O aumento de tráfego nas redes ampliou a complexidade em gerir a infraestrutura de TI, por isso, identificar e tratar os problemas de funcionamento tem sido uma tarefa complicada e que exige uma grande quantidade de tempo.

Nesse sentido, novas ferramentas de análise preditiva auxiliam a equipe de TI a solucionar problemas específicos com maior eficiência, pois é possível solucioná-los antes de causarem falhas na operação da rede.

Ficou interessado? Continue a leitura para saber como sua empresa pode se beneficiar utilizando o recurso.

Por que implementar análise preditiva na sua empresa para prever o comportamento da sua rede?

A implementação desse recurso propõe-se a oferecer à sua empresa uma forma eficiente de reduzir gargalos, interrupções e outros problemas relacionados ao funcionamento da rede antes que impactem o desempenho da aplicação. Além de coletar, armazenar e organizar os dados de tráfego de forma eficaz.

Benefícios da análise preditiva

Prevenção de falhas

A análise preditiva transcende o monitoramento típico da rede, softwares como TRAFip e SLAview possibilitam criar uma visão ampliada das operações posteriores da rede. Esses recursos propõem soluções de monitoramento que viabilizam a análise e qualificação do tráfego na rede.

Quanto maior a quantidade de informações sobre os problemas que geralmente acomete as redes, mais facilmente você irá prever as falhas de desempenho e tomar as medidas antes que o problema seja notável. 

Antecipação de requisitos de capacidade

Com a análise preditiva é possível avaliar as tendências vistas nos padrões dos dados coletados, possibilitando ao analista da rede tomar decisões preventivas quanto ao comportamento da rede ou sobre a necessidade de escalar a capacidade. 

Quando a análise preditiva é realizada corretamente, é possível prever o impacto para que seja possível agir rapidamente.

É possível garantir o desempenho de qualidade ao prever o comportamento da rede

Os algoritmos de previsão aplicados no tráfego da rede abrangem as atividades padrão de planejamento estatístico da rede, o que melhora sua performance.

Além disso, os algoritmos de previsão influenciam no desempenho da rede pois auxiliam na tomada de decisão acerca de quais eventos irão causar maior impacto nos resultados. 

Relatórios de projeção para prever o comportamento da rede

Relatórios de projeção auxiliam a captar e organizar informações importantes. Nesse sentido, relatórios como TRAFip e SLAview podem ajudar.

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego capaz de garantir a visão das camadas da rede possibilitando uma visão amplificada do que ocorre na infraestrutura da rede.

As curvas de projeções geradas permitem uma análise de tendência que auxiliam na detecção de mudanças, especialmente quando os dados são analisados em grandes intervalos.

Por fim, os recursos do TRAFip irão prover a estratificação e caracterização do tráfego da rede atuando principalmente na eficácia da gestão.

Ademais, sua empresa poderá contar com o sistema SLAview, que auxilia no gerenciamento quantificando o desempenho da rede de maneira simples. Através desse recurso a equipe de TI poderá:

  • Analisar a atividade dos equipamentos da rede através de protocolos como o SNMP;
  • Identificar e responder rapidamente as possíveis falhas em sua infraestrutura local que afetem o funcionamento da rede;
  • Gerar indicadores chave de desempenho (KPIs) que auxiliem no acompanhamento de SLA ajustados às suas políticas de uso;
  • Optar por quais variáveis e filtros serão usadas em um relatório;
  • Visualizar o desempenho dos dispositivos por meio de gráficos de fácil compreensão que permitem o monitoramento de múltiplas variáveis de desempenho disponíveis em seu sistema;
  • Criar alarmes para mudanças de comportamento e integrá-los a outras funcionalidades facilitando o reconhecimento do problema;
  • Coletar dados por script, sendo possível criar métodos de coleta de dados personalizados.

Conclusão

Vale ressaltar que a análise preventiva de redes é uma ferramenta estratégica e que irá aprimorar os processos realizados pela equipe de TI e faz parte de um conjunto analítico geral.

Nesse sentido, é interessante que o modelo preditivo comece com análises básicas para que seja intuitivo e fácil de manusear.

Em resumo, os benefícios da análise preditiva otimizam o tempo e esforço necessários para manter o tráfego de rede funcionando corretamente. Entre em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia da Telcomanager e veja como podemos auxiliar em sua jornada.