No nosso cotidiano, não é difícil encontrar em lugares públicos, como shoppings, parques e restaurantes, pessoas que estão fisicamente próximas e que, de fato, se tratam de parentes ou amigos, mas, ao mesmo tempo, “estão longe”, imersos em seus celulares. O mais intrigante é que, constantemente, tais pessoas ainda utilizam os seus próprios dispositivos móveis para se comunicar, mesmo estando fisicamente próximas. Isto representa, sem dúvida, a dependência da Internet que a nossa geração atual possui. Este uso contínuo exige mais das comunicações e antenas. Exige mais dos provedores de internet. Estes, no que lhes concerne, precisam garantir a disponibilidade do serviço de internet.

A telefonia tradicional representou, por muitos anos, o principal meio de comunicação que tínhamos. Através dela, mantínhamos contato sempre que necessário e interagíamos com o mundo externo, bem como agendávamos os nossos compromissos. Com o crescimento extraordinário da Internet e dos aplicativos, entramos na era das Comunicações Unificadas (Unified Communications). Nesta era, através de um simples chat em tempo real, conseguimos tirar dúvidas, agendar compromissos, dentre outras atividades.

Evolução da Internet

Compreender o quão dependentes nos tornamos da Internet é algo complexo, principalmente na época em que vivemos. Considerando a década de 90 até hoje, a mudança de paradigma com relação à disponibilidade da Internet foi gigantesca. Quem viveu esta época lembra a dificuldade que era para conseguir conectar na Internet. Além de ocupar uma linha telefônica com um custo elevado pelo período da conexão, nem sempre era possível conectar-se a Internet. Nos finais de semana era ainda mais difícil, haviam inúmeras pessoas conectadas simultaneamente.

Nos dias atuais, estamos conectados na Internet durante todas as horas do dia e nem sequer percebemos quando conectamos. Esta disponibilidade que temos da Internet em nosso cotidiano nos faz acreditar que não teremos mais o problema de outrora. Aquela situação em que quando havia muitas pessoas conectadas simultaneamente, não conseguíamos nos conectar na Internet com facilidade e no horário em que desejávamos. É preciso compreender que por causa desta evolução na disponibilidade da Internet, o que nós usuários esperamos de um provedor de internet, em primeiro lugar, é que este não nos “deixe na mão”.

A disponibilidade do serviço de internet

Você pode pensar assim: “quer dizer que se a Internet, durante o dia, tiver uma redução de velocidade que não prejudique as atividades habituais de um usuário, é possível que este suporte temporariamente este incidente?” A resposta para a maioria dos usuários, será sim. A razão para isto, é que a disponibilidade da Internet é mais importante do que a velocidade da mesma. Obviamente, que se a velocidade estiver consideravelmente lenta, tal qual impeça as atividades necessárias do usuário, esta não se enquadrará na afirmação acima.

Os clientes, quando contratam um provedor de internet, esperam minimamente que o serviço sempre esteja disponível e que os problemas que por ventura surjam, sejam resolvidos no menor tempo possível, não ocasionando prejuízos. Desta forma, os clientes acreditam no serviço do provedor de internet e em sua respectiva operação, depositando ainda, muitas das vezes no serviço de internet contratado, a sua fonte de sustento. Conhecer o perfil do cliente e o plano de negócio, é fundamental para qualquer provedor de internet. Questionamentos como:

“Que tipo de serviço iremos ofertar para aquela região?”
“O serviço será entregue somente em um bairro ou em um município?”
“Qual a velocidade máxima que os outros provedores entregam e qual é a velocidade máxima que o nosso serviço poderá entregar?”

Engenharia de Redes e Engenharia de Tráfego

Por esta razão, é extremamente importante que o provedor de internet saiba separar dois tópicos importantes e que se correlacionam em um ambiente de redes, tais quais são: Engenharia de Redes e Engenharia de Tráfego. A diferença basicamente entre ambos é em sua respectiva aplicação. Para aplicarmos a Engenharia de Redes, necessitamos de um investimento, seja na aquisição de equipamentos ou na aquisição de softwares. Já na Engenharia de Tráfego, para aplicarmos necessitamos de algo primordial, chamado de conhecimento.

Conhecimento para melhor atender

O conhecimento terá papel determinante na linha de negócio de um provedor de internet. Talvez você pense: “bom, o meu parque de equipamentos é de marca confiável, possuo uma equipe técnica qualificada e certificada no fabricante que utilizo, ou seja, já possuo todas as ferramentas de conhecimento necessárias.”. Aí é que está o equívoco. Não basta ter conhecimento sobre o produto que se utiliza, é necessário ter uma visão geral sobre o tráfego. Além de ter um conhecimento amplo sobre o perfil do cliente e sobre o local onde será prestado o serviço. Vejamos um exemplo:

Em uma breve pesquisa na Internet, é possível evidenciar que existem planos ofertados em grandes capitais do país (Brasil) de 100 Mega pelo preço inferior a R$ 130,00 mensais. Agora, se formos considerar o estado do Amapá, não seria nenhum absurdo se o mesmo plano de 100 Mega custasse o valor de R$ 800,00 mensais. Afinal, o estado do Amapá não possui muitas opções de provedores de internet e pacotes acessíveis. Portanto o preço para que seja contratado um pacote de internet neste estado é elevado em comparação a outros.

