O conceito onde o colaborador traz os seus próprios dispositivos, se chama BYOD (Bring Your Own Device). Nesse conceito, é possível também que o próprio colaborador utilize seu dispositivo pessoal para realizar as atividades de trabalho na organização.

Com o decorrer dos anos, vêm se tornando cada vez mais comum, em uma organização, os colaboradores trazerem seus próprios dispositivos para executarem suas respectivas tarefas. Tais dispositivos, normalmente, podem ser disponibilizados pela própria empresa e através destes, os usuários podem desempenhar suas funções.

Porém, é notório que cada vez mais o fator “segurança” tem se tornado mais crítico para as organizações, e conciliá-lo com as necessidades tecnológicas da empresa, é sem dúvidas, um grande desafio a cada dia que passa.

Dessa forma, como podemos acompanhar o conceito de BYOD, preservando a segurança da organização?

É sobre este tópico que iremos abordar neste artigo. Vamos juntos?

PONTOS DE ATENÇÃO NO BYOD

A próxima etapa, seria identificar previamente, quais serviços serão acessados, bem como os privilégios que cada colaborador terá. Nesse aspecto, é importante que a empresa tenha ciência, de que caso os usuários utilizem seus próprios dispositivos móveis pessoais, deverão existir mecanismos que impossibilitem que arquivos ou informações confidenciais sejam trafegadas sem a respectiva permissão para tal.

Por esta razão, vejamos a seguir, alguns pontos que devem ser observados:

Ferramenta de comunicação utilizada

O ideal é que o colaborador utilize apenas as ferramentas que a empresa o disponibilize, não sendo recomendável a utilização de outros aplicativos para tal fim. Isso visa prevenir que dados confidenciais sejam expostos ou até mesmo roubados por criminosos virtuais para fins escusos.

Mecanismos de proteção para o BYOD

Independentemente se é utilizado um dispositivo pessoal ou da própria empresa para fins corporativos, é extremamente importante que tal dispositivo possua ferramentas de proteção necessárias para prevenir roubos de dados, seja por malware ou links maliciosos, por exemplo. Nesse ponto, vale ressaltar que quando o dispositivo pertence ao colaborador, ele poderá ter o intuito de utilizar quaisquer aplicativos que lhe sejam convenientes, e com isto, se faz ainda mais necessário, a utilização de ferramentas de segurança.

Armazenamento

É muito importante que os armazenamentos dos arquivos de trabalho sejam realizados imprescindivelmente em um ambiente seguro, hospedado pela própria empresa. Isso visa aumentar a segurança, e impedir que arquivos confidenciais sejam perdidos ou expostos.

Privilégios a serem concedidos para os colaboradores no BYOD

Da mesma forma que devam existir políticas de segurança, que identifiquem previamente os privilégios necessários de cada colaborador conforme as suas respectivas tarefas, também devem existir políticas direcionadas para o uso de dispositivos móveis, como celulares, por exemplo.

Visibilidade da rede de dados 

Uma vez que os dispositivos necessitarão acessar os serviços da empresa, é essencial que a empresa possua em sua respectiva infraestrutura, ferramentas que possibilitem monitorar o tráfego, bem como as aplicações acessadas através destes dispositivos.

Isso auxiliará a empresa a identificar possíveis anormalidades, sejam estas relacionadas a um determinado tráfego suspeito ou a descumprimentos da política de segurança, como, por exemplo, o acesso a determinadas páginas não autorizadas.

Outros fatores relacionados ao tema, deverão também estar aderentes para uma utilização apropriada dos dispositivos, como exemplo, equipamentos e softwares atualizados, suporte vigente do fabricante para os elementos que compõe o parque tecnológico, equipe técnica capacitada e qualificada, dentre outros.

Vale ressaltar que no conceito de BYOD, o colaborador é responsável pelo uso adequado do dispositivo, bem como pela sua correta utilização para fins de trabalho, cabendo a empresa, disponibilizar todas as ferramentas tecnológicas necessárias para sua correta utilização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar no decorrer deste artigo, o conceito de BYOD é aderente ao mercado atual, contudo, devem ser tomadas todas as providências necessárias para que a empresa possa implementá-lo de maneira adequada, agregando valor e segurança a sua respectiva organização. 

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 05/08/2022