Quais são os benefícios da Automatização e Inteligência artificial no mercado atual? Como agregar estes à sua empresa? Já parou para imaginar um mundo aonde os “robôs” assumem o lugar dos seres humanos? Parece história de um filme de ficção científica, mas trata-se de uma realidade nos dias atuais.

A inteligência artificial está presente em nosso cotidiano, em diferentes formas. Por exemplo: atendimento eletrônico humanizado (conhecido como URA), chatbots (robôs programados para realizar atendimento via chat utilizando uma página web), dentre outros.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada em minha empresa?

Primeiramente, vamos considerar um cenário corporativo. Colaboradores em ambiente de trabalho estão sempre gerando um volume de dados gigantesco. Mesmo em uma empresa de pequeno porte, correto?

Então, imagine que este volume de dados pode ser pesquisas na Internet, ou cliques em determinados aplicativos, ou até mesmo integrações entre sistemas internos de modo a identificar quando uma determinada ação deve ser realizada. Todos esses dados servem para criar simplesmente algo fundamental, seja em qualquer negócio, que se chama: preferência.

Como assim? Você pode se perguntar. É simples, a coleta dos dados relevantes permite que você saiba o que os seus usuários mais procuram. Essas informações podem propiciar uma ferramenta interna que permita facilitar estas ações coletadas por parte dos usuários. Desse modo aumentando a eficiência de seus colaboradores.

Além disto, aumentando a produtividade dos seus funcionários, haverá uma redução significativa de custos. Desse modo, diversas tarefas que eles poderiam demandar horas, dias, semanas e até meses, poderão ser realizadas em poucos instantes. Portanto, o que acontece é a automatização das tarefas repetitivas que os funcionários fazem. Tarefas identificadas a partir de uma inteligência artificial.

Recursos que “humanizam” a interação entre homem e máquina

Um ótimo exemplo disto, e que está em alta no mercado atualmente, é o recurso de “chatbot”. O recurso de chatbot possibilita ter sempre um agente virtual (robô) ativo através de um script pré-programado. Primordialmente, o intuito de responder às perguntas dos clientes de forma automática.

Outro recurso que é bastante utilizado nos dias atuais é o de voz humanizada com transcrição para texto. Este recurso está presente nos aplicativos de GPS, assim como o Waze. Sobretudo, permitem que o motorista possa informar através de sua voz o endereço desejado. Com isso o próprio aplicativo transcreve o áudio para texto, possibilitando identificar o endereço no mapa.

A inteligência artificial é como se fosse um mundo sem limites. Sendo o seu objetivo principal atribuir a um computador, funções de um ser humano. Obviamente que o cérebro humano não pode ser copiado ou traduzido. Contudo, podemos, com o auxílio da tecnologia, permitir que uma máquina possa realizar tarefas humanas que nos auxiliem em nosso cotidiano.

Mais benefícios da inteligência artificial e automatização

Além do aumento da produtividade e redução de custos já pontuados, em suma, a inteligência artificial permite que possamos usufruir diversos outros benefícios importantes. Dentre os quais citamos:

Diminuição do número de erros

Imagine uma operação de call center em uma determinada empresa. Toda vez que os clientes fazem um determinado questionamento, retornam em seguida reportando que receberam respostas diferentes para a mesma pergunta. Ou seja, eles entraram em contato, por exemplo: 3 (três) vezes através do número do Call Center, receberam 3 (três) soluções diferentes através de 3 (três) distintos atendentes humanos.

Isto, sem dúvidas, é péssimo para o negócio de qualquer empresa. Pois, além de demonstrar uma falta de alinhamento interno a respeito das dúvidas levantadas pelos clientes, demonstra uma desorganização coletiva.

Agora, multiplicando estas respostas erradas pelo quantitativo de clientes que reportaram isto durante um ano, por exemplo, trata-se de um prejuízo inestimável.

Se todo esse prejuízo fosse resolvido, simplesmente, colocando apenas mais uma opção no atendimento eletrônico? Isso permitiria que todos os clientes ouvissem a mesma resposta, que é a correta. Em outras palavras, sem a necessidade que a empresa faça mais nenhum outro investimento, o que isto representaria?

Disponibilizar informações de forma eficaz

Agora, imaginem que em uma determinada empresa, a equipe técnica de TI necessite diariamente coletar dados da rede de forma manual. Com objetivo de identificar quando os links contratados existentes necessitarão de um upgrade, a equipe busca todas as informações sobre o tráfego da rede durante o dia, semana e mês. Além disto, se a equipe de TI sempre parar o serviço que está em andamento para investigar manualmente toda vez que identificar que está ocorrendo tráfego suspeito na rede?

O tempo gasto para realizar estas atividades, poderia ser concentrado em outras tarefas. Sobretudo permitindo melhorar o segmento de negócio da empresa. Contudo, se este cenário fosse resolvido utilizando apenas uma  ferramenta que fizesse este trabalho e disponibilizasse de maneira automática todas as informações para sua equipe de TI? Isto faria com que a empresa reduzisse os custos e melhorasse o seu ambiente tecnológico. 

Considerações Finais

A inteligência artificial é, sem dúvidas, uma necessidade do mercado atual. As empresas que desejam ser realmente competitivas neste mercado, e se diferenciar de seus respectivos concorrentes, necessitam investir em soluções que permitam automatizar tarefas. Com isto, aumentar a produtividade e diminuir os seus respectivos custos, focando na satisfação do cliente.

Além disto, imagine o tempo que a sua equipe de TI poderia estar se concentrando em realizar tarefas que melhorem o ambiente operacional de sua empresa. Imagine como sua equipe de TI poderá aumentar a eficiência e produtividade de sua empresa se concentrando apenas em tarefas realmente necessárias?

Para tanto, é fundamental que as empresas estejam alinhadas com os requisitos do mercado atual, de modo a prover para seus respectivos clientes (sejam estes internos ou externos), as informações que estes necessitam no menor tempo possível com intuito de aumentar o crescimento da empresa.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes de monitoramento de dados que irão ajudar a automatizar tarefas, permitindo que a sua empresa acompanhe o status de sua rede em tempo real.