Embora o termo “Big Data” seja relativamente novo, o ato de guardar e reter grandes quantidades de informações para eventual análise de dados já ocorre desde dos primórdios. Obviamente, devido ao avanço tecnológico, é possível que em um único dia consigamos transmitir conteúdos que os nossos antepassados demoravam anos para receber. Basicamente, Big Data nada mais é do que um termo que descreve o imenso volume de dados (estruturados ou não) que impactam diretamente os negócios no dia a dia.

A qualidade e quantidade de informações dentro de uma empresa

Neste conceito, qualquer tipo de comunicação estabelecida seja ela direta ou indireta está incluída. Por exemplo, uma mensagem recebida pelo WhatsApp. Uma localização dada pelo Waze. Um post no Twitter. Entre outros vários tipos de exemplos. Estes dados são considerados como “não estruturados”. Dados estruturados normalmente são informações básicas e geralmente criptografadas. Por exemplo, como uma ligação telefônica, uma transferência de arquivos para um servidor, entre outros.

Não se torna complexo entender o cenário em que este conceito se aplica. O fato é que trocamos diversos e-mails durante o dia. Realizamos diversas compras pela internet. Deixamos rastros do que gostamos. Evidenciamos nossas preferências. Dentre diversas outras informações que giram durante todos os nossos dias. Diante disto, esta quantidade de informações é algo comum para as empresas.

A nossa atual realidade nos diz que, frequentemente, o cliente “alvo” da sua empresa explicita o que ele quer comprar. Isto sem precisar receber um contato comercial de sua empresa. A razão para isto é que hoje tudo é dinâmico, rápido e eficaz. O tempo é algo primordial para todas as empresas. Assim, negócios podem não ser fechados somente porque seu cliente não possui disponibilidade de recebê-lo para uma reunião.

Por isto, é tarefa de todas as empresas que desejam intensificar os seus negócios, coletar todos os dados recebidos e analisar os que realmente poderão contribuir para o crescimento e desenvolvimento de sua empresa.

O caso do Uber e a análise do Big Data

Em pesquisa de mercado, constatamos que a Uber é um dos exemplos clássicos sobre o quão importante é a análise do Big Data e como sua aplicação pode alavancar as linhas de negócio de forma espantosa. Fundada em março de 2009, em São Francisco na Califórnia – EUA, a empresa Uber atingiu em menos de 10 anos de mercado o valor de US$ 2.1 bilhões de dólares. Se tornando, até então, uma empresa com um aporte maior do que companhias renomadas no mercado e que possuem várias décadas de fundação. Como a Ford, que foi fundada em 1903 e como a GM, que foi fundada em 1908. O crescimento avassalador da Uber têm como principal alicerce, a análise do Big Data.

Basicamente, a proposta da empresa foi disponibilizar um serviço de transporte privado com um preço abaixo do que era cobrado pelos serviços de táxi. Entretanto, com um diferencial fundamental, (que hoje já é praticamente aplicado em todos os serviços que realizamos), que é o feedback do usuário e do motorista. Cada corrida realizada, o cliente e o motorista preenchem a avaliação que ambos tiveram mutuamente um do outro sobre o serviço prestado. Esta avaliação é armazenada e considerada, pois ambos podem ser penalizados no caso de uma reputação negativa.

Com isto, foi possível reunir o que o cliente final realmente queria: ser bem atendido e com um preço mais econômico. Desta forma, a Uber se tornou uma das empresas com o startup mais valioso do mundo. Podemos concluir com isto que o conceito de Big Data veio para transformar o mundo das análises e das metodologias. Além de proporcionar uma nova forma de interpretação do conteúdo que é realmente relevante entre tantas outras informações que recebemos e enviamos.

Importância do Big Data na empresa

Podemos afirmar que a análise do Big Data é imprescindível para qualquer empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A importância do Big data não está relacionada ao volume de dados que sua empresa tem. Mas sim o que sua empresa faz com estas informações.

Analisar os dados corretamente permitirá sua empresa encontrar respostas que impulsionarão suas linhas de negócio e auxiliarão nas melhores tomadas de decisões estratégicas, vide o exemplo acima da Uber. Porém, não é absurdo caso a sua empresa atualmente não faça a análise corretamente do Big data. A razão para isto é simples: tempo é dinheiro. Cada segundo para sua empresa poderá determinar o sucesso ou a estagnação de seus negócios.

Por isto, é fundamental que sua empresa possua ciência sobre quais os dados estão sendo transmitidos no dia a dia. O mundo corporativo se comunica fulltime e cada informação perdida é um negócio a menos que sua empresa poderá fechar.

Análise do Big Data do tráfego com solução de monitoramento de redes

Com base neste entendimento, e na tendência do mercado corporativo para Big data, a Telcomanager disponibiliza a plataforma TRAFip. Ela auxilia na analisé do Big Data sobre o tráfego consumido na rede empresarial e o tempo investido nos dados transmitidos. Esta plataforma permite aos nossos clientes obterem as informações que são realmente relevantes para suas empresas e que podem alavancar suas linhas de negócios, com redução de custos.

Com esta solução é possível consolidar informações que realmente serão determinantes para o crescimento de sua empresa no mercado atual. Ter acesso a estas informações poderão gerar um valor competitivo diante dos concorrentes. Lembre-se, o fator determinante sobre Big Data não é saber a volumetria final dos dados mas saber quais são relevantes. Com a solução TRAFip, isto é possível. Consulte-nos e descubra o quão importantes são os dados que trafegam em sua rede. E ainda, como estes poderão alavancar as linhas de negócio de sua empresa.