Você conhece os principais KPIs do seu ambiente de TIC? Em um ambiente corporativo, a infraestrutura da rede de dados tem um papel essencial para que uma empresa possa disponibilizar os serviços necessários para os seus respectivos colaboradores, quando estes estão trabalhando no escritório.

Quando citamos os colaboradores remotos, a rede de dados local também possui um papel muito importante, pois é ela que muitas das vezes disponibiliza recursos sistêmicos para que tais colaboradores possam desempenhar suas tarefas à distância.

Com isso, uma ambiente de TI  saudável, isto é, que disponibilize de maneira eficiente os recursos necessários para os usuários, é fundamental para qualquer organização.

Entretanto, como sabemos se a rede está funcionando adequadamente?

Apesar da resposta desta pergunta, parecer óbvia e simples, como:

Se nenhum usuário reporta nenhuma falha ou lentidão, a rede está funcionando adequadamente”.

Na realidade, a resposta não é tão simples quanto parece acima.

O tema acaba sendo mais amplo, e para que uma empresa possa se assegurar que a sua rede de dados está funcionando corretamente se faz necessário a identificação de variáveis técnicas que apontem de maneira empírica tal constatação.

E como é possível identificar tais variáveis?

Qual a importância da visualização destas variáveis para um acompanhamento eficaz da rede?

KPIS, UM RAIO X DA SUA REDE

É sobre este e outros pontos, que iremos abordar neste artigo.

Inicialmente, precisamos compreender o que torna uma rede de dados eficiente. Com isto, consideremos de maneira resumida:

Rede de dados eficiente com uso de KPIs 

Atende em todos os fatores, premissas e padrões de qualidade os parâmetros necessários, para que a empresa possa desempenhar suas atividades corretamente.

Por este ponto vale ressaltar, que também faz parte deste contexto, um consumo de dados eficiente, que possua o intuito de prevenir quaisquer prejuízos para a empresa, devido à utilização indevida da rede de dados para outros fins, que não sejam de cunho profissional.

Com base nisso, para que uma empresa possa ter uma visibilidade adequada sobre as reais necessidades de consumo, é importante segmentarmos o tráfego em uma análise.

Dessa forma, vejamos alguns exemplos de como o tráfego pode ser dividido abaixo com alguns possíveis questionamentos que poderão auxiliar a elucidar o tema:

Tráfego de rede consumido pelo usuário

Quanto o usuário consome de banda de rede para desempenhar suas tarefas diárias? É possível distinguir os colaboradores por departamentos ou centros de custos?

Tráfego de rede consumido pelas aplicações 

Qual é o tráfego consumido na rede para a comunicação entre as aplicações existentes? Como está a divisão deste tráfego, dentre as aplicações on-premise e em cloud?

Uma vez que tenhamos uma visibilidade adequada sobre o real tráfego que necessitamos, se torna muito importante a definição de métricas que sejam condizentes com tal necessidade, apontando tecnicamente de forma substancial, o cenário existente.

A implementação de indicadores de performance (KPIs) para o ambiente de TIC, tem um papel essencial para que uma empresa possa averiguar se o ambiente se encontra saudável, e operando na normalidade pela qual se espera.

IMPACTOS DO MONITORAMENTO DE KPIS

Vejamos a seguir alguns exemplos, onde podemos observar que a implementação de KPIs corrobora para o funcionamento adequado da rede de dados:

Identificação de consumo excessivo  

Se por alguma razão, o consumo ultrapassa o limite do qual deveria ser respeitado, sem dúvidas, a implementação de métricas, auxiliarão a identificar quais são os fatores que estão ocasionando tal evento.  

Vale lembrar, que por vezes o problema pode não ser apenas relacionado a alguma brecha de segurança, mas também ocasionado devido a um volume maior de usabilidade da rede por parte dos colaboradores.

Acompanhamento da evolução das KPIs

Quando são implementadas métricas para monitoramento e gerenciamento da rede, é plenamente possível realizar também, um acompanhamento da evolução destes indicadores. Com isto, é possível analisar precisa e detalhadamente, a evolução no decorrer de um intervalo (dias, meses, anos) bem como, identificar previamente os fatores que podem ter contribuído para as variações detectadas.

Isso poderá auxiliar em uma análise sobre os comportamentos de consumo da rede por determinados intervalos, como também poderá auxiliar a subsidiar a comprovação da necessidade de um possível novo investimento.

Gerenciamento eficaz da rede 

Ao utilizar ferramentas que possibilitem implementar métricas acerca da rede de dados, é plenamente viável que estas sejam complementadas com recursos que permitam enviar alertas ou alarmes para a equipe técnica de TI, como por exemplo, para cada vez que um evento inesperado de consumo ocorra.

Esse recurso é muito útil, pois auxilia a equipe técnica na administração da infraestrutura da rede de dados, bem como possibilita que eventos inesperados possam ser verificados e tratados, antes que estes se transformem em problemas, de fato.

KPIs e redução de custos

Uma vez que a sua empresa consegue ter visibilidade sobre o todo o parque de TI, ela estará apta a revisar os recursos que porventura foram contratados e que não estejam sendo utilizados, por exemplo.

Isso permitirá que a sua empresa possa tomar decisões com base em evidências técnicas e que não comprometerão a produtividade e a eficiência dos colaboradores na execução de suas respectivas tarefas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar durante este artigo, a implementação de KPIs para gerenciamento e monitoramento da rede de dados, traz diversos benefícios para empresa, desde a manutenção de um ambiente mais seguro, como também em um consumo de recursos mais eficiente.

Não basta apenas possuir um parque tecnológico com equipamentos robustos e atualizados, se não há uma visibilidade adequada acerca da infraestrutura do ambiente de TI. 

Por esta razão, a utilização de KPIs é altamente recomendável, e esta deve ser acompanhada de ferramentas que possibilitem à sua empresa identificar todos os aspectos do ambiente de TIC, bem como os pontos de atenção e de possíveis melhorias. 

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Postado em 15/07/2022