Em um escritório corporativo, é muito comum que as estações de trabalho estejam conectadas na rede, através de cabeamento de rede estruturado. A infraestrutura de rede cabeada auxilia a empresa em diversos pontos no que se refere à instalação de equipamentos, para as mais variadas aplicações, bem como para a execução das tarefas dos usuários.

Com a utilização da telefonia IP, muitas empresas optam por utilizar a mesma infraestrutura de cabeamento de rede, tanto para a sua respectiva estação de trabalho como para um telefone IP.

Isso é possível, devido a diversos telefones IPs no mercado possuírem uma segunda porta de rede disponível para o compartilhamento da rede com uma estação de trabalho. Com isso, o telefone IP recebe o cabeamento de rede que vem do switch, através da porta de rede LAN do telefone. Dessa forma, o próprio telefone IP possibilita conectar um cabo de rede entre ele e uma estação de trabalho, compartilhando assim, um único cabeamento que é proveniente do switch.

Além do uso para a telefonia IP, possuir uma infraestrutura de cabeamento de rede adequada, é vital para garantir o desempenho necessário para as aplicações bem como, para evitar problemas técnicos, que visem trazer transtornos à empresa.

Uma infraestrutura de cabeamento de rede não adequada poderá causar diversos tipos de problemas, desde lentidão no tráfego das informações, até uma paralisação de determinados serviços na rede.

Por esses motivos, quais pontos necessitamos identificar para mapear corretamente uma nova implantação de infraestrutura de rede?

BOAS PRÁTICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DA REDE

Vejamos a seguir, alguns dos principais:

Mapeamento total da infraestrutura 

Antes de proceder com qualquer etapa do projeto de implantação, é necessário compreender a planta física do local, incluindo todos os cômodos que receberão o cabeamento de rede. O ideal, é que caso a sua empresa não possua equipe técnica específica para este segmento, seja avaliado a possibilidade de contratação de uma empresa especializada nessa área, que possa auxiliar o planejamento, bem como executar da maneira correta e padronizada toda a infraestrutura.

É necessário identificar quais são as áreas que necessitarão de adequação para receber a infraestrutura, como também planejar apropriadamente como os cabos serão passados de uma área para a outra, respeitando o limite máximo de distância.

Identificar qual a categoria do cabo melhor atenderá 

É importante identificar quais são os requisitos necessários para as aplicações que utilizarão a infraestrutura de rede cabeada, para que não seja lançado um cabeamento com taxa de transferência incompatível com a necessária.

Para tanto, é importante verificar, dentre outras informações, quais são as bandas necessárias para as aplicações, bem como as características dos switches, a fim de poder posicionar a categoria do cabo que atenderá adequadamente.

Verificar a localização dos switches 

Para que o planejamento de uma infraestrutura de rede seja bem-sucedido, é fundamental que seja mapeado corretamente como será a distribuição dos switches para atendimento aos pontos dos usuários. Neste aspecto, para uma nova implantação, é importante também verificar se serão utilizados telefones IP nas mesas dos usuários. 

Neste sentido, é fundamental verificar se os telefones IPs possuem uma porta de rede disponível para o compartilhamento da rede com uma estação de trabalho com a velocidade necessária, caso esteja no planejamento a utilização do mesmo cabeamento para ambos.

Outro ponto importante, é que existem diversos modelos de telefones IPs no mercado que permitem a alimentação elétrica através de PoE (Power over Ethernet). Isso permite energizar o telefone IP através do mesmo cabo de rede que é oriundo do switch. 

Nesse aspecto, caso a sua empresa adote o PoE para alimentar os telefones IPs, é importante verificar se os switches possuem essa capacidade. Ainda, nesse ponto, a fim de garantir um consumo de energia eficiente, é importante identificar qual será o consumo de energia do telefone IP .

Vejamos agora, alguns pontos importantes para que a manutenção da infraestrutura da rede cabeada, possa ser feita adequadamente:

MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA CABEADA 

Organização dos cabos no CPD 

A organização do cabeamento é essencial. Para tanto, existem alguns cenários que deverão ser evitados, tais como: cabos entrelaçados uns aos outros sem a correta separação e passagem, conectores RJ-45 danificados, cabos esticados em seu limite ou com sobras muito extensas sem a correta organização. Esses e diversos outros casos prejudiciais à organização, devem ser evitados.

Identificação correta 

Esse fator é fundamental, para que a equipe técnica possa realizar a manutenção. Imagine que um determinado usuário reporta que está sem rede em sua estação de trabalho, e a sua equipe técnica, ao olhar para o CPD verifica que existem no mínimo 6 (seis) switches de 24 portas, sem nenhuma identificação sobre qual andar ou ponto é abastecido em cada porta. Se a sua equipe técnica não possuir a informação armazenada em algum lugar, provavelmente, terá muitas dificuldades para identificar qual ponto de rede está atendendo esse usuário.

Períodos pré-definidos de reavaliação e possível substituição 

É importante que sejam definidos períodos mínimos para reavaliação, bem como possível substituição de um determinado cabeamento. Essa manutenção preventiva poderá evitar possíveis transtornos devido ao desgaste dos materiais, e consequentemente permitirá que a equipe técnica possa realizar os devidos reparos em janelas de tempo programadas, fora do horário, que não impacte a operação. 

Instruções aos usuários sobre a correta utilização

A instrução para os usuários também têm um papel muito importante para a manutenção da infraestrutura da rede. Essas instruções têm o papel de explicar aos usuários como utilizar o cabeamento da maneira correta, evitando desgastes devido ao mau uso. Com isso, recomendações simples, como evitar ficar dando diversos nós no cabo ou até mesmo de mostrar a maneira correta de utilizar os materiais, auxilia a equipe técnica, como também evita possíveis problemas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar, existem diversos pontos importantes que devem ser observados para que a infraestrutura de cabeamento de rede seja realizada adequadamente, bem como mantida corretamente.

Por esta razão, o planejamento é fundamental para que qualquer empresa possa elaborar qualquer novo projeto de infraestrutura de rede. Isso requer conhecer as necessidades dos ambientes físicos e tecnológicos da empresa. E com isto, elaborar um projeto que permita não apenas atendê-las, nesse momento, como também possibilita que a sua empresa possa realizar as expansões e modernizações necessárias.

Uma infraestrutura de rede cabeada gerenciável, organizada e padronizada poderá evitar diversos tipos de problemas tecnológicos para os usuários, bem como permitirá que a equipe de TI possa ter controle do ambiente e com isto apoiar devidamente os usuários em suas respectivas solicitações e necessidades. 

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.