Essa é a continuação de uma série de artigos que visa apresentar alguns dos recursos do TRAFip que irão ajudar a tornar o seu uso ainda mais eficiente.

O TRAFip é um sistema completo de análise de tráfego que garante a visibilidade completa e estratificada da rede. Portanto, com diversos recursos que irão possibilitar um maior conhecimento do que acontece na infraestrutura.

Primordialmente, nesse artigo, iremos destacar mais 3 recursos do TRAFip que vão além das funcionalidades básicas e que talvez você não conheça.

ARQUIVOS DE IMPORTAÇÃO NO TRAFIP

Para o TRAFip realizar a estratificação do tráfego é importante que todos os objetos estejam cadastrados. Principalmente quando se trata de dispositivos, sub-redes e aplicações. Porém, dependendo do tamanho da infraestrutura essa pode ser uma tarefa árdua.

Diante desse cenário, pode-se criar um arquivo de importação. Com esse recurso o usuário será capaz de cadastrar diversos objetos de uma só vez. 

Para exemplificar, seguem os passos para a criação de um arquivo de importação de sub-redes:

Navegue em Dados históricos > Subredes, clique em “Importar”. Na tela abaixo clique em “Baixar exemplo”.

Configuração de importação de sub-redes
Configuração de importação de sub-redes

Após clicar na opção, o TRAFip fará o download de uma planilha modelo. Então, basta preencher as linhas com as informações referentes as sub-redes conforme o exemplo. Depois que o usuário terminar de preencher e salvar a planilha é só selecionar o “Escolher arquivo” na tela acima, escolher a planilha e clicar em “Adicionar”.

Planilha do arquivo de importação de sub-redes
Planilha do arquivo de importação de sub-redes

NOTIFICAÇÕES DOS ALARMES PELO TELEGRAM

Uma das funcionalidades mais importantes do TRAFip é o ALARMmanager. Os alarmes, quando configurados, manterão os usuários informados de mudanças relevantes no tráfego em tempo real. Portanto, um dos tipos de ações mais interessantes é o alerta via Telegram. 

Para possibilitar o uso desse recurso, primeiro é necessário criar um bot no Telegram. Portanto, inicie uma conversa com @BotFather. Conforme a tela abaixo.

Iniciando conversa com BotFather
Iniciando conversa com BotFather

Após inciar a conversa, ele irá te pedir algumas informações. Bem como: nome do bot e login do bot. Finalizando a criação, o BotFather irá informar o token.

Bot criado no Telegram
Bot criado no Telegram

Após criar o bot, é necessário preencher o token em “perfil de usuário” conforme a imagem abaixo. Para criar “perfil de usuário” navegue em Sistema > Usuários > Lista de perfis de usuários e clique em novo perfil de usuário. O perfil de usuário associa os alarmes aos usuários que receberão os alertas.

Contudo, é importante lembrar de marcar “Dispositivo móvel” como ações na criação do alarme. Após preencher o token, é necessário associar o bot em um grupo no Telegram e posteriormente copiar o ID do grupo no campo ID do chat Telegram. O ID do chat pode ser visualizado na URL do navegador através do Telegram Web.

ID
ID do chat do telegram
Formulário de criação de perfil de usuário
Formulário de criação de perfil de usuário

AGENDAMENTO DE RELATÓRIOS NO TRAFIP

Por fim, o último recurso que iremos apresentar nesse artigo é o agendamento de relatórios. No TRAFip, é possível agendar aquele relatório que o usuário precisa de forma recorrente. No exemplo abaixo tem-se o formulário de agendamento que pode ser aplicado em diversos relatórios.

Para acessar essa opção navegue em Dados históricos > Relatórios. Escolha o relatório, selecione lista de templates e clique em novo. Na primeira opção do formulário selecione salvar template.

No exemplo abaixo, observa-se que para esse relatório poderão ser realizados agendamentos diários, semanais ou mensais. Além do período, é possível escolher a forma de envio do relatório. Assim sendo, o envio poderá ser feito para o e-mail cadastrado do usuário ou para um servidor FTP. Contudo, tanto para o envio por e-mail quanto por FTP, os dados dos respectivos servidores (SMTP e FTP) precisam estar configurados em parâmetros no TRAFip.

Agendamento de relatórios no TRAFip
Agendamento de relatórios no TRAFip

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip conta com esses e muitos outros recursos que irão prover estratificação e caracterização do tráfego da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma gestão eficiente.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.