As políticas de compliance estão cada vez mais sendo aplicadas nas empresas, e sem dúvidas, possuem um papel fundamental em todas as organizações que visam propiciar transparência e confiabilidade a quaisquer atividades que porventura, sejam de suas respectivas naturezas.

O compliance visa possibilitar não apenas uma visão clara e contundente da legislação vigente no país, como também instrui todos os colaboradores sobre quais condutas deverão ter de acordo com cada situação.

Muitas empresas atualmente, só aceitam realizar transações com fornecedores que possuam políticas de compliance estabelecidas para todos os colaboradores na organização.

Nesse aspecto, qual seria a importância do ambiente tecnológico para uma política de compliance?

Quais são os pontos tecnológicos que devem ser observados para a adoção ao compliance?

É em cima desses e de outros pontos que iremos construir este artigo.

IMPLEMENTAÇÃO DE COMPLIANCE

Primeiramente, é necessário compreendermos que as diretrizes associadas ao compliance estão diretamente em consonância com as leis vigentes do país, e possuem o intuito de auxiliar todos os colaboradores com todos os temas necessários, bem como ajudá-los com as recomendações.

Vale ressaltar que apesar de a legislação vigente no país estar acessível para todos os cidadãos, é importante que uma política de compliance reforce tais temas, indicando inclusive, situações que devem ser observadas, principalmente, no que se refere a política de anticorrupção e fornecimento de bens, produtos e serviços a entidades públicas.

Com isso, vejamos a seguir alguns elementos que devem ser observados na aplicação das diretrizes de compliance:

Treinamentos e certificação de conclusão 

É imprescindível que todos os colaboradores na empresa realizem treinamentos periódicos acerca do compliance, bem como sejam submetidos a testes de conclusão. Isso irá garantir que o conhecimento da política de compliance estará sendo propagado corretamente, e atualizado com frequência.

Acesso ao canal de comunicação relativo ao compliance 

É fundamental que todos os colaboradores tenham ciência de como poderão se reportar, no caso de esclarecimento de dúvidas, ou até mesmo no envio de denúncias sobre possíveis irregularidades identificadas. Para a correta avaliação das requisições, deverá ser nomeado um comitê responsável.

Divulgação sobre a política de compliance para os colaboradores, clientes e fornecedores 

É importante que todos os profissionais envolvidos com a empresa possuam conhecimentos acerca da política de compliance que ela possui. Esse conhecimento poderá ser obtido, através de campanhas regulares que visem evidenciar que a empresa em questão, possui diretrizes definidas acerca do compliance.

Além dos pontos que vimos acima, é fundamental que a empresa possua um ambiente tecnológico propício que permita diminuir quaisquer lacunas que visem causar prejuízos a política de compliance da empresa.

AMBIENTE TECNOLÓGICO

Um ambiente tecnológico propicio requer que diversos pontos sejam observados e considerados, dentre os quais podemos citar:

Visibilidade do tráfego da rede de dados 

Com o intuito de corroborar seja com uma investigação interna de compliance ou até mesmo com uma política de segurança da informação, a visibilidade do tráfego da rede de dados, sem dúvidas, é essencial. Para tal, é importante que a sua empresa possa identificar prontamente todos os aspectos relacionados ao tráfego da rede de dados, como, por exemplo, quais são os sites que os usuários mais acessam, ou se há algum tráfego suspeito na rede.

A ausência da visibilidade do tráfego da rede de dados, pode ocasionar diversos problemas para a empresa, que afetam a política de compliance, como:

  • Ausência de indícios de acessos a páginas suspeitas. 
  • Falta de visibilidade sobre o consumo de tráfego realizado. 
  • Brechas de segurança para ataques.
  • Desperdícios de recursos financeiros.
  • Interações em páginas de conteúdo não autorizado.

Utilização de aplicações homologadas pela equipe técnica de TI 

A utilização de aplicativos homologados pela equipe de TI, visam garantir que a equipe técnica tenha total controle sobre a utilização desses, como, por exemplo, os arquivos transferidos, ou ainda se a comunicação está ocorrendo entre usuários que são da mesma empresa. 

A utilização de aplicações não homologadas pela equipe de TI, podem abrir brechas de segurança, e consequentemente expor uma informação de maneira ilícita.

Com isso, é importante que somente as aplicações homologadas pela equipe de TI, sejam utilizadas pelos colaboradores, sendo que as demais devem ser bloqueadas automaticamente, ou seja, os colaboradores não devem ter privilégios que possibilitem a instalação dessas.

Mecanismos de autenticação com segurança 

É importante que a sua empresa avalie a possibilidade de implementação de mecanismos de segurança, para os acessos que os usuários necessitem realizar a determinadas páginas ou sistemas na empresa.

Um exemplo disso, é a utilização do método de autenticação com base na aprovação do acesso utilizando outro dispositivo, como um celular.

Este método, é conhecido como MFA (Multi-factor authentication) que visa propiciar uma camada adicional de segurança, que no exemplo acima, seria outro dispositivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar no decorrer deste artigo, o ambiente tecnológico possui um papel muito importante e estratégico para o sucesso de implementação de uma política de compliance.

É fundamental que a sua empresa avalie se reúne atualmente, todas as ferramentas tecnológicas que propiciem garantir que a política de compliance será seguida corretamente e terá todos os recursos necessários para que as ações de prevenção ou de ação, sejam tomadas em tempo oportuno.

O sucesso de implementação de uma política de compliance, depende, dentre outros fatores, de um ambiente tecnológico propício com ferramentas adequadas que possibilitem disponibilizar todos os recursos necessários para as equipes correspondentes.  

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações fundamentais para aplicação do compliance.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.