As conexões de Internet sofrem atualizações constantemente, desde dial-up, passando por banda larga, Wi-Fi e satélites até a tecnologia 5G. Em 20 anos é surpreendente o quanto a velocidade, segurança e qualidade destas tecnologias evoluiram. Neste sentido, a tecnologia 5G tende a trazer diversos benefícios tecnológicos para as empresas e demais usuários. Contudo, como qualquer outra nova tecnologia, a possibilidade de ter pontos adicionais de vulnerabilidade é elevada.

Portanto, vamos apenas recapitular de forma resumida.

A tecnologia 5G (Quinta geração de Internet móvel ou quinta geração de sistema sem fio) trata-se de uma tecnologia sucessora do 4G, destinada à comunicação de rede sem fio. Esta tecnologia é promissora e possuirá múltiplos acessos de dispositivos, menor tempo de latência, dentre outras características.

Neste artigo, vamos abordar o que devemos esperar do 5G com relação à segurança e como sua empresa poderá se planejar para adequar o seu ambiente tecnológico. Primordialmente, de modo a prevenir invasões.

Para tal, vejamos alguns dos principais tópicos relacionados ao 5G e o seu respectivo impacto no que se refere à segurança.

IMPACTO DO 5G NAS TECNOLOGIAS JÁ EXISTENTES

IoT (Internet das Coisas)

Sem dúvidas, o tema IoT será muito abordado no conceito da tecnologia 5G. Principalmente, porque com o 5G será possível implementar uma rede IoT com diversos recursos e funcionalidades. Com a rede 5G será possível conectar múltiplos dispositivos simultaneamente. Decerto aumentará as preocupações com relação à segurança do ambiente. 

Muitos dos dispositivos de IoT possuem pouca segurança. Assim, podendo permitir invasões de maneira mais fácil por parte de hackers. Desta forma, as empresas necessitarão aumentar os requisitos no que se refere à autenticação dos dispositivos e quais privilégios poderão estar associados a estes. 

Utilização dos dispositivos móveis 

Na medida em que os usuários poderão transferir mais conteúdos simultaneamente, se torna inevitável que mais brechas com relação à segurança fiquem evidentes. Com base nisto, será necessário limitar os tipos de conteúdos que poderão ser compartilhados ou transferidos dentro de uma rede interna privada. Como medidas de precaução, as empresas poderão necessitar da utilização de softwares próprios para realizarem suas respectivas transferências de arquivos em vez de usar aplicativos gratuitos.

É importante lembrar que além da solução de segurança, é fundamental criar políticas que instruam os usuários a utilizar apenas as aplicações autorizadas pela equipe de segurança. Isto irá prevenir que acessos a sites ou aplicativos não seguros, sejam realizados.

Infraestrutura de datacenter para suportar 5G

Como se trata de uma tecnologia ainda não implementada, não se sabe ao certo quais riscos e vulnerabilidades que o 5G poderá trazer. Com isto, é fundamental a empresa manter sempre o seu parque de rede atualizado. Portanto, com o máximo de segurança possível. Neste sentido, é importante acompanhar a evolução da tecnologia, e se prevenir, seja atualizando as soluções existentes ou investindo em novas soluções de segurança e proteção dos dados.

Monitoramento dos dispositivos de IoT

Outro ponto muito importante é com relação à monitoração e visibilidade dos ativos. Em um ambiente IoT, será necessário que a empresa possua soluções destinadas à segurança, que permita monitorar todos os ativos conectados.

Network slicing

O network slicing (ou fatiamento da rede) trata-se de uma arquitetura de rede que permite a multiplexação de redes lógicas virtualizadas dentro da mesma infraestrutura de rede física.  Um dos principais benefícios correlacionados a segurança, é que através desta arquitetura é possível distribuir os recursos para redes isoladas, com o intuito de atender os requisitos de uma determinada aplicação. Na prática, isto fará com que caso haja uma invasão bem sucedida em uma rede específica, apenas os ativos que nela estiverem conectados serão afetados.

Gerenciamento seguro dos dispositivos 

É fundamental que os dispositivos que estejam dentro de uma rede 5G sejam autenticados de maneira segura por uma solução de segurança da empresa. Com isto, poderão ser requisitadas, além de credenciais específicas, determinados tipos de assinaturas digitais ou outros mecanismos que se apliquem aos dispositivos, com o intuito de aumentar a segurança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A utilização da tecnologia 5G utilizará certamente mais componentes do que as tecnologias que vieram anteriormente, e com isto mais possibilidades de vulnerabilidades e consequentemente de ataques, poderão ocorrer.

Apesar dos esforços, ainda é incerto para todos, quais serão os novos desafios que serão descobertos no que se refere à segurança do 5G. 

Com isto, ter uma rede gerenciável e segura a partir deste momento é fundamental, não apenas para proteger o seu ambiente com a tecnologia atual, bem como para prospectar a utilização de novas tecnologias no futuro.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.