Com base nas necessidades das empresas, no cenário atual de distanciamento social, torna-se inegável a importância  de soluções práticas que automatizem tarefas. Assim, possibilitando que a empresa ganhe agilidade em seus serviços, sem perder a segurança dos dados trafegados. 

Diferente do conceito da Internet das coisas, quanto aos mais variados objetos estarem interligados através da Internet, a inteligência artificial está relacionada ao conceito de substituição de tarefas humanas.

Através da inteligência artificial, é possível aprimorar os serviços comercializados por sua empresa. Bem como reduzir os custos operacionais. Assim, esta tecnologia já é uma realidade nos dias atuais. Logo, estando presente em diversas áreas como na saúde, educação, segurança, dentre outras. 

Contudo, é fundamental que haja uma infraestrutura adequada para que o cenário de uso para o qual se destina a tecnologia possa funcionar adequadamente. Mas, afinal de que maneira?  Você pode estar se perguntando…

Imagine a inteligência artificial como um enorme quebra-cabeça onde exista abaixo dele uma base plana. A base garantirá que você possa colocar cada peça em seu devido lugar. 

A base plana é a infraestrutura existente na sua empresa. Bem como todos os elementos necessários que a compõem.

Todos os componentes necessários deverão estar aptos para funcionar de acordo com o cenário proposto.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vejamos na prática, alguns exemplos:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SEGURANÇA

Imagine que em sua empresa hajam câmeras instaladas ao redor do local. Desta forma, captando imagens e monitorando tudo o que acontece em tempo real. Em um determinado dia, uma pessoa suspeita passou despercebida. Esta tentava acessar uma determinada sala sem autorização.

Através de sensores internos, a câmera captou as imagens. Em seguida, disponibilizou o flagrante para o sistema interno usando a rede de dados. Logo, através de um software de inteligência artificial, disparou uma ligação para o segurança que estava de plantão ir até o local onde o suspeito se encontrava.

A base plana que permitiu que este evento ocorresse foi composta pelos seguintes elementos:

1°) Sensores internos.

2°) Câmeras.

3°) Rede de dados.

Veja, se os elementos listados acima não estivessem operando adequadamente, por mais que houvesse o software de inteligência artificial mais avançado do mercado, em nada adiantaria. Pois, o mesmo não teria como ser acionado.

Nesse aspecto, os elementos de hardware como sensores e câmeras, são pré-requisitos para o cenário acima. Contudo, a rede de dados é um pré-requisito para qualquer conjuntura. Logo, a  inteligência artificial não existe sem uma rede de dados. Sobretudo que garanta que a comunicação necessária irá ocorrer apropriadamente.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM VENDAS

Outro exemplo que podemos vislumbrar é o da utilização da inteligência artificial para a prospecção de novos clientes.

O cliente acessa uma página web da sua empresa e se interessa pelo produto. Posteriormente, decide conversar com um robô via chat, para solicitar mais informações acerca do produto. Por fim, decide comprá-lo.

Qual foi a base plana para este cenário?  Você pode se perguntar…

1°) Rede de dados.

2°) Página web.

Percebe-se que em qualquer situação, a rede de dados sempre estará presente para utilização da inteligência artificial.

ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

Para que um software desenvolva de forma aprimorada a função de um ser humano, precisamos prover um meio de comunicação para que isto seja possível.  

Muitas empresas no mercado atualmente possuem a necessidade de automatizar seus processos. Portanto, identificam rapidamente na inteligência artificial, uma forma de obter benefícios e suprir lacunas. Porém, o que diversas outras empresas se esquecem é que esta tecnologia provê apenas a funcionalidade necessária para uma determinada ação. Sendo isto, insuficiente para que a tecnologia possa operar.

Portanto, caso sua empresa deseje usufruir dos benefícios da Inteligência artificial, é considerado como pré-requisito mínimo que a sua infraestrutura de rede de dados esteja adequada.

Lembrando que para cada cenário de uso de inteligência artificial se faz necessário um conjunto de elementos. Assim, as perspectivas propostas poderão funcionar. Dito isto, recomendamos que sejam sempre seguidas as melhores práticas dos fabricantes para utilização de todos os elementos envolvidos. No que tange a rede de dados, é fundamental que a sua empresa além de possuir equipamentos de boa qualidade, possua total visibilidade sobre o que está ocorrendo em tempo real.

Mas, você pode estar pensando… bom, se temos os melhores equipamentos de rede do mercado (switches, roteadores, firewall), minha empresa está apta para receber qualquer solução de inteligência artificial. 

Lamentamos, mas se foi isto que você imaginou, sentimos em lhe informar que o fato da sua empresa possuir os melhores equipamentos de rede do mercado não garante que esteja apta para receber uma solução baseada em inteligência artificial.

É essencial que, além de possuir equipamentos de boa qualidade, haja um gerenciamento unificado e centralizado de todos os ativos do seu parque. Primordialmente, permitindo que a sua equipe técnica de TI possa gerenciar o tráfego da rede de sua empresa. Desta forma, estando apta para receber novas soluções.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muitas empresas cometem um equívoco de acreditar que, apenas comprando equipamentos de boa qualidade, estarão aptas a receber qualquer solução de mercado. Porém, infelizmente em muitos dos casos, isto não ocorre. Pois, não adianta ter os melhores ativos de rede disponíveis se não houver a total visibilidade sobre o que de fato está acontecendo no tráfego em sua rede.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.