Load balance ou balanceamento de carga é uma solução utilizada para dividir requisições em uma rede. Portanto, permitindo que múltiplos componentes as atendam. Dessa forma, descentralizando a carga de trabalho e otimizando o desempenho do serviço.

Com o constante crescimento da rede nas empresas, é inegável a necessidade de alta disponibilidade e desempenho. Certamente, a descentralização do tráfego, para múltiplos servidores, (por exemplo), irá facilitar o atendimento de mais requisições além de melhorar significativamente o desempenho do serviço utilizado.

O Load Balance é útil em diversos cenários. Bem como, para distribuição de carga em servidores ou em dispositivos de rede. Assim, evitando que apenas um componente fique responsável por atender todas as requisições.

CENÁRIO

Imagine um site de e-commerce famoso. Posteriormente, imagine o prejuízo dessa loja ao ver o seu site cair. Decerto, em um pico de acessos, provavelmente, apenas um servidor não dará conta. Entretanto, com o uso de balanceamento de carga, múltiplos servidores dividirão a carga de trabalho impedindo assim a sua sobrecarga.

Portanto, com o balanceamento de carga aplicado, além do ganho de desempenho, o serviço terá um aumento de confiabilidade. Bem como, tolerância a falhas (em caso de problemas com um servidor, o tráfego será desviado para os demais). Afinal, o “uptime” do seu serviço é fundamental.  

Agora que entendemos o balanceamento de carga e seus benefícios. Como faremos o seu monitoramento no TRAFip?

MONITORAMENTO DO LOAD BALANCE NO TRAFIP

Criação do Perfil

Para esse exemplo utilizaremos o cenário de balanceamento de carga entre servidores.

No primeiro momento, é importante realizar o cadastro de cada servidor no TRAFip como uma sub-rede. Após o cadastro, deve-se criar um grupo de sub-redes com todos os servidores que participam do balanceamento de carga.

Exemplo de configuração de grupo
Exemplo de configuração de grupo

Com o cenário preparado chega a hora de criar o perfil de tráfego. Já que, queremos analisar a participação de cada membro no tráfego total do grupo que ele faz parte, vamos precisar que o TRAFip faça uma análise no mesmo sentido do tráfego. Ou seja, quando observar o tráfego de origem do grupo, especificar o servidor que originou o tráfego, e quando observar o tráfego de destino do grupo, especificar para qual servidor o tráfego foi destinado.

Percebeu? No tráfego de origem será analisado o IP de origem e no tráfego de destino, o IP de destino. Portanto, a análise é sempre feita no mesmo sentido do tráfego. Essa é a principal característica do perfil em distribuição.

Parte 1 do formulário do perfil em distribuição
Parte 1 do formulário do perfil em distribuição

Em curvas do gráfico iremos selecionar as sub-redes membros do grupo. Sub-redes estas que representam cada um dos servidores.

Parte 2 do formulário do perfil em distribuição
Parte 2 do formulário do perfil em distribuição

Análise de Gráficos

Finalmente, aplicamos o perfil em distribuição, no grupo de sub-redes, ao qual os servidores são membros. Agora, basta navegar até o gráfico do grupo e clicar no perfil que irá aparecer acima.

Gráfico do tráfego de destino do grupo de sub-redes com perfil de distribuição aplicado
Gráfico do tráfego de destino do grupo de sub-redes com perfil de distribuição aplicado
Gráfico agregado do tráfego de destino do grupo de sub-redes com perfil de distribuição aplicado
Gráfico agregado do tráfego de destino do grupo de sub-redes com perfil de distribuição aplicado

Com perfil aplicado, somos capazes de observar a distribuição de tráfego entre os servidores, como vemos nos gráficos acima. Portanto, garantindo que a estratégia definida para a distribuição do tráfego está sendo obedecida na prática. Finalmente, tendo posse de dados para validar e acompanhar o funcionamento do balanceamento de carga.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o que, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.