O mundo inteiro gradualmente tenta a retomada das atividades. Dessa forma, seguindo os protocolos definidos de acordo com cada país. Contudo, existem algumas perguntas, dentre as quais podemos citar:

  • Como será a retomada das atividades pós-pandemia do COVID-19?
  • Teremos que fazer novos investimentos na área de TI?
  • Como poderei investir em soluções tecnológicas, se minha empresa teve uma queda financeira considerável na receita durante a pandemia?

Vamos, no decorrer do artigo, explanar essas questões para ajudar você. Inicialmente, algo precisa ficar muito claro: nada será como antes! Sim, pode parecer meio clichê esta frase, contudo, é a mais pura realidade.

POPULARIDADE DO HOME-OFFICE

Sabe aquela ideia do home-office, que parecia meio distante ainda, onde apenas os diretores e gerentes usufruíam deste método de trabalho?

Pois bem! Vai se acostumando com a ideia de ter o estagiário ou o funcionário regular trabalhando nesse regime com uma certa periodicidade.

O método de trabalho baseado em home-office veio para ficar. Obviamente, que uma vez não havendo mais riscos com relação à saúde, os encontros pessoais voltarão a ocorrer. Bem como as reuniões presenciais, porém certamente não com a mesma frequência.

Isto significa que as empresas necessitarão, em um curto período, se adaptar as políticas relacionadas ao home-office. Assim, permitindo que todos os colaboradores possam trabalhar remotamente. Sabemos que esta mudança poderá representar uma quebra de paradigma em várias empresas, porém esta é a realidade no cenário atual, não havendo muito o que fazer.

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA

Outra questão muito importante, que você pode vislumbrar:

Minha empresa não necessitará realizar novos investimentos a um curto período. Decerto, tendo em vista a queda considerável no percentual das vendas, correto?

Errado! Infelizmente, sentimos em lhe dizer que os investimentos na área de tecnologia, serão inevitáveis. Desse modo, caso sua empresa tenha pretensões de retomar o crescimento pós-pandemia, terá que realizar novos investimentos em soluções tecnológicas que as aproximem mais dos seus clientes. Primordialmente, gerando novos leads, e consequentemente, novas conversões.

Ainda não está convencido?

De acordo com a Forbes até 2022, 70% de todas as interações com clientes envolverão robôs, machine learning e mensagens pelo celular.

Deve então estar se questionando: “e aquela ideia de atendentes realizando ligações ou as recebendo apenas?”. Esta será cada vez mais menos difundida. A razão para isto, é que os clientes necessitam de agilidade e praticidade. 

Então, por qual motivo aguardar vários minutos em uma fila. Assim, pagando pela ligação, sendo que em poucos instantes é possível realizar a aquisição que deseja através de uma página na web com apenas alguns cliques? 

E os investimentos na área de tecnologia, não param por aí.

Além de existir a necessidade de investir em soluções voltadas para gerar leads e consequentemente vendas, é necessário também investir em infraestrutura a fim de que sua empresa possua as condições necessárias para que os seus colaboradores possam desempenhar suas funções.

Naturalmente, algumas empresas necessitarão investir menos do que outras. Porém, esta conclusão só será possível de ser alcançada após um breve estudo e análise. Portanto, uma consultoria técnica sobre o cenário tecnológico de sua empresa, é fundamental.

Certamente, sabemos que por mais que a necessidade de investimentos seja concreta, é difícil sobretudo conciliá-la com uma realidade de queda de receita financeira. Ainda mais, quando sua empresa retomar com propulsão as atividades.

Então, chegamos a um cálculo cuja conta não fecha. Em outras palavras, exemplificando, necessitamos investir ou cortar despesas. Como sua empresa poderá sair desta equação?

ESTRATÉGIA PARA RETOMADA DOS INVESTIMENTOS

A resposta, obviamente, não é simples, e tão pouco existe uma solução mágica para todas as empresas. Com isto, necessitamos trabalhar com dados reais e concretos. Uma das alternativas que pode ser utilizada para ajudar a encontrar o valor de uma incógnita é a opção de investimentos através da modalidade OPEX, ao invés de CAPEX.

Consulte, junto ao seu time de TI, os seus respectivos mantenedores e fornecedores. Assim, peça ajuda no sentido de aproveitar os recursos tecnológicos existentes com a melhor relação de custo-benefício.

Ainda nesta linha, é muito comum as empresas possuírem em suas respectivas topologias diversos links de dados espalhados pelas localidades. Sendo muito destes pouco aproveitados. Neste aspecto, uma excelente alternativa para reduzir custos é verificar se os links estão sendo bem dimensionados. Desse modo, analisar a real necessidade dos links de dados existentes, verificando o tráfego que é consumido por cada link. Isso pode melhorar a efetividade da solução contratada. Por esse motivo, sua empresa poderá dispensar os links que não estiverem sendo utilizados. Com isso, mantendo a qualidade do serviço para os usuários e economizando recursos financeiros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabemos que qualquer centavo economizado faz a diferença ao final do mês para a sua empresa. Então, dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes, são ótimas pedidas para o período pós-pandemia.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.