Pode soar estranho, mas estamos cada vez mais perto de entrarmos de vez em um novo ciclo chamado IoT (Internet of Things ou em português, Internet das Coisas). A princípio, tudo poderá mudar, inclusive nós mesmos. De fato, tal afirmação pode parecer arrojada. Entretanto, considerando o impacto que a Internet já teve na educação, nos negócios, na ciência, no governo e até mesmo na humanidade, torna-se plausível esta mudança.

Notoriamente, a Internet é uma das criações mais importantes e poderosas de toda a história humana. Internet, dentre outras coisas, proporcionou para a humanidade a descentralização da informação, da cultura e da educação. Proporcionando, também, acesso rápido e fácil a conteúdos e fontes que anteriormente só poderiam ser visualizados através de muito esforço e tempo. Sem qualquer sombra de dúvida a Internet nos trouxe muitos benefícios. A cada ano que se passa descobrimos novas funcionalidades e recursos utilizando a Internet que agregam velocidade, eficiência e importância as nossas tarefas cotidianas.

O que é a Internet das Coisas?

Mas… o que é a Internet das Coisas? Imagine que você está em um trânsito. De repente, forma-se um engarrafamento. Ao mesmo tempo, você usa um relógio que mede sua pressão. Devido ao desgaste da situação, o relógio identifica que sua pressão subiu devido ao seu alto nível de estresse. Envia imediatamente os resultados para o seu médico. O carro também percebe seu estresse e alerta para que você estacione. Na sequência, o doutor lhe responde uma mensagem o lembrando de tomar o remédio. Posteriormente, você acessa através do seu celular o seu computador que está em casa. Baixa o documento de controle dos últimos remédios que comprou. Identifica que este remédio já acabou. Então, faz a pesquisa pelo celular e identifica a farmácia mais próxima com o remédio que você precisa em estoque. Recebe as informações do tempo estimado de chegada e o preço do remédio nesta farmácia.

Através da comunicação do usuário com os dispositivos conectados pela rede foi possível preservar a saúde dele. Desta forma, proporcionar a melhor opção disponível para que pudesse ser atendido no melhor tempo possível. Este exemplo citado é uma realidade que já está presente em diversos países, incluindo o Brasil, em proporções menores.

Neste conceito de mundo, tudo o que nos cerca estará conectado como se fosse um ecossistema tecnológico em que objetos estão interconectados. A IoT (Internet das Coisas) é essencial para o progresso humano. Pois, a medida em que a população continua a crescer, o mais importante é que as pessoas se tornem administradores da terra e de seus recursos.

IoT no ambiente corporativo

De acordo com estimativas, até 2020 haverá cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados. Chegaremos a uma média de 6,58 “coisas” conectadas por pessoa. Com o acesso mais fácil a Internet, é apenas questão de tempo até que a IoT tome proporções ainda maiores. Ademais, com mais gente usando e precisando desta tecnologia no dia a dia, muito em breve os gerentes e administradores de TI também terão que lidar com os novos desafios dessas demandas tanto dentro quanto fora de suas empresas.

Para tanto, é fundamental que sua empresa acompanhe o mercado desde já para saber onde deverão focar os seus esforços nos próximos anos. Com a chegada da IoT, marca o começo de mais um período de transição para quem trabalha com tecnologia da informação. São em momentos de transição como estes que é muito importante não perder de vista também o desempenho de sua equipe. Agora deverão ampliar os estudos sobre inovação, segurança e principalmente sobre redes de computadores.

Atualmente, os dispositivos da IoT conectam-se diretamente as redes Wi-Fi ou utilizam o tethering por Bluetooth para o acesso a um dispositivo de Wi-Fi móvel. Com a difusão de redes sem fio no meio empresarial, a rede Wi-Fi será a escolha principal. O Bluetooth ou, especificamente, o Bluetooth Low Energy (Bluetooth LE), passará a ser escolhido quando os recursos de energia forem limitados. Na medida em que os dispositivos IoT baseados em Bluetooth forem largamente implantados, a tecnologia com baixo consumo de energia será integrada com alguns pontos de acesso por Wi-Fi para fornecer conectividade e opções de gestão melhoradas.

Desafios para as empresas no mundo da Internet das Coisas

O crescimento da Internet das Coisas traz novos e significativos desafios para as empresas. Embora alguns equipamentos do IoT se conectem a servidores de aplicações in-house, a maioria acessa servidores na nuvem e outros sistemas analíticos hospedados fora da empresa, demandando mais segurança. Neste aspecto, surgem novos desafios, como, por exemplo, o aumento no volume de dispositivos conectados simultaneamente nas redes e também associados às máquinas, processos e pessoas.

Além de ser necessário projetar redes para apoiar a densidade dos dispositivos de IoT, será necessária, agora, a atualização de sistemas Wi-Fi para 802.11ac e a garantia de que os comutadores de acesso estarão aptos a lidar com o volume crescente de equipamentos. Alguns dispositivos de IoT serão sensíveis a operações em tempo real ou exigirão largura de banda significativa para poder operar. Para tanto, as empresas precisam estar seguras que sua infraestrutura será capaz de automaticamente identificá-los. Assim como os aplicativos na rede terão de priorizar ou fiscalizar o tráfego baseado nas configurações do administrador.

Além disto, existe a necessidade de um gerenciamento e monitoramento dos dispositivos, o que exigirá uma melhor infraestrutura de rede. Igualmente, permitindo o inventário dos equipamentos conectados à Internet, atualizações, proteção e configuração de seus firmwares.

Conforme IoT cresce, empresas precisarão ter soluções de rede que proporcionem as capacidades de conectividade e gerenciamento que os dispositivos IoT necessitam, enquanto se tornam mais presentes. Sem esquecer de proteger a infraestrutura contra as novas ameaças que esta tecnologia pode gerar.

Solução para melhorar a segurança e visibilidade da rede

Com base nisto, a Telcomanager disponibiliza ferramentas capazes de identificar e disponibilizar informações precisas sobre o tráfego da rede. Esta visibilidade ressalta os aspectos mais importantes relacionados à natureza de seu negócio.

Através da ferramenta TRAFip da Telcomanager, é possível construir gráficos detalhados, separados por localidade e departamentos, permitindo que sua empresa identifique de maneira rápida e fácil quais são os dispositivos que estão consumindo sua banda. Esta funcionalidade é essencial no mundo da Internet das Coisas, onde uma maior quantidade de dispositivos está conectada simultaneamente.

Descubra com a Telcomanager como se adaptar a realidade atual e futura do mundo da Internet da Coisas. Consulte-nos e venha descobrir uma forma inteligente de utilizar sua rede de dados, reduzindo custos e otimizando soluções. Com as soluções inteligentes e exclusivas da Telcomanager, isto é possível.