KPI, indicador chave de perfomance é uma forma de mensurar se os processos estão atingindo os objetivos previamente estabelecidos pela organização. Nesse mesmo contexto, tem-se o SLA que é o acordo de nível de serviço, que visa estabelecer metas e gerenciar as expectativas da organização. Dessa forma, o acompanhamento dos KPIs é crucial para verificação da conformidade do SLA.

Normalmente, para quem estuda ou já estudou gestão de TI, pode ter uma falsa sensação que o KPIs e SLA são termos ligados apenas a área de tecnologia. Contudo, esses termos são ligados a gestão como um todo. Métricas e metas são importantes em todas as áreas da empresa, logo a importância de acompanhar os KPIs, conformidade com SLA e benchmark não é exclusividade do setor de TI.

COMO A TI PODE AJUDAR A MONITORAR KPIS DE OUTRAS ÁREAS?

Sistemas de medição ligados a rede de computadores podem auxiliar na coleta de dados de diversos setores de uma empresa. Para ilustrar segue alguns exemplos:

Em uma empresa de transportes, os caminhões sempre que saem das garagens passam por uma balança. Dessa forma, com os pesos registrados tem-se o controle da carga levada por cada caminhão.

Um grande condomínio resolveu medir o nível da caixa d’água através de sensores. Dessa forma, tornando mais assertivo os horários da ativação da bomba e acompanhando o consumo diário da água por parte das salas comerciais.

Um aeroporto que gostaria de medir quantas pessoas trafegam em um determinado setor, e por uma aplicação de reconhecimento de imagem eles conseguem determinar a quantidade de pessoas que passaram pelo local de acordo com determinado horário.

Esse e mais exemplos denotam como o monitoramento pode extrapolar o ambiente de TI. Nota-se que em nenhum momento foi citado monitoramento CPU, o link up e down.

COMO CENTRALIZAR AS VISÕES DAS KPIS EM UM LUGAR?

Como podemos observar, o monitoramento não é restrito ao ambiente de TI, diversos outros tipos de monitoramento podem ser realizados com o auxílio da tecnologia da informação. Porém, um desafio é centralizar tudo isso, não é eficiente ter que acessar dezenas de sistemas, com padrões diferentes, telas diferentes para ter acesso a todas essas informações. Sobretudo quando for necessário correlacionar dados.

Para isso, é necessário um sistema capaz de realizar múltiplas coletas como o SLAview. Nesse sentido, além de possuir uma forma centralizada para consultar gráficos e relatórios, com o dashboard, em apenas uma tela será possível acompanhar quaisquer indicadores que desejar, independente do que está sendo monitorado. Em alguns cenários de teste, até carteiras de criptomoedas já forma monitoradas com o SLAview.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante desse cenário, o investimento em monitoramento se dá não apenas para ajudar a resolver problemas de tecnologia, mas também para tornar processos mais eficientes, afinal de contas, como melhorar o que não se pode medir?

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente.