Inegavelmente, a tecnologia é, e será, cada vez mais importante para as empresas. Primordialmente, por sua importância estratégica para a gestão das empresas. De acordo com a obra “Administração” de Stoner (1999), “somente com informações precisas e na hora certa, os administradores podem monitorar o progresso na direção dos seus objetivos e transformar planos em realidade”.

A frase acima está ligada a importância da informação na administração de empresas. Reforçando ainda mais a importância da tecnologia como meio de acesso a essas informações. Bem como meio de comunicação com clientes e colaboradores. Assim sendo, o uso de termos como “transformação digital” são cada vez mais comuns.

Entretanto, a frase de Stoner pode ser interpretada também para a administração da TI corporativa. Portanto, para uma gestão de TI eficiente é crucial possuir informações precisas acerca do seu funcionamento. O autor acredita que as informações podem ser avaliadas pelos seguintes fatores:

  • Qualidade da Informação – Nível de precisão e confiabilidade da informação.
  • Oportunidade da informação – Para maior agilidade nas ações corretivas, as pessoas certas precisam ser informadas no momento certo.
  • Quantidade de Informação – As informações precisam ser concisas e suficientes para a tomada de decisões. Contudo, muitas informações de fontes diferentes podem gerar ruído e acabar escondendo detalhes importantes.
  • Relevância da Informação – As informações que os administradores recebem devem ter relevância para as suas atividades. 

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE SLA

SLA (ou acordo de nível de serviço) estabelece parâmetros em termos mensuráveis de todos os serviços fornecidos ao contratante. Ou seja, apresenta as metas, prazos e suporte, dentre outros. De acordo com a ABNT o SLA deve ser exigido em qualquer relação contratual de TI, seja para clientes internos ou externos.

O SLA interno busca garantir que a TI da empresa atenda requisitos importantes para o funcionamento da própria empresa. Como, por exemplo, o tempo de disponibilidade dos dispositivos. Para isso, é necessário um sistema que verifique de forma contínua a conectividade com esses dispositivos. Bem como seja capaz de emitir um alarme caso algum esteja desconectado.

Disponibilidade, latência, jitter e utilização são alguns dos indicadores chaves de performance (KPIs). O SLA definirá quais KPIs serão utilizados e quais serão as metas estabelecidas que melhor atendem a estratégia de negócio da empresa. Devido a isso, é crucial que a equipe de TI tenha essas informações com qualidade, oportunidade, quantidade e relevância.

VISÃO GERAL E UNIFICADA DA REDE

Como visto anteriormente, a quantidade incorreta de informações pode gerar ruídos. Logo, é importante possuir uma visão centralizada. Dessa forma, relacionando os componentes principais da infraestrutura em apenas um lugar. 

Com o SLAview, a TI irá obter uma visão estruturada e até mesmo um mapa de todos os dispositivos. Desse modo, sendo capaz de realizar o acompanhamento deles em tempo real conforme serão marcados em vermelho os dispositivos aos quais os indicadores de desempenho desrespeitarem os parâmetros estabelecidos.

Portanto, essa funcionalidade é capaz de prover visão panorâmica e georreferenciada do atual comportamento da rede. Os alarmes baseados em indicadores de desempenho, além de visualizados no mapa pela alteração de cor, poderão ser configurados para enviarem notificações por e-mail, telegram e até mesmo alerta sonoro. Sobretudo garantindo a oportunidade da informação.

Diante desse cenário, um controle de visualização de usuários pode ser configurado. Portanto, restringindo parte da infraestrutura que cada um terá acesso. Desse modo, buscando que aquele usuário se concentre apenas nas informações relevantes para as suas atividades. Tudo isso com a qualidade da informação que um sistema como o SLAview é capaz de fornecer. 

Mapa com visão estruturada dos dispositivos das filiais no Brasil
Mapa com visão estruturada dos dispositivos das filiais no Brasil
Mapa com visão georreferenciada dos dispositivos das filais espalhadas pelo mundo
Mapa com visão georreferenciada dos dispositivos das filais espalhadas pelo mundo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SLAview é um sistema de gerenciamento e monitoramento de rede capaz de avaliar seu desempenho e detectar falhas de forma fácil e prática. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.