O quão eficiente é o gerenciamento de configurações da sua rede? 

A rede de computadores ocupa um papel crucial para o funcionamento das empresas. Apesar de todos os equipamentos presentes na rede respeitarem o mesmo protocolo de comunicação, existe uma diversidade de modelos e equipamentos com padrões de configurações diferentes. Assim, torna-se um desafio crescente configurar e manter todos esses dispositivos de forma eficiente.

Conforme o modelo FCAPS criado pela ISO, que divide a gerência de redes em cinco áreas funcionais, a gerência de configuração tem como propósito inventariar a rede. Desse modo, descobrindo e monitorando as configurações dos objetos. Dessa maneira, orquestrando mudanças de configurações de ativos com a agilidade devida. 

Com isso, denota-se a importância em assumir o controle da rede. Principalmente, utilizando uma solução como o CFGtool que permite realizar a gerência de configuração dos dispositivos. Portanto, vamos observar algumas das vantagens de possui um sistema de gerenciamento de configurações. 

PROVISIONAMENTO DE CONFIGURAÇÕES

Imagine um cenário onde o administrador de redes tem que aplicar uma alteração de configuração em milhares de dispositivos. Entretanto, nesse panorama não existe nenhum sistema de gerenciamento de configuração e com isso o administrador ficará com a árdua tarefa de acessar remotamente cada dispositivo para realizar a alteração, um por um. Isso, certamente irá consumir muito tempo.

Uma das principais vantagens de um sistema de gerenciamento de configuração é a capacidade de provisionamento. Assim, permitindo que o administrador execute comandos em diversos dispositivos simultaneamente. Bem como, ser capaz de criar agendamentos para rodar comandos automaticamente em horários pré-determinados. Com isso, centralizando a gerência e agilizando tarefas.

ALARMES DE ALTERAÇÃO

Manter a conformidade das configurações de equipamentos é crucial para a manutenção do bom funcionamento da rede e para as políticas de segurança da informação. Os equipamentos de rede não podem ter as suas configurações alteradas de forma indiscriminada.

Para isso, o sistema de gerenciamento de configurações será capaz de armazenar versões de configuração dos equipamentos e compará-las com as configurações atuais em busca de mudanças não planejadas. Assim, caso identifiquem mudanças não planejadas, poderão ser gerados alarmes. Os alarmes notificam o administrador por e-mail, SMS, Telegram ou trap SNMP. Mantendo assim, o gestor informado sobre a conformidade da configuração dos equipamentos de rede.

BACKUP DE CONFIGURAÇÕES

Backup é uma palavra-chave de suma importância para qualquer profissional de tecnologia da informação. Para as configurações dos equipamentos de rede não pode ser diferente. Imagine ter que reconfigurar diversos dispositivos devido a uma falha. Com isso, impactando o desempenho da rede ou até mesmo gerando quedas de conectividade. Dessa forma, é importante buscar uma proteção contra esse tipo de cenário.

O backup de configuração do CFGtool irá manter um histórico de todas as configurações já realizadas em todos os equipamentos de rede. Assim sendo, a última configuração válida de cada dispositivo poderá ser recuperada em poucos cliques. Resolvendo de forma eficiente qualquer problema que resulte na perda de configuração.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A gerência de configuração irá garantir maior controle da rede. Dessa forma, assegurando maior agilidade para resolução de problemas e conformidade com as políticas definidas pela empresa.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.