A versão 9 das soluções de monitoramento do ambiente de TI e de rede da Telcomanager foram lançadas no mercado. Essa versão trouxe diversas ferramentas e recursos que vão turbinar o monitoramento da sua rede IP e infraestrutura de TI. Neste artigo iremos abordar a importância da capacidade de monitoramento na rede 

É inegável a importância da tecnologia para as empresas. Investimentos em infraestrutura e aplicações não param de crescer. Assim, transformando a TI (tecnologia da informação) em protagonista da evolução do negócio. Porém, ao mesmo tempo que os investimentos garantem a capacidade para suportar as operações da empresa, o ambiente de TI se torna cada vez mais complexo e desafiador para a sua manutenção. 

Com isso, o monitoramento contínuo do ambiente de TI é crucial para garantir o seu desempenho, conforme os parâmetros definidos. Bem como a agilidade para a identificação de falhas, garantindo a detecção de alteração de performance. O monitoramento do ambiente envolve o monitoramento de toda a rede, aplicações e os dispositivos relacionados. 

COLETA DE DADOS  

O insumo dos sistemas de monitoramento é a coleta de dados, os 3 sistemas de monitoramento da Telcomanager (TRAFip, SLAview e CFGtool) trabalham com diferentes tipos de coleta para garantir total controle e visibilidade do ambiente de TI. 

TRAFip  

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite conhecer a origem, destino e conteúdo de cada bit que trafega na rede. O sistema conta com gráficos, relatórios e alarmes que irão prover acesso completo a todas as informações do tráfego da rede. 

Através dos dados provenientes do NetFlow o TRAFip tem a sua matéria prima que possibilita a visualização estratificada do tráfego da rede. Além do NetFlow, o TRAFip como um sistema multi-vendor, é compatível com as demais variações de protocolos de fluxos IP. 

SLAview 

O SLAview é um sistema de monitoramento de falhas e desempenho que permite visibilidade de aplicações e do ambiente de TI. Através do SLAview o gestor terá acesso a gráficos, dashboards, relatórios, mapas e alarmes. 

O principal meio de coleta do SLAview é o protocolo SNMP. Porém, outras coletas também poderão ser feitas via ICMP ou por scripts personalizados. Através dos perfis de coleta, o sistema garante extrema liberdade para o usuário em relação ao que monitorar. 

CFGtool 

O CFGtool é um sistema de gerenciamento de configurações, as suas principais funcionalidades são versionamento de configurações, provisionamento em massa, relatórios de conformidade e alarmes de alteração de configuração. 

Para o CFGtool importar as configurações dos dispositivos monitorados é necessário um acesso SSH ou Telnet. Na versão 9, o CFGtool aumentou o seu escopo em relação a quais configurações ele consegue armazenar e versionar. Agora é possível coletar e versionar outros tipos de configurações, não se limitando mais apenas a startup e running config, como por exemplo, versionar suas rotas na tabela de roteamento Desse modo, configurações específicas, além das globais, podem ser versionadas e armazenadas 

CONSIDERAÇÕES FINAIS  

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança. 

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real. 

Publicado em 25/11/2022