A versão 9 das soluções de monitoramento do ambiente de TI e de rede da Telcomanager foram lançadas no mercado. Essa nova versão trouxe diversas ferramentas e recursos que vão turbinar o monitoramento da sua rede IP e infraestrutura de TI. Neste artigo iremos abordar a importância do monitoramento através de alarmes indicando falhas e problemas de desempenho do parque tecnológico.

O quão útil são os alarmes em monitoramento de redes? Alarmes tem grande importância em nosso cotidiano. Usamos alarmes para acordar, para alertar um incêndio, para prevenir roubos. Algo tão importante como a infraestrutura por onde trafega o ativo mais importante de uma empresa não poderia ser diferente.

A complexidade das redes geralmente é proporcional a sua importância. Logo, a manutenção do seu funcionamento é crucial. Entretanto, a dimensão da infraestrutura torna cada vez maior o desafio do gerenciamento de redes.

Para falar de gerenciamento de redes podemos lembrar do FCAPS. Que é uma forma simples de dividir a gerência de redes em cinco áreas funcionais: falha, configuração, contabilização, desempenho e segurança.

A alarmística possui grande importância em todas essas áreas, na gerência de falhas e desempenho, por exemplo, monitorar o consumo de CPU dos ativos da infraestrutura, na gerência de contabilização, monitorar o tráfego alto de aplicações na rede e validar políticas de QoS configuradas, em gestão de configuração, versionar configurações dos equipamentos da rede e gerar alarmes de mudanças de configuração e em segurança, ser notificado sobre tráfegos suspeitos, pois esses tráfegos podem ser uma das consequências de um ataque de negação de serviço. Com as ferramentas da Telcomanager da versão v9, várias facilidades e recursos foram implementados para facilitar a análise da rede de forma completa em todas as áreas de gestão.

CENÁRIO

Imagine uma empresa com problemas de desempenho em sua rede de computadores. Assim, afetando a produtividade das equipes e sobrecarregando a equipe de TI com chamados. Nesse cenário, a equipe de TI enfrenta dificuldades em identificar a origem do problema.

A implantação de um sistema de monitoramento de redes com alarmística, além de prover visibilidade estratificada, irá gerar alertas para corrigir problemas com agilidade. Em alguns casos, permitindo programar ações a serem iniciadas automaticamente.

A equipe de TI terá as ferramentas necessárias para agir. Portanto, trabalhando de forma proativa e preventiva. Assim, sendo capaz até de automatizar ações de resposta rápida frente a alguns tipos de incidentes.

GESTÃO DE ALARMES

Nas soluções de monitoramento v9 da Telcomanager, é possível configurar os níveis de urgência dos alarmes. Quando o alarme for configurado, deverá ser selecionada a ação mais adequada ao tipo de ocorrência. Quando disparado, o alarme pode executar uma ou mais ações, como envio de e-mail, mensagem para dispositivo móvel, mensagem para Telegram , Traps SNMP ou até mesmo integração com sistemas de tickets.

Os sistemas de alarmística das soluções Telcomanager na versão 9 trabalham com dois tipos de alarmes:

Padrão – Análise de tráfego imediata, condições que precisam ser tratadas assim que detectadas.

Comportamento– Alarme que compara a evolução gradual de uma métrica sobre o tempo, o alarme dispara no caso dessa evolução desrespeitar o nível de tolerância definida pelo usuário.

Um problema comum da alarmística é o falso positivo. Para evitar esse cenário, o sistema possui a opção para que o alerta seja criado apenas após um número definido de ocorrências consecutivas.  As ocorrências são identificadas de acordo com a fórmula configurada. Como, por exemplo, verificar se o tráfego de uma aplicação é superior a um valor definido. Para interagir com o alarme basta o clique com o botão direito do mouse nele, com isso o usuário terá a opção de reconhecer ou suprimir.

Recursos essenciais em alarmística

Acima foram listados recursos básicos no que tange ao conceito de alarmística. Entretanto, citaremos a seguir, recursos e ferramentas essenciais de alarmística que não podem faltar na gestão da sua rede e infraestrutura de TI. Abaixo iremos listar algumas das novidades trazidas na versão 9:

Alarmes de serviço

Alarmes especiais aplicados a grupos de objetos, que podem ser ativados com base na mudança do estado de um objeto do grupo, de alguns ou de todos os objetos do grupo. Você pode interpretar objetos como qualquer item monitorado, como uma interface, uma CPU, uma aplicação e afins.

Comparação entre configurações

Possibilidade configurar alarmes personalizados para identificação de incompatibilidades de configurações, como por exemplo, gerar alarmes para uma configuração aplicada, mas não salva de forma permanente. Ainda mais, gerar um alerta para cada mudança de configuração aplicada aos seus equipamentos.

Facilidade e praticidade para criar alarmes

Agora é possível criar alarmes diretamente pelos gráficos, com poucos cliques, alarmes funcionais podem ser configurados com extrema facilidade.

Gestão centralizada de alarmes e filtragem

Agora podemos caracterizar e filtrar tipos de alarmes diferentes em abas diferentes, por exemplo, você pode criar uma aba de alarmes específica para seus firewalls.

Ação de provisionamento no alarme

Disparar scripts de ação automática a partir da ativação de um alarme.  Podemos citar como um exemplo, o monitoramento de serviços em servidores, caso o serviço pare de funcionar e um alarme seja ativado, a ação automática seria de reiniciar esse serviço.

Ativação baseada níveis de alarme

Permitir ao usuário da rede associar e/ou criar níveis de urgência diferentes a alarmes de objetos. Por exemplo, em um alarme de consumo de CPU que estiver entre 30% e 60% um nível “major” pode ser associado e o alarme vai disparar nesse nível e em casos de consumo percentual superiores a 60%, os alarmes dispararem com nível crítico.

Todas essas funcionalidades e muitas outras além das citadas estão presentes no TRAFip v9, SLAview v9 e CFGtool v9, que são as ferramentas de gestão de redes lançadas no mercado pela Telcomanager na versão 9.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir que um sistema de alarmes que detecte problemas com agilidade. tenha total visibilidade da sua rede com o SLAview v9. tenha total visibilidade, controle e gestão dos alarmes da sua rede com os sistemas Telcomanager v9.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 20 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.

Publicado em 04/11/2022