A importância do monitoramento. Com o crescimento contínuo da tecnologia nas organizações, se torna, sem dúvidas, um desafio para todas as empresas manter o parque tecnológico atualizado e gerenciável. Existem, atualmente, diversas demandas que a equipe de TI necessita se atentar, como: segurança, trabalho remoto ou híbrido, infraestrutura física, aplicações, dispositivos conectados, dentre outros elementos.

Por esta razão, se faz necessário ter soluções gerenciadas adequadamente, bem como permitir que a equipe técnica possa ter informações úteis sobre suas respectivas operações.

Tendo em vista o crescimento do número de dispositivos conectados, como sua empresa poderá aplicar corretamente uma governança da rede de dados?

Inicialmente, quando verificamos, podemos vislumbrar que em diversos cenários, uma solução de automação se faz necessária. Mas o que seria tal solução de automação?

CENÁRIO DE MONITORAMENTO

Vamos exemplificar. 

Imagine, que todo o dia um determinado colaborador necessite se deslocar do seu respectivo posto de trabalho, para verificar manualmente a temperatura de uma determinada sala, e caso esteja acima da permitida, deve enviar uma mensagem imediatamente para que um técnico possa adequá-la.

Neste exemplo, com uma solução de monitoramento, teríamos as seguintes vantagens:

O colaborador inicial não necessitaria ter que se deslocar do seu posto de trabalho para ter que verificar manualmente a temperatura da sala, e com isso, poderia se tornar mais produtivo, focando em outras tarefas. 

O técnico  seria acionado automaticamente via aplicativo de mensagens, sobre a ocorrência, permitindo com isso, que ele pudesse se deslocar prontamente.

O tempo de resolução tende a ser muito menor, haja vista que não teríamos o tempo gasto de deslocamento e checagem do primeiro colaborador.

A conclusão que chegamos nesse exemplo, são os benefícios do monitoramento, tanto no viés tecnológico como no aspecto financeiro até, pois haja vista que a temperatura de um ambiente pode afetar diretamente na operação de determinados equipamentos, bem como em sua vida útil.

MONITORAMENTO E GESTÃO BASEADA EM DADOS

A gestão baseada em dados é uma estratégia central da governança corporativa. Quando se pensa em recursos tecnológicos de uma empresa, o raciocínio não pode ser diferente. A tecnologia é um componente estratégico para qualquer negócio, os recursos envolvidos são cruciais para o seu funcionamento.

O pilar mais importante de uma boa governança é a capacidade de determinar, como e o porquê da utilização dos recursos. Esse nível de transparência atribui um significado para cada investimento realizado, noção de retorno, agradando a clientes e parceiros.

Os dados provenientes de um monitoramento eficaz irão proporcionar a capacidade de o gestor ser cada vez mais eficiente, fazer mais com menos, decidir como utilizar melhor os recursos disponíveis. O mercado exige um ambiente de tecnologia com desempenho e não tolera desperdícios. Dessa forma, o acompanhamento dessas métricas é crucial e impacta diretamente nos resultados das empresas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Palavras como governança, gestão eficiente, prestação de contas, acordo de nível de serviços são aliados, esses termos somados a processos bem alinhados são sinônimos de bons resultados. Quanto mais a tecnologia evolui, mais complexo torna-se o seu gerenciamento.

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da TI. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência e monitoramento, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação de seus clientes, dessa forma, permitindo que as empresas acompanhem os principais aspectos do seu ambiente de TI.

Publicado em 30/09/2022