as vantagens citadas resultam em duas frases mágicas para qualquer gestor:

  • Redução de gastos
  • Maior resiliência

Um ambiente de TI resiliente e eficiente será um aliado crucial para que a empresa possa buscar os seus objetivos. Logo, a atenção a todas as áreas funcionais do FCAPS (Modelo criado pela ISO) torna-se mais do que uma recomendação, mas sim uma necessidade.

Colocando essa gestão em prática

Contudo, para ter todos esses benefícios, é preciso saber como colocar a gestão baseada em dados em prática. E para isso, é possível utilizar ferramentas ou sistema que possibilitem a aplicação desse tipo de gestão.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência e monitoramento, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação de seus clientes, dessa forma, permitindo que as empresas acompanhem os principais aspectos do seu ambiente de TI.

Publicado em 07/10/2022