Quando se fala em desempenho da rede de computadores, a latência, sem dúvidas, é um dos indicadores mais importantes. A latência, popularmente conhecida como “ping” é uma medida temporal. Assim sendo, ela representa o tempo de ida e volta de um pacote entre dois pontos da rede. Portanto, quanto maior esse tempo, maior será a latência.

O termo “ping” faz referência ao Packet Internet Network Groper, que é um comando baseado no protocolo ICMP (RFC 792) disponível em grande parte dos sistemas operacionais. O termo também faz alusão ao jogo ping-pong, refere-se a ida (ping) e volta (pong) do pacote. Desse modo, o teste ping é baseado em duas mensagens, ida e volta. Assim, quando o teste é realizado entre dois pontos da rede, além de testar a conectividade entre os mesmos, poderá medir o tempo de ida e volta das mensagens.

Além do ICMP, outro protocolo útil para medir a latência é o TWAMP, como já citamos em um artigo anterior. Porém, o TWAMP possui algumas especificidades importantes, como a capacidade de medir o trajeto ignorando o tempo de processamento dos dispositivos. Bem como a capacidade de utilizar portas específicas para simular o comportamento de aplicações.

CENÁRIO

Diante do momento em que estamos vivendo, a necessidade de reuniões à distância nunca foi tão constante. Imagine uma reunião por videoconferência da diretoria de uma empresa. Durante a reunião, os vídeos congelam, o áudio fica distorcido. O evento fica completamente prejudicado. 

Certamente, a latência alta é um dos principais suspeitos no cenário descrito acima. Decerto, não é eficiente esperar esse tipo de problema acontecer para descobrir que a latência está alta. Principalmente, por isso poder representar prejuízo para os negócios das empresas.

Além do cenário apresentado, poderíamos citar outros nesse artigo, assim como o impacto da latência nas soluções VoIP. Bem como em jogos eletrônicos, causando o famoso “Lag”. Em todos os cenários a experiência do usuário ficará comprometida.

MONITORAMENTO DA LATÊNCIA 

Um teste ping poderá fornecer algumas informações. Porém, com visibilidade limitada e em muitas situações, o ping não irá refletir o comportamento das aplicações. Apenas uma solução de monitoramento abrangente como o SLAview será capaz de fornecer informações completas sobre indicadores como latência, perda de pacotes e jitter.

A ideia de um sistema de monitoramento é se antecipar ao problema descrito no cenário acima. Principalmente devido à capacidade do sistema ficar de olho em todos os indicadores citados, dentre eles, a latência. Assim sendo, monitorando vários dispositivos simultaneamente, sendo capaz de identificar mudanças de comportamento e potenciais falhas em toda a infraestrutura.

As informações poderão ser visualizadas em formas de gráficos, relatórios e até mesmo de alarmes. Com esse nível de visibilidade a equipe de TI poderá detectar facilmente se algum dispositivo está sobrecarregado ou apresentando alguma falha. Desse modo, ocasionando o aumento da latência. Inegavelmente, visibilidade proporciona a capacidade de uma equipe de TI ser menos reativa e mais proativa. 

Abaixo, têm-se alguns exemplos de informações sobre latência, extraídos do SLAview:

Gráfico de latência do dispositivo
Gráfico de latência do dispositivo
Relatório TOP N de objetos por latência
Relatório TOP N de objetos por latência

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SLAview é um sistema de gerenciamento e monitoramento de rede capaz de avaliar seu desempenho e detectar falhas de forma fácil e prática. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.