Talvez o termo mais conhecido na área de TI seja “backup”, até usuários finais, que não são profissionais em Tecnologia da informação, conhecem-no muito bem e provavelmente já ouviram diversas vezes. Isso reflete o fato da importância desta prática em diversas situações e tecnologias, desde contextos mais simples como um backup das mensagens do WhatsApp até situações mais críticas, como um backup de um banco de dados, por exemplo. 

Em um ambiente de TI, diversos tipos dessas “cópias de segurança” podem estar sendo realizadas, elas permitem manter os dados salvos para que se houver uma exclusão de dados ou até mesmo se estes forem corrompidos, de maneira acidental ou não, retornar com os dados para produção. 

Nesse sentido, devido à relevância e criticidade de alguns serviços e processos da infraestrutura de TI, torna-se necessária a configuração de backup, se possível, de maneira automatizada para tornar dinâmica a operação da equipe de profissionais. Porém, não basta apenas automatizar o processo, é necessário saber se ele está sendo realizado, pois em uma eventualidade adversa, a equipe não ser surpreendida com cópias antigas e desatualizadas. 

Neste artigo, abordaremos o caso de um cliente que monitora, com o SLAview, os backups (snapshots) dos seus servidores AWS e como esse monitoramento é importante para o mesmo. 

Caso de monitoramento de backup em servidores AWS 

O SLAview é um sistema robusto da Telcomanager que vem embarcado em um appliance de fabricação própria e dimensionado de acordo com qualquer demanda, este realiza o monitoramento de performance e falhas de todo ambiente de TI do cliente em questão. A seguir, vamos destacar como foi crucial para o cliente o monitoramento do backup dos servidores em nuvem AWS. 

Quando esses servidores ainda não eram monitorados pelo SLAview, um destes apresentou uma falha e a primeira atitude do colaborador da equipe de Cloud, visto que essa falha gerou perda de dados, foi restaurar os dados através do último backup realizado. Entretanto, para a surpresa da equipe, o último backup contabilizado fora realizado a meses atrás e isso portanto causou uma perda de dados por parte do cliente. 

Nesse ínterim, o time solicitou a Telcomanager o monitoramento de backup desses equipamentos através do SLAview, para que caso algum backup não fosse realizado em até algumas horas, um alarme fosse disparado para notificar a equipe de Cloud para que a mesma fosse investigar a situação em questão. 

Como o SLAview é um sistema versátil, ele permite diversos tipos de coletas, como consultas SNMP, ICMP e até mesmo coletas baseadas em scripts que podem ser utilizadas para fazer integração com APIs. Nesse caso em específico, através da API da AWS foi possível coletar as informações de backup dos servidores. 

Atualmente, toda vez que um backup não é realizado nessas máquinas, a equipe responsável é notificada, proporcionando com que caso haja alguma falha futuramente, eles estejam confiantes que os dados não foram perdidos e podem ser recuperados. 

Diante disso, dois problemas principais foram resolvidos: O primeiro, o cliente não precisa acessar o ambiente para verificar se o backup está sendo feito, o que é um procedimento oneroso para os colaboradores e não confiável, pois em algum momento isso pode ser esquecido. O segundo, como já informado, ele não precisa se preocupar mais com a perda de dados ocasionada por falhas em seus servidores. 

Integrações com o SLAview 

O caso acima foi citado apenas como um exemplo para elucidar esse tipo de monitoramento, porém, os casos de integrações com outros sistemas pelo SLAview são diversos, como, por exemplo, a integração com o portal da Meraki (Cisco) de uma rede SDWAN de outro grande cliente. 

O usuário das soluções Telcomanager tem a liberdade de montar essas integrações, como também tem a liberdade de solicitar ao nosso suporte técnico especializado, um monitoramento específico que necessita de uma determinada integração, nossas ferramentas e soluções são extremamente flexíveis. 

Considerações finais 

Portanto, fica claro a importância de não só monitorar procedimentos de backup automatizados, mas também, ter um sistema de monitoramento completo como aliado para te ajudar nas tarefas mais difíceis e complexas, como os processos que para monitorar, exigem certas integrações.  

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede. 

Publicado em 02/09/2022