A LGPD traz consigo uma série de desafios para todas as empresas. Principalmente no que se refere ao tratamento de dados pessoais.

Diante desse cenário, muitas empresas ainda necessitam se adaptar. Ademais, existem diversas dúvidas relacionadas à alguns pontos, os quais citaremos abaixo:

  • É necessário realizar algum investimento no meu parque tecnológico?
  • É necessário investir em treinamento?
  • Como posso utilizar os dados dos meus clientes (pessoas físicas) corretamente, de acordo com a LGPD?

Obviamente, por se tratar de um tema complexo, é importante que a sua empresa esteja preparada para se adequar a esta realidade. Primordialmente, sem ter os seus negócios prejudicados. Para tanto, vamos listar algumas dicas importantes, dentre outras, que sua empresa poderá adotar:

ADEQUAÇÃO DA EMPRESA PARA A LGPD

Capacitar a equipe técnica sobre a lei

É fundamental que a sua equipe técnica tenha total conhecimento sobre os aspectos da lei. Isto, além de permitir que a sua empresa possa desenvolver as atividades da maneira correta, trará, sem nenhuma dúvida, segurança para os seus clientes. Pois, poderão realizar as respectivas aquisições tendo ciência de que a empresa possui um corpo técnico treinado. Principalmente no que se refere à lei sobre a utilização dos dados.

Transparência total sobre o uso dos dados dos usuários

Quanto mais consciente o usuário estiver de que os seus dados estão sendo utilizados da maneira correta, menos riscos a sua empresa correrá. Primordialmente no que se refere à utilização indevida dos dados.

Pense assim…

Se a sua empresa encaminha uma autorização para o titular com todas as características que a lei define, a sua empresa se resguarda. Ou seja, poderá utilizar os dados dos titulares corretamente. Portanto, em paralelo a isso, os usuários se sentirão a confortáveis ao saberem que, apenas para as finalidades autorizadas, seus dados serão utilizados.

Elaboração de um plano de negócios

Tendo em vista que a lei, inevitavelmente, restringe de sobremodo a coleta de dados dos usuários, é essencial que a sua empresa tenha um plano definido que permita respeitar a legislação vigente. Sobretudo, sem perder o relacionamento com os clientes.

Em outras palavras, todas as empresas necessitam ainda mais, da confiança dos seus clientes. Logo, a palavra-chave para tal é a “transparência”.

O cliente deve se sentir confortável com a política de segurança de sua empresa. 

Para tanto, a empresa deve possuir um plano de negócios. Sobretudo, que permita desenvolver suas respectivas atividades. Porém, respeitando a legislação vigente e mantendo, da melhor maneira possível, o relacionamento com os clientes.

Lembrando que a sua empresa deverá permitir que o seu cliente possa a qualquer momento revogar o consentimento respectivo, através de procedimento gratuito e facilitado, de acordo com as condições que a LGPD impõe.

Gerenciamento das informações

Outro grande desafio é poder gerenciar todos os dados dos titulares em conformidade com a lei. Em uma empresa, existem vários departamentos que por vezes necessitam compartilhar os dados entre si.

Por esta razão, é importante que a sua empresa possua ferramentas que permitam gerenciar todas as informações pertinentes. Bem como, possa guardar todo o histórico respectivo de cada titular.

Isso permitirá que a sua empresa tenha um controle de todos os dados coletados. Principalmente, caso seja auditada por órgão competente, comprovando que está em conformidade com a LGPD.

Por esta razão, é importante que a sua empresa avalie se já existe, atualmente, uma ou mais ferramentas que disponibilizem todos os recursos necessários. De forma que todos os dados possam ser gerenciados da maneira apropriada.

Aquisição de soluções de segurança de dados

Sabemos que, na política de segurança dos dados, confiança e transparência são fatores fundamentais para que qualquer empresa possa desempenhar suas atividades, ainda mais considerando a LGPD.

Contudo, por mais que sua equipe seja treinada, capacitada e siga à risca todas as boas práticas, sem que haja soluções que garantam a proteção dos dados dos usuários, sua empresa correrá riscos de ser penalizada, mesmo que seja por motivo técnico. Tais penalidades poderão ocasionar prejuízos consideráveis a qualquer empresa.

Por esta razão, é importante que além da capacitação humana e aplicação da política de segurança, a empresa adéque o seu parque tecnológico com o intuito de garantir a proteção do tráfego dos dados dos usuários.

Conhecer o tráfego da rede é fundamental para que a sua empresa possua maior segurança sobre os dados trafegados dos usuários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Todas as empresas necessitam adequar os respectivos negócios, com o intuito de preservar o relacionamento com os seus respectivos clientes, em conformidade com a legislação. Transparência e segurança devem andar de mãos dadas.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de buscar maior governança e eficiência.

Pensando nisto, a Telcomanager, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.