Conhecendo as diferenças e necessidades

Com base nisto, temos o conhecimento de que a região do Amapá, possuirá um serviço de internet com um valor de custo mais elevado do que outras regiões. Devido as suas próprias características de inacessibilidade evidenciadas neste período em questão. Logo, caso um provedor tenha o interesse de prestar seu respectivo serviço no estado do Amapá terá que realizar um investimento considerável.

Dessa forma, podemos dizer que o valor cobrado de internet no Amapá é muito caro? Depende. Você pode se perguntar: “como assim depende? É óbvio que é muito caro!”. Certo, imagine que você tenha um negócio no Amapá, em que você tenha que enviar notas fiscais eletrônicas a cada 15 minutos referentes aos produtos que você vende no valor de 1 mil reais cada nota fiscal. Caso você não envie dentro do prazo acertado, sofrerá uma redução no valor que iria receber. Ainda assim, acharia muito caro pagar  800 reais mensais para ter a garantia do faturamento de mais de 15 mil por dia?

Certamente não. Inegavelmente, conhecer o perfil do cliente é fundamental para saber se o serviço oferecido é competitivo comercialmente ou não. Tendo posse todas essas informações, é fundamental que o provedor de internet possa evidenciar de maneira pró-ativa onde seus links deverão ser priorizados. Todavia, existirão cenários em que clientes pagarão um valor elevado por mês apenas para poder enviar e receber e-mails duas ou três vezes por semana. Entretanto, o conteúdo destes e-mails poderá ser o responsável pelo seu faturamento mensal.

Condições de serviço de internet

Inevitavelmente, as condições de internet no Brasil ainda estão muito aquém de serem as ideais no que tange disponibilidade. Ter um diagnóstico preciso sobre as condições da rede é fundamental. Esta é uma vantagem para que os seus clientes não percam a confiança depositada no seu serviço de Internet.

Na atual conjectura, um dos grandes problemas que os provedores enfrentam não são relacionados aos equipamentos, e sim ao tráfego. Alocar recursos técnicos, como especialistas, para realizar um estudo de tráfego poderá não ser produtivo. Além de ser algo consideravelmente caro. Pois, as condições do tráfego da rede poderão variar de acordo com os dias. No final das contas, o mesmo problema de tráfego permanecerá. E o pior de tudo, quem será prejudicado, será o seu cliente. Este perderá a confiança e credibilidade no seu serviço, além de ser impactado com a indisponibilidade do serviço contratado. Neste momento, o provedor precisa entender a importancia de garantir a disponibilidade do serviço de internet.

Como garantir a disponibilidade do serviço de internet?

A partir disto, a Telcomanager disponibiliza através do TRAFip, uma forma inteligente de garantir que o seu serviço de internet sempre estará disponível aos seus clientes. Igualmente, permitirá ter uma visão geral sobre o tráfego de sua rede em tempo real.

Esta poderosa ferramenta foi desenvolvida com o intuito (dentre outros) de permitir que você, como provedor, possa garantir para seus clientes que o seu serviço de internet sempre estará disponível. Com um design fácil e intuitivo, através de gráficos, é possível perfeitamente identificar links onde possuem tráfego elevado. Bem como entender o tráfego de acordo com a sua necessidade.

Esta ferramenta não será apenas mais um software instalado em um appliance dentro do seu rack. Primordialmente, será uma solução que lhe concederá o elemento mais precioso que existe no mercado atual, o conhecimento. De nada adianta ter equipamentos robustos, equipe técnica qualificada, se não houverem ferramentas adequadas para que o seu serviço sempre esteja disponível. A disponibilidade do seu serviço é uma premissa para seu cliente. É ela que fará com que ele contrate o seu serviço ou não.

A satisfação é a melhor moeda do provedor de internet

Uma vez que o seu cliente tenha contratado o seu serviço e ficado satisfeito, tenha a convicção de que o seu negócio poderá se multiplicar rapidamente. Pois, um cliente satisfeito irá transmitir esta satisfação para diversos outros clientes potenciais. Agora, se cliente ficar insatisfeito com a disponibilidade da internet, ele também irá transmitir esta insatisfação para os demais. Isto, sem dúvidas, poderá ocasionar prejuízos para o seu negócio.

O investimento em equipamentos e mão-de-obra técnica é importante. Todavia, apenas se estes estiverem alinhados com o conhecimento necessário sobre as condições de tráfego de sua rede. Lembre-se, a confiança depositada pelo cliente no serviço de Internet será o fator determinante para o crescimento de sua empresa.

Consulte-nos e venha descobrir uma forma inteligente de utilizar sua rede de dados, reduzindo custos e otimizando soluções. Com as soluções inteligentes e exclusivas da Telcomanager, isto é possível.