Uma comunicação bem sucedida consiste em troca de mensagens entre o emissor e o receptor, de maneira que haja completo entendimento das mensagens transmitidas.

A eficácia da comunicação é crucial para uma empresa. Principalmente, para fornecer informações importantes com precisão e agilidade. Diante desse cenário, qualquer ruído que possa atrapalhar a fluência dessa comunicação deve ser eliminado. 

O ruído é toda interferência que prejudica a troca de mensagens. Seja ele perceptível ou não. Dentro de um ambiente de monitoramento de redes essa realidade não é diferente. Ou seja, um ruído em alertas pode tornar difícil a sua identificação. Assim, uma quantidade excessiva de alarmes mal dimensionados pode fazer a equipe de monitoramento ignorar notificações ou até perder informações realmente relevantes.

Abaixo veremos formas de mitigar esse ruído de alarmes.

NÍVEIS DE URGÊNCIA ADEQUADOS PARA OS ALARMES

Atribuir a importância correta a um alarme pode evitar ruídos. Esse procedimento ajuda a entender quais são os alertas mais importantes. Assim sendo, destacando os alarmes mais relevantes. Alarmes esses relativos a problemas, com potencial de causar falhas graves ou até mesmo interrupção de algum serviço.

No TRAFip, o usuário poderá utilizar níveis de urgência. Para cada alarme configurado será atribuído um nível de urgência. Todavia, o usuário poderá utilizar os níveis padrão ou até mesmo configurar novos.

A partir da versão 9.1.0 o usuário poderá configurar níveis de alarme. Logo, na criação de um alarme, em sua configuração, o usuário poderá definir diversos limites para o disparo do alarme, cada um com nível de urgência diferente.

Níveis de urgência
Níveis de urgência

Os níveis de urgência definirão a cor do alarme quando o mesmo aparecer no console. Outra funcionalidade dessa configuração é a opção se a notificação terá ou não aviso sonoro.

Console de alarmes
Console de alarmes

LIMITES CORRETOS PARA EVITAR RUÍDOS

Os alarmes são configurados com base em limites. Ou seja, quando o tráfego de uma sub-rede, por exemplo, ultrapassar certo limite o alarme será ativado. Contudo, a definição correta desses limites é crucial. Portanto, é necessário o conhecimento do ambiente para a determinação de limites adequados para o seu funcionamento. Assim como qual será o comportamento padrão do tráfego da rede e o que será considerado tráfego anormal.

No TRAFip, esses limites são configurados nas fórmulas dos alarmes. Para configuração de um alarme de tráfego absoluto basta escolher o sentido, a métrica e o limite. Por exemplo:

(“Default”.self.bytAb) > 3000000

  • “byt” é a métrica que faz referência a bits por segundo.
  • “Ab” é o sentido que faz referência a tráfego de origem.
  • “3000000” é o valor limite em bits por segundo.

Associando esse alarme a uma sub-rede, por exemplo, quando o seu tráfego de origem  ultrapassar o valor limite definido, o alarme será ativado. Para associar alarmes a objetos, basta criar um perfil de alarme.

Com limites muito baixos, os usuários irão receber muitos alertas. Já com limites altos, a notificação não chegará antes que o problema seja muito grave. Diante desse cenário, reforça-se a importância do entendimento da infraestrutura para a definição de limites adequados. 

EQUIPES QUE RECEBERÃO OS ALERTAS

Já vimos que o recebimento de muitos alertas pode ser nocivo. Nessa perspectiva, é importante garantir que cada tipo de alarme notifique as pessoas corretas. Portanto, buscando a filtragem dos alertas. Principalmente, de acordo com as responsabilidades das equipes ou pessoas específicas.

No TRAFip, através de perfis de usuários, poderão ser feitas associações entre alarmes criados e usuários. Dessa forma, garantindo que apenas certos grupos recebam as notificações de certos alarmes. Primordialmente, evitando a inundação de alertas e ruídos na comunicação. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o que, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.