É notório que conforme os anos vão decorrendo, as necessidades tecnológicas da sociedade vão passando por profundas transformações, e acompanhá-las sem dúvidas, é um grande desafio para todas as empresas.

A forma de lidarmos uns com os outros, é muito importante para compreendermos onde estamos, e quais são as perspectivas no futuro com relação às formas de interação entre as pessoas.

Em diversos setores, é possível identificar como a tecnologia pode adaptar-se rapidamente e dar uma resposta satisfatória à população. Antes de nos aprofundarmos no tema sobre o Metaverso, vejamos, a seguir como a tecnologia auxiliou alguns desses setores de forma positiva:

BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

Segmento da Saúde

Por muitos anos, o atendimento médico só era realizado presencialmente, onde tanto o paciente como o médico, necessitavam estar fisicamente em um mesmo local. De fato, essa necessidade ainda existe. Entretanto, com o surgimento da telemedicina, muitos casos em que o paciente necessitaria ir ao local presencialmente passou a não ser mais necessário.

Nesses casos, o médico realiza uma consulta através de videoconferência com o paciente, e dependendo do que se trata, o médico não apenas pode realizar uma ação como também tranquilizar o paciente.

Segmento da Educação 

Nesse segmento, a tecnologia propiciou no decorrer dos anos, levar educação de qualidade de maneira acessível a diversos estudantes, que não teriam condições de ir presencialmente ao local.

Diversas instituições de ensino superior no país, adotaram em diversos cursos, a possibilidade de ensino através do modelo conhecido como EAD. E com isso, diversas pessoas tiveram a possibilidade de obter o mesmo ensino que teriam presencialmente, contudo, de maneira remota.

Segmento de Negócios

O segmento voltado à compra e venda de produtos ou serviços pela Internet, sem dúvidas, cresceu consideravelmente. Diversas empresas tiveram que adaptar suas estratégias comerciais, para que os seus respectivos clientes pudessem realizar suas transações à distância.

Por esse prisma, a tecnologia auxiliou demasiadamente, não apenas as empresas que puderam criar condições propícias para desenvolver suas respectivas tarefas, como também aos próprios usuários finais, que puderam ser atendidos, mesmo não estando fisicamente no local.

Agora, que recapitulamos, como a tecnologia auxiliou a sociedade em alguns segmentos, vejamos a seguir mais a fundo sobre o que se trata o Metaverso.

METAVERSO

O Metaverso trata-se de um conceito onde a realidade é imersa para um mundo virtual. Nesse aspecto, as pessoas passam a se conectar em qualquer lugar do mundo, e realizar atividades similares às que realizariam se estivessem próximas presencialmente.

Sem dúvidas, esse conceito é muito promissor. 

Porém, o que podemos esperar no futuro sobre o Metaverso, e como a aplicação deste, poderá afetar as empresas?

Seguramente, por se tratar de um conceito novo, ainda não é possível precisarmos com exatidão quais serão os pré-requisitos necessários para que as empresas possam implementá-lo. 

Contudo, vejamos a seguir, alguns pontos que poderão estar relacionados, e que também, poderão afetar as empresas nesse aspecto:

Aumento nos consumos de recursos tecnológicos

Com a imersão das pessoas para um ambiente virtual, cada vez mais as empresas que forem adotar o Metaverso, necessitarão dispor de uma infraestrutura tecnológica que consiga suportar o quantitativo de pessoas que serão imersas, bem como o ambiente virtual necessário de interação.   

Investimentos elevados em segurança 

Se atualmente, as empresas já necessitam dispor de investimentos relacionados para a área de segurança da informação, com a introdução do Metaverso, tais investimentos necessitarão também ser aplicados, pois, tal ambiente imersivo, poderá também estar sujeito a tentativas de ataques de hackers. Sem contar que a identidade virtual de cada pessoa que estiver no ambiente virtual, deve permanecer íntegra, sendo impedido quaisquer acessos não autorizados. 

Estratégias comerciais 

Da mesma forma, que em um ambiente real, as empresas necessitam desenvolver estratégias que visem trazer os seus respectivos clientes para sua base, em um ambiente imersivo, elas também necessitarão criar estratégias que possam diferenciar os seus serviços dos outros concorrentes. Essas estratégias, deverão estar conforme o  negócio prestado pela empresa, bem como em consonância com as necessidades dos respectivos clientes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar no decorrer desse artigo, apesar de parecer algo ainda de certo modo distante, o Metaverso já se trata de um tema bastante abordado no cenário tecnológico atual. 

Por essa razão, as empresas necessitam estar atentas a esse tema, bem como ao seu respectivo ambiente tecnológico atual, pois poderá uma empresa planejar uma implementação futura de uma realidade imersiva, se no cenário atual, ainda desconhece informações básicas, como as relacionadas ao tráfego da rede?

Por essa e outras razões, é imprescindível que as empresas possuam um ambiente tecnológico adequado, atualizado e com todos os aspectos relacionados à segurança em dia, visto que, com a implementação de novas tecnologias, às necessidades tecnológicas tendem a cada vez mais aumentar e se tornarem mais rígidas.

Ter uma infraestrutura tecnológica adequada, permitirá que a sua empresa possa acompanhar periodicamente as evoluções tecnológicas e adequar o seu respectivo negócio, conforme as necessidades do mercado.

Naturalmente, nenhum contato virtual substituirá integralmente a interação presencial entre as pessoas, entretanto, compreender como a tecnologia evolui e o que nos espera, é sem dúvidas, essencial para qualquer empresa que tenha a pretensão de se manter ativa no mercado. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a governança da rede.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 18/02/2022