Dando continuidade no artigo anterior, nesta segunda parte, identificaremos as novas funcionalidades relacionadas aos seguintes elementos:

  •       Gráficos e Dashboards.
  •       Relatórios.

Vamos juntos?

Inicialmente, vamos abordar sobre os novos recursos relacionados aos gráficos e dashboards. Vale destacar antes de nos aprofundarmos no tema, o nível de importância que se tem dado para tais recursos atualmente.

Em diversas situações, as empresas necessitam de informações objetivas que sejam visualizadas de maneira rápida, amigável e de fácil compreensão. Em outras palavras, apenas ter os dados necessários não é suficiente em muitos dos casos.

Desta maneira, a importância dos dashboards, se evidencia ainda mais, e não basta apenas tê-los, mas também é de suma importância que estes realmente tragam as informações necessárias, que são requeridas pela empresa para uma determinada avaliação.

Com isto, vejamos a seguir os novos recursos que estão sendo disponibilizados na versão atual da Telcomanager para os gráficos e dashboards:

Recursos sobre Gráficos e Dashboards: 

Aplicação de filtros para visualização de alarmes

Com o intuito de facilitar a criação dos respectivos dashboards para os usuários, é possível ordenar os KPIs e alarmes através da utilização de tabelas ou gráficos, por exemplo. Neste contexto, denominamos com o nome de “widget” cada elemento que consta no dashboard.  

Desta forma, caso o “widget” selecionado seja relacionado a alarmes, o usuário conseguirá acessar respectivamente o console de alarmes garantindo desta maneira uma análise de maneira fácil e intuitiva. 

 Atualização constante 

Para que o dashboard possa trazer as informações de maneira dinâmica e rápida, é fundamental que os dados possam ser atualizados de forma sistêmica, ou seja, sem nenhuma intervenção oriunda de um usuário. Por esta razão, a Telcomanager disponibiliza em sua nova versão atual, o recarregamento automático do dashboard.  

Isto sem dúvidas, facilita o gerenciamento do ambiente, pois dispensa a necessidade de dispor de um colaborador para que o dashboard possa ser atualizado, com os seus respectivos dados pertencentes.

Criação de Dashboards do tipo “placar” 

A possibilidade de visualizar os dashboards de maneiras distintas faz total diferença para que uma determinada informação possa ser visualizada de maneira mais amigável e transparente para o usuário. Pensando neste aspecto, a Telcomanager disponibiliza a possibilidade na sua nova versão, de criar dashboards em formato de “placar”, permitindo que seja demonstrado os quantitativos de objetos que estão alarmados em relação ao alarme escolhido respectivo.

Recursos sobre os Relatórios

Os relatórios, são essenciais para que qualquer empresa possa ter uma medição adequada sobre a situação de sua respectiva infraestrutura. Ter uma solução como a da Telcomanager multi-vendor que permite trabalhar com diversos fabricantes, é sem dúvidas, um diferencial para um acompanhamento preciso e adequado da infraestrutura.

A Telcomanager disponibiliza os seguintes recursos em sua nova versão para os relatórios:

Relatório TopN caracterizado 

Quando caracterizamos relatórios baseados em rankings, é muito comum necessitarmos ter um segundo nível, que nos permita aprofundar um determinado elemento. 

Por exemplo, se extrairmos um relatório que contenha um ranking das 5 (cinco) sub-redes com maior tráfego, é importante que possamos apurar o que está por de trás das sub-redes, que neste caso, poderiam ser as aplicações, e com isto, extrairmos um novo ranking que indique as aplicações com maior tráfego em cada sub-rede.

Pensando nesta necessidade requerida, a Telcomanager disponibiliza este tipo de relatório que permite visualizar um ranking primário (primeiro nível) e o ranking secundário (segundo nível baseado no ranking primário).

Relatório de Policy compliance 

Para que as regras estipuladas nas políticas de segurança da informação sejam obedecidas, é importante que eventuais anormalidades possam ser prontamente identificadas e corrigidas pela empresa.

Para corroborar com isto, a Telcomanager disponibiliza o Relatório de Policy Compliance que permite que a equipe técnica possa realizar um diagnóstico preciso, comparando as configurações dos dispositivos com as políticas definidas pela organização. Tal relatório, permite que a empresa possa identificar quais são os objetos que não estão em conformidade com as políticas determinadas pela empresa.

CONCLUSÃO

Para nós da Telcomanager, garantir a qualidade dos nossos produtos, somados às necessidades dos nossos clientes, é um fator primordial, o que faz com que estejamos sempre atentos aos novos recursos que se fazem necessários.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede. rios, para melhor atender os nossos clientes. 

Publicado em 13/01/2023