Os recursos digitais revolucionaram o modo de operação das empresas. Possibilitando a automatização e a integração de processos que antes eram manuais e lentos. Bem como, permitindo a comunicação instantânea com todos os cantos do mundo. Porém, por trás dessas facilidades existem grandes máquinas dedicadas que trabalham diuturnamente para prover esses serviços.

O coletivo dessas máquinas ou servidores em conjunto com os demais dispositivos de conectividade, telecomunicações e segurança é o que chamamos de data center. Diante deste cenário, a disponibilidade do data center se torna crucial para o funcionamento de uma empresa. Para isso, é necessário dispor de uma infraestrutura que tenha capacidade de atender todas as demandas da rede de computadores. 

Falhas com a capacidade de afetar o desempenho dos serviços ou da rede irão gerar grandes transtornos. Ou seja, quando citamos transtornos queremos dizer prejuízo. Um data center pode possuir diversos elementos e uma configuração complexa, portanto, é primordial a capacidade de encontrar rapidamente as falhas quando acontecerem. Contudo, como as encontramos com agilidade em uma infraestrutura com tantos elementos?

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO

O gerenciamento e o monitoramento constantes serão os seus principais aliados nessa importante missão. A visibilidade da infraestrutura irá prover a capacidade de detectar e isolar erros com agilidade. Assim, reduzindo o risco de quedas de desempenho, paradas na rede e consequentemente evitando o prejuízo que esses eventos certamente iriam causar. 

Outro ponto, não menos importante, é a gestão dos ativos, caracterizada pela tomada de decisões estratégicas com base em dados fornecidos em tempo real. Assim como a capacidade de visualizar os indicadores de desempenho através de gráficos e relatórios. Bem como, prover informações que auxiliem no planejamento de expansão da infraestrutura e na correta alocação de recursos. 

Agora que entendemos a importância do monitoramento do nosso data center, o que podemos monitorar?

O QUE PODEMOS MONITORAR?

Com o SLAview é possível visualizar todos os parâmetros e indicadores dos ativos presentes na infraestrutura de rede. Assim como, manipular estes dados de modo a construir gráficos e gerar relatórios com imensa flexibilidade. A partir dos indicadores, o administrador também será capaz de configurar alarmes que o manterão a par de qualquer alteração significativa nos indicadores da infraestrutura.

O protocolo SNMP é o principal ingrediente quando falamos em gerenciamento e monitoramento de indicadores de rede. O SNMP é um protocolo da camada de aplicação que estabelece a troca de informações de gerenciamento de redes. Através desse protocolo é possível coletar diversas informações de qualquer dispositivo que possua um agente SNMP configurado. Dessa forma, teremos um universo de possibilidades de monitoramento. Possibilidades essas que vão desde indicadores referentes a dispositivos como roteadores e switches, até sensores como sensor de umidade e detectores de inundação. Além disso, de forma complementar, é possível utilizar scripts ou coletas via ICMP ou twamp para recuperar informações adicionais como jitter, latência e perda de pacotes.

Assim, garantindo a visibilidade de indicadores como: uso de memória, processamento, temperatura e parâmetros que possibilitem monitorar a saúde e a integridade física do seu data center em tempo real.

Conceitos ligados à indústria 4.0 reforçam a importância do controle em tempo real da produção de acordo com as informações que são recebidas. Agilidade na tomada de decisão.

Por fim, com a capacidade de configurar gráficos, mapas e dashboard, o administrador será capaz de gerenciar e monitorar por completo tudo que acontece no seu data center. Garantindo assim uma rede de computadores mais eficiente e resiliente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O SLAview é um sistema de gerenciamento de rede para avaliar seu desempenho de forma fácil e prática.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.