Para se manterem competitivas, muitas empresas estão passando pelo que chamamos de transformação digital. Diante desse cenário, as redes de computadores, que são as responsáveis por conectar essas tecnologias, ocupam um papel cada vez mais central. Entretanto, apesar de extremamente benéfica do ponto de vista da estratégia do negócio, o efeito colateral dessa transformação é o aumento da complexidade das redes.

Termos como trabalho remoto, internet das coisas e nuvem híbrida povoam o dia a dia das empresas. As equipes de TI são responsáveis por manter a infraestrutura que suporta o funcionamento das operações. Ao passo que, uma parada pode representar grave prejuízo. Prejuízo esse, que pode ser desde financeiro até a credibilidade da empresa.

Porém, por ser de vital importância, a equipe de TI precisa das ferramentas necessárias. Não se deve atuar apenas “apagando incêndios”. Desse modo, é necessário a capacidade de se antecipar aos problemas. Principalmente, em se tratando da visibilidade da rede. A análise de comportamento da rede é crucial para a detecção de anomalias, validação de configurações e realocação de recursos. 

ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO DA REDE

Sabemos que em tecnologia da informação as mudanças são contínuas. E as aplicações são constantemente atualizadas. Bem como, novas tecnologias são lançadas. Com isso, o comportamento da aplicação na rede também pode ser alterada. O tráfego que era gerado normalmente por essa aplicação pode estar se alterando gradualmente. Será que o desempenho dessa ou das demais aplicações serão prejudicadas?

Em outro cenário, novos dispositivos estão sendo conectados à rede, como, por exemplo, dispositivos wireless. Todos esses novos dispositivos estão sendo gradualmente conectados à rede. Desse modo, adicionando um novo volume de tráfego. Será que a adição desses novos equipamentos irá representar uma alteração significante no tráfego atual?

Podemos ainda, abordar situações onde aplicações que não deveriam estar trafegando na rede, começam a ocupar um percentual relevante do tráfego. Seja por mal uso dos recursos computacionais por algum usuário, ou ainda proveniente da propagação de algum malware. Mesmo que seja gradual, como identificar essa alteração no tráfego?

ALARMES DE ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO

Para a obtenção de maior entendimento sobre o comportamento da rede, não devemos ficar restritos apenas às características escalares. Ou seja, além de analisar limites definidos de forma explicita, queremos também verificar todo o comportamento típico do objeto. Assim, não ficaremos restritos a análise de apenas um pico estático de tráfego. Dessa forma, podemos acompanhar o comportamento do uso de recursos na rede, assim como identificar potenciais problemas.

Para esse acompanhamento, o TRAFip conta com os alarmes de mudança de comportamento. Onde a partir de uma base diária, o sistema irá comparar a métrica coletada com o gráfico esperado. O alarme será ativado caso a métrica coletada difira do valor esperado mais a tolerância definida pelo usuário. Ou seja, se o tráfego médio desrespeitar os limites máximos e mínimos esperados, o alarme será disparado.

Gráfico de mudança de comportamento.
Gráfico de mudança de comportamento.

A configuração do alarme de alteração de comportamento, no TRAFip, é extremamente flexível. O administrador será capaz de definir o tamanho da base histórica para a montagem do gráfico esperado. Bem como, definir as regras de violação para que a alteração comportamental seja computada.

Em relação às condições de ativação, o administrador poderá definir valores de proteção, para evitar alarmes desnecessários. Poderá definir também se deseja ser notificado quando o tráfego estiver acima, abaixo ou ambos em referência ao tráfego esperado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Alarmes e notificações, mantém a equipe de TI informada sobre qualquer alteração relevante na rede. Assim, garantindo uma TI mais eficiente e proativa. As notificações no TRAFip poderão ser enviadas por e-mail, SMS, telegram , trap ou até mesmo ativar um script personalizado.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.