Qual a importância de administrar corretamente o firewall?

Vivemos em uma época de transformação digital, onde a tecnologia necessita sempre estar alinhada com os objetivos comerciais e estratégicos da empresa.  Neste aspecto, é natural que novas demandas e projetos surjam, onde a equipe de TI necessita adaptar a sua respectiva infraestrutura para conceber tal execução.

Com isso, por muitas vezes recorremos a documentações técnicas dos fabricantes para identificar quais são os requisitos mínimos, como por exemplo, portas de firewall, IPs a serem liberados, permissões a serem concedidas, dentre outros parâmetros.

Contudo, uma vez que realizamos tal implementação, como poderemos realizar um acompanhamento apropriado?

Além disso, e se as aplicações forem descontinuadas, como podemos desabilitar as regras que em outrora foram aplicadas?

É sobre estes tópicos, que iremos abordar neste artigo.

PREPARANDO O AMBIENTE PARA O FIREWALL

Inicialmente, vale considerarmos que em um ambiente de produção, teoricamente, já temos previamente configurado e implementado, todos os parâmetros necessários para o funcionamento adequado da empresa.

Dessa forma, identificamos a seguir, alguns pontos que necessitam ser avaliados de maneira conjunta com a solução de firewall atual:

1)      Status dos elementos existentes – Sem dúvidas, é fundamental que os elementos que compõe a infraestrutura de segurança e de rede, se encontrem atualizados e com suporte técnico vigente com os respectivos fabricantes, pois caso contrário, poderão ocorrer vulnerabilidades ou problemas, onde as respectivas soluções necessárias não poderão ser aplicadas ou se quer, resolvidas satisfatoriamente.

2)      Panorama das regras implementadas – Antes de nos atentarmos sobre possíveis novas implementações, precisamos verificar se temos atualmente identificadas todas as regras que porventura estejam criadas e em funcionamento. 

3)      Situação da rede de dados – É importante identificar se a sua empresa possui atualmente ferramentas que proporcionem uma visibilidade adequada da rede, bem como que permita constatar, se as regras configuradas na solução de firewall, estão sendo aplicadas na prática corretamente.

4)      Tipos de tráfegos realizados – É imprescindível que a sua empresa consiga visualizar todos os tipos de comunicações que ocorrem no tráfego (sejam estas internas ou externas) sendo possível também, identificar naturalmente, a origem e o destino respectivamente. 

BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO CORRETA DO FIREWALL

Com isso, observemos na sequência, alguns dos principais benefícios que temos em ter uma infraestrutura com regras atualizadas:

  •       Administração mais fácil e simplificada – Quando temos um ambiente onde temos exatamente ciência das configurações existentes, bem como para quais objetivos tais existem, conseguimos administrar mais facilmente o ambiente, permitindo assim realizar diagnósticos e troubleshootings mais eficazes, acarretando consequentemente em um menor tempo de indisponibilidade para os usuários, no caso de existir um problema.
  •       Segurança aprimorada – Notoriamente, quando não temos uma infraestrutura com as regras consolidadas conforme as necessidades da empresa, as brechas para ataques cibernéticos podem ampliar consideravelmente. Por esta razão, uma vez que as regras implementadas no firewall estejam aderentes integralmente com as necessidades da empresa podemos alcançar um ambiente mais seguro.
  •       Implementações mais rápidas e eficazes – Uma vez que tenhamos que implementar novos recursos no ambiente tecnológico da empresa, uma infraestrutura atualizada, corrobora para uma implementação mais rápida e eficaz. Com isso, podemos afirmar com precisão, que a aplicação de regras de firewall auxilia a equipe de TI em novas implementações. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 29/07/2022