Um banco de dados é basicamente uma coleção estruturada de informações. Sabemos que a informação é considerada um dos ativos mais importantes para uma empresa. Desse modo é crucial possuir um sistema capaz de gerenciá-las e que realize consultas com eficiência.  

Devido a sua extrema relevância, em muitas organizações os servidores que possuem sistemas de gerenciamento de banco de dados são considerados os mais importantes. Principalmente, devido a diversas aplicações relevantes armazenarem informações no banco de dados ao invés de utilizarem arquivos individuais.

Melhorar o desempenho e a confiabilidade do banco de dados é uma busca constante por parte dos administradores. Para isso, alguns desafios precisam ser superados. Esses desafios podem ir desde um aumento significativo no volume de dados até problemas de conexão.

Certamente, sistemas de monitoramento serão aliados primordiais para superar esses desafios. Para os exemplos abaixo utilizaremos exemplos reais de como os clientes da Telcomanager superam esses desafios com a ajuda do TRAFip e do SLAview.

REPOSTAS AOS DESAFIOS DO BANCO DE DADOS

Monitoramento do Serviço

O SLAview é capaz de monitorar os serviços referentes aos softwares mais populares de banco de dados, como são os casos do Microsoft SQL Server e do Oracle Database. Através de soluções de integração personalizadas, o SLAview será capaz de identificar o estado serviço e se o processo está executando, bem como monitorar a conexão e parâmetros específicos do banco.

Alguns dos parâmetros específicos a serem monitorados é o estado do banco, assim como uso de disco pelos databases e o monitoramento de backup. Outro é exemplo, é o uso do armazenamento reservado para o log de registro de transações. Para esse log em específico, em alguns cenários, o banco irá parar de funcionar se o uso de espaço de armazenamento reservado para ele chegar em 100%. 

Logo, é importante garantir a visualização de qualquer problema em relação ao funcionamento do serviço. Principalmente no tocante a sua disponibilidade.

Exemplo de gráfico do estado do banco no SLAview
Exemplo de gráfico do estado do banco no SLAview

Monitoramento dos Servidores

Os servidores de banco de dados são semelhantes aos demais servidores em relação aos parâmetros que devem ser monitorados. Ou seja, utilização de CPU, memória RAM, disco e indicadores de conectividade. Portanto, esses são valores que precisam ser gerenciados em qualquer servidor. Assim, não pode ser diferente em relação a um servidor de banco de dados.

Com o SLAview é possível realizar as coletas dessas informações. Desse modo, o administrador poderá mapear os objetos relacionados ao servidor, além de criar perfis de coleta para personalizar o processamento dessas informações e como elas serão demonstradas nos gráficos.

No contexto de banco de dados, existem informações de tendências que são muito importantes para o seu gerenciamento. Primordialmente em relação ao espaço de armazenamento ou espaço livre em disco. Assim, os administradores terão parâmetros importantes para apoiar o gerenciamento de capacidade do servidor.

Exemplo de um gráfico de um perfil de coleta no SLAview
Exemplo de um gráfico de um perfil de coleta no SLAview

Gerenciamento da Infraestrutura

O SLAview é capaz de monitorar todos os ativos da rede. Diante desse cenário, o monitoramento da rede como um todo irá prover assertividade em detectar se um possível problema de acesso está realmente no banco de dados.

O principal benefício de usar uma solução de monitoramento completa é a amplitude de opções disponíveis. Com o monitoramento de banco de dados junto aos demais ativos da rede, os gestores obtêm uma visão global de toda a rede. Assim, facilitando a identificação ágil de possíveis problemas.

Visibilidade Estratificada do Tráfego

Como o TRAFip, o administrador terá a visibilidade completa do tráfego em relação aos servidores de banco de dados. Através da criação de perfis de tráfego será possível enxergar as sub-redes que mais enviam ou recebem tráfego dos servidores. Bem como as aplicações e protocolos que mais geram sobrecarga na rede. Desse modo, pode-se identificar facilmente problemas ocasionados por tráfego anormal.

Em alguns cenários, para servidores de bancos de dados de alto desempenho, podem ser utilizados sistemas de balanceamento de carga. Através da criação de um perfil de tráfego é possível observar a distribuição de tráfego entre os servidores. Assim, garantindo monitoramento do balanceamento e a verificação do seu correto funcionamento.

Exemplo de um gráfico de um perfil em distribuição no TRAFip
Exemplo de um gráfico de um perfil em distribuição no TRAFip

Criação de Alarmes

Para todas as modalidades de monitoramento citadas acima é primordial a criação de alarmes. Desse modo, caso algum indicador ultrapasse limites pré-definidos o administrador será notificado.

Tanto o TRAFip quanto o SLAview possuem um sistema de alarmes. Os alarmes são capazes de gerar notificações por e-mail, SMS, Telegram e trap SNMP. Em alguns cenários, podem ser realizadas configurações personalizadas para integração com o sistema de chamados do service desk.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para todos os tipos de monitoramento, tanto o TRAFip quanto o SLAview serão capazes de demonstrar os dados em gráficos e relatórios personalizados. Com isso, o administrador terá acesso a qualquer informação do banco com a agilidade necessária.

Além de gráficos individuais, os sistemas contam com a ferramenta NOC Display. Diante desse cenário, os administradores poderão escolher conjuntos de gráficos para expor na mesma tela, com atualizações automáticas à medida que novos valores são coletados.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.