SD-WAN é o assunto do momento. Por todos os eventos, sites e reuniões relacionados a redes encontramos o termo sendo disseminado. Com a evolução natural da tecnologia, as empresas necessitam cada vez mais estarem conectadas com suas filiais em tempo real. Dessa forma, compartilham informações e estabelecem comunicações (seja través de voz, vídeo ou utilizando outros meios) a todo momento.

Por muito tempo era considerado apenas o uso do MPLS para funcionamento em redes corporativas. Esta tecnologia, permite a conexão entre os roteadores dos escritórios (filiais) com a matriz (site principal). Uma vez conectados, os recursos podem ser compartilhados entres as localidades.

Contudo, a integração da tecnologia digital em todos os aspectos do negócio é uma realidade. Logo, será cada vez maior a demanda por redes WAN que garantam flexibilidade de largura de banda.

Mas o que é uma SD-WAN?

Para ilustrarmos um pouco mais sobre isto, imagine: provavelmente, você possui em sua residência, uma rede Wi-Fi, que lhe permite acessar as aplicações que deseja, correto? Ou, quando você migra para o celular, utiliza os dados através do 4G. Estas conexões permitem enviar mensagens, estabelecer chamadas de voz através dos dados, bem como ver vídeos e outros recursos, certo?

Ok, agora imagine poder acessar uma rede sem fio utilizando as duas tecnologias (Wi-Fi e 4G) ao mesmo tempo. Neste caso, um software optará pela conexão mais eficiente naquele momento para a aplicação que está sendo usada.

Tal flexibilidade na utilização dos dados impulsionou as empresas a buscarem um novo modelo de redes, o SD-WAN.

Basicamente, o SD-WAN é uma rede baseada no conceito de nuvem. Através da virtualização da WAN é possível gerenciar diversos links diferentes de forma centralizada via software. Desse modo, o intuito é simplificar e otimizar as conexões em uma única WAN virtual.

A primeira análise parece ser algo excelente… poder romper as barreiras de uma rede corporativa tradicional. Trazer para dentro de uma empresa o conceito de acessibilidade da nuvem. Entretanto, no decorrer deste artigo desvendaremos juntos os principais pontos positivos e os de atenção que devem ser considerados nesta topologia.

Pontos positivos sobre o SD-WAN

Redução de custos com conectividade

Com a utilização das redes SD-WAN, é possível que as empresas possam utilizar links de Internet com baixo custo, mesmo que em várias localidades espalhadas. Dispensando, assim, os custos para a contratação apenas de links de dados dedicados. Ou seja, sua empresa pode ter localidades com poucas possibilidades de conectividade. Contudo, estas poderão ser incorporadas dentro do mesmo ambiente.

O SD-WAN permite a redução de custos utilizando conexões de menor custo. Por exemplo, a banda larga ou conexões sem fio utilizando 4G para dispositivos móveis. Além de utilizar roteamento com base em desempenho. Enquanto isso, cria uma seleção dinâmica da melhor rota de rede, com base nos requisitos da aplicação, custo e do desempenho do link.

Neste aspecto, vale ressaltar que, em redes SD-WAN, é fundamental que sejam avaliadas, gerenciadas e medidas as opções de links. Pois, caso contrário, poderá ocorrer efeito inverso devido às opções ilimitadas de links de dados somados a possível falta de gerenciamento estratificado destes. Por fim, gerando gastos que poderão ser maiores que os realmente necessários.

Flexibilidade na rede e conectividade aprimorada para os serviços em nuvem

Através das redes SD-WAN, é possível realizar a configuração de diversos links de dados simultaneamente. Desta forma, diminuir o tempo necessário para disponibilizar os recursos aos usuários.

Uso inteligente das conexões de dados

Em redes SD-WAN, é possível garantir a qualidade da conexão. Independente do tipo de acesso, podendo ser banda larga, 4G, 3G ou qualquer outro acesso IP. A fim de identificar a melhor rota para encaminhar as informações.

Permite a criação de redes híbridas existentes

Empresas que possuem redes baseadas na topologia MPLS podem incorporar a SD-WAN para novas conexões. Com isso, permitindo criar uma rede híbrida, aprimorando o funcionamento. Desta maneira, não é necessária a substituição da rede MPLS existente.

Pontos de atenção sobre o uso das redes SD-WAN

Funcionalidades distintas entre fabricantes de SD-WAN

As soluções existentes de diversos fabricantes voltadas para SD-WAN utilizam métodos distintos na tentativa de aprimorar a qualidade da experiência (QoE). Por isso, antes de adquirir uma solução, avalie criteriosamente se todas as necessidades específicas de seu ambiente serão atendidas. Acima de tudo, se o fabricante escolhido possui todos os recursos necessários integrados ao produto.

Disponibilidade e capacitação de equipe técnica

Se por um lado, ao utilizar a rede MPLS, existe um custo considerável com equipamentos, instalação e manutenção. Por outro, nas redes SD-WAN, tais custos são repassados em mão de obra. Isso se deve à necessidade de disponibilizar uma equipe técnica que seja capaz de operar com eficiência na rede. Ainda mais, na medida em que temos o avanço do IoT, torna-se ainda mais importante realizar investimentos para treinar a equipe técnica para gerenciar a rede adequadamente.

Visibilidade de toda a rede

Em redes SD-WAN, é primordial que a empresa possua total visibilidade sobre toda a rede. Antes de mais nada, permitirá que seja possível identificar problemas e correlacionar eventos. Sobretudo aqueles que afetam a usabilidade dos recursos por parte dos usuários. A falta de visibilidade em uma rede SD-WAN poderá ocasionar na perda de controle sobre o que está sendo trafegado. Posteriormente, em uma experiência ruim para o usuário. Ainda, com o intuito de prover a devida resiliência para os usuários, é importante certificar que os provedores contratados não estejam compartilhando as mesmas infraestruturas subjacentes.

Controle dos custos operacionais com as Operadoras

Como em redes SD-WAN é impulsionada a utilização de diversos links de dados, automaticamente isto acarreta mais faturas e contratos a serem feitos. Logo, quanto maior o ambiente vai se tornando, mais complexo torna-se para administrar todos os custos operacionais com cada provedor. Por esta razão, algumas empresas podem optar em terceirizar este tipo de serviço. Facilitando, portanto, o pagamento em uma única fatura. Contudo, isto também pode ocasionar em uma perda de controle sobre a atual situação da rede.

Considerações Finais

Como você pode perceber, existem grandes benefícios e desafios ao implementar uma rede SD-WAN em uma empresa. Por mais simples que possa parecer à topologia, existem variáveis que necessitam ser consideradas e estudadas ao aderir este novo modelo de conexão.

A mudança de uma topologia WAN tradicional para uma rede SD-WAN permite, sem dúvidas, ampliar os caminhos de conectividade de sua empresa. Trazendo, assim, diversas oportunidades. Contudo, é essencial ter o controle da rede em suas mãos.

Apenas com o controle total da rede e visibilidade sobre o seu ambiente será possível colher os resultados e benefícios deste novo modelo de conexão. Tendo controle total sobre os recursos de redes utilizados sobre o seu ambiente, é possível identificar melhorias. Desse modo, garantir a melhor experiência para o usuário final com a melhor relação de custo e benefício.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 10 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes de monitoramento de dados, que irão ajudar a automatizar tarefas, permitindo que a sua empresa acompanhe o status de sua rede em tempo real. Com uma rede SD-WAN estruturada e monitorada por nossas soluções você será gerente de uma rede completa e confiável, entregando a melhor performance e qualidade a sua empresa.