A internet (ou rede mundial de computadores) está entre as maiores invenções da humanidade. Portanto, se tornando um canal indispensável de comunicação para pessoas e empresas. Contudo, principalmente em ambiente corporativo, o gerenciamento da utilização da internet é crucial para explorar o seu potencial de forma eficiente e segura. 

Graças à internet foi possível que muitas empresas continuassem com os seus negócios mesmo durante a crise mundial causada pela pandemia (Covid-19). A mobilidade corporativa propicia a capacidade de compartilhamento de recursos e conexões remotas. Assim, contribuindo para modelos flexíveis de trabalho, como o home-office.

Como meio de comunicação, é inegável o papel central da internet, tanto para a comunicação interna entre os funcionários, quanto externa entre funcionários e clientes. Bem como, o uso de e-mails corporativos, chats e aplicativos de videoconferência. Diante desse cenário, tais ferramentas assumem papel central para o funcionamento das empresas. 

VISIBILIDADE DO TRÁFEGO

Como destacamos, é indiscutível a importância da internet para uma empresa. Contudo, como qualquer recurso importante, é crucial o seu monitoramento. Entretanto, não há monitoramento sem visibilidade. 

Você tem visibilidade de como a internet é utilizada em sua empresa? Quais são os sites ou serviços com maior tráfego? Se tiver mais de um link, qual a distribuição de utilização entre esses links? Qual a distribuição do tráfego de internet entre os setores? Essas e outras perguntas só serão possíveis de serem respondidas com uma ferramenta que propicie uma visão global da rede de computadores.

Através do TRAFip é possível adquirir uma visão global da rede e análise estratificada do tráfego. O TRAFip tem como a sua principal funcionalidade a coleta e análise de fluxos para prover a visibilidade do tráfego na rede. Foi incluída ainda na versão mais recente do TRAFip (9.2.0) a capacidade de monitoração dos pacotes DNS originais em conjuntos com os fluxos coletados. Portanto, trazendo informações ainda mais precisas do tráfego de serviços específicos de internet como o Google, Netflix, YouTube, Facebook, serviços de streaming dentre outros.

 

Tráfego de sub-rede por serviço de internet
Tráfego de sub-rede por serviço de internet

MANTENHA O TRAFIP ATUALIZADO

Uma das principais formas de caracterizar o tráfego da internet é através da tradução do ASN. O ASN (Número do Sistema Autônomo) é uma identificação única e global de um sistema autônomo no sistema de roteamento BGP. O BGP é o protocolo de roteamento que possibilita o funcionamento da internet.

Manter o cadastro da base de ASN é importante para o TRAFip identificar o tráfego absoluto de cada ASN e dentro dos perfis de tráfego que utilizam o ASN como objeto do perfil. 

Perfil de distribuição de ASN x Grupo de Interfaces
Perfil de distribuição de ASN x Grupo de Interfaces

A área em cinza no gráfico representa tráfego indefinido. Quanto maior a quantidade de ASNs não reconhecidas maior será a área cinza. Sobretudo devido alguns fabricantes não enviam corretamente as informações de ASN no fluxo. Portanto, o TRAFip possui uma opção de marcação dessas informações nos dados brutos. A nova versão do TRAFip (9.2.0) terá a opção de tradução automática com a base de dados de ASN na nuvem da Telcomanager. Assim, aplicando as correções necessárias. Promovendo assim, informações completas acerca do tráfego de internet.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma gerenciar recursos cruciais para o funcionamento do negócio.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.