De acordo com o IBGC, Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas. Assim, alinhando interesses da empresa, sua longevidade e o bem comum.

Com isso chegou-se aos quatro princípios básicos da governança corporativa:

  • Transparência;
  • Equidade;
  • Prestação de contas;
  • Responsabilidade corporativa.

Inicialmente, é importante mostrar o que tem sido feito na empresa. Ou seja, não adianta apenas conseguir implementar os princípios básicos, é necessário ter visibilidade. Princípios como a transparência e prestação de contas reforçam essa ideia.

Em suma, quem tem mais governança atrai mais relacionamento. Dessa forma, criando uma competição por esse reconhecimento. Por isso, a importância da empresa ter métodos e ferramentas. Primordialmente, para certificar o que está sendo feito pela empresa.

GOVERNANÇA CORPORATIVA E GOVERNANÇA DE TI

A TI tradicional era vista como acessória. Contudo, cada vez mais foi assumindo um papel central. Por fim, hoje é parte integrante e fundamental da empresa. Diante desse cenário, é crucial garantir que a TI esteja alinhada com as políticas de governança corporativa.

A tecnologia presente em muitas empresas, devido a sua complexidade, acaba virando uma caixa preta. Outras áreas dependem da TI para atingir seus objetivos. Logo, além do planejamento será necessário executar o que foi planejado. Entretanto, sem visibilidade, como saber se está sendo executado?

Assim, realiza-se um paralelo entre governanças corporativa e de TI. O COBIT lista cinco áreas de governança de TI:

  • Alinhamento estratégico;
  • Entrega de valor;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Gerenciamento de recursos;
  • Mensuração de performance.

Logo, observa-se em mais um modelo a necessidade de medir, sobretudo, com mecanismos de acompanhamento que produzam as informações necessárias. Desse modo, corroborando para a transparência da empresa. Aumentando, assim, o grau de confiança da empresa e propiciando relacionamentos diversos.

Como citado anteriormente, sem governança, a TI pode virar uma caixa preta. Diante desse cenário vai uma importante pergunta: a sua empresa tem visibilidade de sua rede de computadores?

GOVERNANÇA CORPORATIVA E MONITORAMENTO DE REDES

A rede de dados é uma parte da tecnologia que representa um importante ativo da empresa. Logo, a importância da sua contribuição para a governança corporativa. Corroborando com o exposto nesse artigo, para atingir alto nível de governança será necessário ter capacidade de medir e contabilizar.

Entretanto, sem os mecanismos corretos isso pode ser um desafio. Com isso, irão surgir algumas perguntas difíceis de serem respondidas: 

  • Qual é a largura de banda utilizada por cada setor?
  • As políticas de QoS estão aplicadas corretamente?
  • Quanto cada aplicação consome da minha rede?
  • Como justificar um investimento de expansão da minha infraestrutura?
  • A minha rede está com tráfego anormal?

O setor de TI não conseguindo responder essas perguntas com clareza certamente irá aumentar o nível de desconfiança das partes interessadas. Principalmente na hora de atrair novos investimentos.

Por isso, a importância de uma ferramenta especializada capaz de estratificar o tráfego. Esta deve prover gráficos e relatórios em tempo real, bem como viabilizar a capacidade de visualizar o consumo por localidades, sub-redes, aplicações, protocolos, tipos de serviço dentre outras métricas. 

Desse modo, a equipe de TI possuirá visibilidade completa da rede. Não só aprimorando a capacidade de gerenciamento da rede, mas propiciando a capacidade de apresentar de forma documentada aspectos da rede que antes eram invisíveis. Garantindo, desta forma, a transparência e a prestação de contas. Primordialmente, garantindo um alto nível de governança corporativa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trará não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também é uma forma de garantir que a sua empresa esteja alinhada com as boas práticas de governança.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.