Muitas empresas acabam optando por utilizar os equipamentos de rede durante um longo período. Entretanto, como saber exatamente quando é necessário trocar um ou mais equipamentos? 

Vamos no decorrer desse artigo, identificar alguns cenários onde possivelmente se faz  necessário uma substituição. 

Inicialmente, vale destacarmos, que muitas empresas optam em utilizar tecnologias  ultrapassadas, simplesmente pelo fato de que os atuais equipamentos ainda estão em funcionamento. 

Entretanto, isso pode acabar diminuindo a qualidade do serviço para os colaboradores. Assim como, comprometer a segurança, caso um determinado produto não possua mais atualizações ou suporte do fabricante. 

Nesse aspecto, é importante ressaltarmos, que a substituição de um ou mais equipamentos voltados para a infraestrutura, não corrigirá problemas estruturais da empresa, dentre os quais podemos citar alguns: 

PROBLEMAS ESTRUTURAIS QUE NÃO SERÃO RESOLVIDOS PELA TROCA DE EQUIPAMENTOS

Configurações erradas ou inadequadas

Se o antigo equipamento possui uma configuração errada, que possibilite, por exemplo, a qualquer usuário o privilégio de realizar ações administrativas, a compra de um novo equipamento com tecnologia mais atual, não corrigirá este problema. 

Falta de banda necessária para tráfego 

Se atualmente sua empresa possui problemas de lentidão, ocasionados pela falta de banda de rede necessária ao tráfego, apenas trocar os equipamentos possivelmente também não irá solucionar tais problemas. 

Dimensionamento inapropriado 

Se no decorrer do projeto, o dimensionamento na alocação de recursos de rede para os usuários não tiverem sido mensurados adequadamente, mesmo com a troca dos equipamentos, provavelmente, problemas semelhantes ocorrerão. 

Falta de treinamento para os colaboradores 

Se os colaboradores atuais que pertencem à equipe técnica de TI não recebem a capacitação necessária para realizar as intervenções e verificações nos equipamentos que compõem o ambiente tecnológico, possivelmente, substituir os equipamentos também não resolverão os problemas relacionados. Assim como, não solucionará a demora para a resposta aos problemas, a falta de conhecimento para responder dúvidas mais avançadas dos usuários, dentre outros pontos. 

Com base nessas informações, como podemos saber o momento certo de realizar um novo investimento para aquisição de novos produtos? Vejamos alguns dos cenários mais comuns, onde a aplicação de uma nova tecnologia se faz necessária: 

QUANDO TROCAR OS EQUIPAMENTOS

Falta de atualização 

Se o equipamento atual não permite mais nenhuma atualização, é um grande sinal de alerta, pois possivelmente este não receberá  mais pacotes de softwares que contenham a correção de possíveis bugs. Bem como, à proteção relativa à segurança do dispositivo.

Falta de suporte do fabricante 

Se o fabricante não propicia mais suporte técnico para os equipamentos atuais, este se torna outro grande sinal de alerta, pois sem o suporte do fabricante, a sua equipe técnica poderá ficar sem o apoio necessário para quando ocorrer algum problema, cuja solução não puder ser identificada. 

Custo dispendioso com manutenção 

Se a solução atual requer um custo muito elevado para a empresa com manutenção, talvez seja o momento oportuno verificar no mercado quanto seria preciso para adquirir uma solução nova, com a manutenção inclusa, obviamente. 

Escassez de profissionais qualificados ou sem treinamentos com custos acessíveis 

Se a sua solução não possui uma boa quantidade de profissionais capacitados nela disponíveis, ou se a mesma não permite uma capacitação técnica com um custo  acessível, talvez seja a hora de pensar em substituí-la por outra que permita ter um leque maior de profissionais qualificados e disponíveis.  

Além dos pontos que vimos acima, é importante também identificar os planos tecnológicos  estratégicos para a empresa. Por exemplo, se a sua empresa possui a intenção de migrar  determinadas aplicações para a nuvem, vale a pena identificar se a solução atual comporta tal migração para o ambiente desejado. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Como pudemos observar nesse artigo, a substituição de equipamentos requer um estudo  considerável sobre as necessidades tecnológicas da empresa e também sobre os problemas  atuais enfrentados. Muitas vezes realizar um investimento por si só, sem a convicção de que realmente é necessário, pode acabar frustrando os planos da empresa, ocasionando desta forma um investimento elevado, sem o retorno esperado. 

Além disso, é importante que o investimento outrora feito pela empresa, seja preservado  a ponto de permitir que todos os recursos possíveis possam ser reaproveitados sem perda da  qualidade. 

Por esta e outras razões, é necessário que a sua empresa tenha em mãos, todas as  informações técnicas necessárias que justifiquem os investimentos, bem como também  evidenciem os pontos de melhorias. 

Conhecer a sua infraestrutura é um passo muito importante, não apenas para garantir a  qualidade de serviço para os usuários, como também trazer o retorno tecnológico que a sua  empresa necessita. 

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.